Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

A origem é alemã, mas não tem jeito: o hambúrguer definitivamente é um símbolo dos Estados Unidos. E não há anti-imperialismo americano que resista a um hambúrguer bem suculento, no ponto certo. O prato tem até data própria de comemoração: hoje (28.5) é o Dia mundial do hambúrguer. Para celebrar, confira dicas para acertar no preparo e uma receita básica dessa pequena maravilha yankee germânica. A casa vai ficar toda esfumaçada, mas seu estômago vai agradecer.

Dicas para o hambúrguer perfeito

  • O hambúrguer não precisa ser feito com carnes nobres. É, aliás, uma boa oportunidade de explorar cortes menos prestigiados, como acém e peito. Muitos hamburgueiros profissionais gostam de fazer um blend, misturando cortes diferentes.
  • É fato: boa parte do sabor e suculência do hambúrguer vem da gordura. Uma porcentagem boa é de 20% de gordura. Como você vai saber a porcentagem de gordura da carne moída? Assim: você vai pedir para o açougueiro moer na hora e calcular 20% de gordura em relação ao peso da carne. Vai ficar muito melhor do que se você simplesmente usar aquela bandeja de patinho moído do supermercado.
  • Não precisa encher a carne de tempero. Aliás, o melhor é só temperar na hora que for fritar o hambúrguer. Coisa simples: salpique com sal e pimenta-do-reino nos dois lados e nas bordas.
  • Nada de hambúrguer fininho! Pense numa média de 150 g a 180 g de carne por hambúrguer.
  • Depois de modelar o hambúrguer, pressione-o com as costas de uma colher para fazer um "afundadinho" no centro. O objetivo disso é evitar que ele dê aquela encolhida e fique parecendo uma bola, em vez de um hambúrguer.
  • Para o pão não ficar encharcado ao montar o sanduíche, passe uma camadinha de manteiga em cada metade e doure na chapa – vai dar uma "impermeabilizada" no pão, além de deixá-lo mais gostoso.

Receita básica de hambúrguer

pilha de hamburguerers crus

Foto: Jonathan Borba / Unsplash

Rendimento: 4 hambúrgueres
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

Hambúrguer
600 g de carne moída com 20% de gordura (fraldinha, acém ou peito bovino ou uma mistura desses cortes, se preferir)
1 colher (sopa) de azeite
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo

Para a montagem
4 pães de hambúrguer
Manteiga em temperatura ambiente
Folha de alface
Tomate cortado em rodelas
Anéis de cebola-roxa
4 fatias de queijo prato

Modo de fazer

1. Primeiro, deixe os pães preparados. Corte ao meio, passe uma camada fina de manteiga em cada metade e doure na frigideira. Reserve.

2. Misture a carne moída com o azeite, divida em quatro porções e modele uma bola com cada uma delas.

3. Modele cada bola no formato de hambúrguer. Com as costas uma colher, pressione cada um dos hambúrgueres, para que fiquem afundados no centro. Isso evita que eles encolham e virem uma bola na hora de fritar.

4. Tempere os hambúrgueres com sal e pimenta-do-reino a gosto dos dois lados e nas bordas.

5. Aqueça bem uma chapa ou frigideira com um fio de óleo. A não ser que você tenha uma chapa bem espaçosa, o melhor é fritar um hambúrguer por vez.

6. Coloque o hambúrguer e cronometre 3 a 4 minutos. Se preferir bem passado, deixe mais 1 ou 2 minutos.

7. Vire com uma espátula e cronometre mais 3 a 4 minutos. Adicione o queijo, tampe e deixe no fogo mais 30 segundos ou até derreter o queijo.

8. Transfira o hambúrguer para o pão, coloque as folhas de alface, o tomate e a cebola, feche, sirva para o primeiro da fila e parta para o próximo hambúrguer.

Leia mais: prefere um hambúrguer vegano? Clique aqui!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE