O que é café cold brew e como fazer em casa

Passado a frio e servido geladinho, o café cold brew virou sucesso mundo afora, em versões puras ou aromatizadas.


café cold brew
Foto: Angelo Dal Bó



Difícil pensar em café sem imaginar uma xícara fumegante, liberando aquela fumacinha que embeleza qualquer foto. Mas a turma do café cold brew, método de preparo com extração a frio, defende que um copão de café cheio de gelo também é uma delícia – e, cá entre nós, combina muito mais com nosso verão estilo braseiro. 

Fotógrafo especializado em gastronomia e autor do site cozinhadalbo.com.br, Angelo Dal Bó já tinha o hábito de coar o café e esperar que a bebida esfriasse quando descobriu, durante uma viagem a Nova York, a técnica do cold brew. “Antes, eu coava o café normalmente, com água quente. Depois que esfriava, colocava vários cubos de gelo, mas ele ficava bem aguado. A técnica do cold brew deixa o café mais saboroso e aromático”, explica. 

cafe cold brew Cafe Passado a Frio Cold Brew 3.jpg Angelo Dal Bo

Para o café cold brew, a recomendação é que a moagem seja mais grossa. Foto: Angelo Dal Bó

Leia também:
Café e amor: um guia para coffee lovers

Na prática, o cold brew é uma infusão feita a frio – basta deixar o café moído em contato com a água, por um longo período, e depois coar a bebida. O mínimo indicado é 12 horas, para que a água tenha tempo para extrair todos os aromas e sabores do café. Baristas recomendam optar pelos grãos em moagem grossa, porque o pó muito fino acaba liberando um certo amargor para a bebida – e o cold brew deve ser leve e delicado. 

cafe cold brew Cafe Passado a Frio Cold Brew 4.jpg Angelo Dal Bo

A água deve ficar em contato com o pó por pelo menos 12 horas. Foto: Angelo Dal Bó

Uma grande vantagem do café passado a frio é a praticidade, já que não é preciso investir em equipamentos especiais. A outra é a durabilidade da bebida, que aguenta firme na geladeira, depois de pronta, durante vários dias. “Você pode fazer uma vez por semana e aproveitar o café gelado sempre que quiser. O trabalho é mínimo e rende muito”, diz Dal Bó. 

Leia também:
Assinatura de café: conheça 5 empresas que oferecem o serviço

O fotógrafo é fã do cold brew puro, cuja receita você confere a seguir. Mas o método permite inventar muitas receitas. Dá para substituir a água por água de coco, por exemplo, ou adicionar sabor só depois da extração – é só misturar infusões ao café já pronto. Pode ser infusão de frutas; de ervas, como hortelã ou capim-limão; ou de especiarias, como canela, cravo e gengibre. Também funciona misturar o cold brew com suco de frutas ou água gasosa. Para um café com leite gelado, a dica é bater o café pronto com leite frio, até espumar, e adicionar pedras de gelo. E quem ama bebidas docinhas vai adorar brincar de misturar cold brew com xaropes. 

Receita de café cold brew (café passado a frio)

cafe cold brew Cold Brew Coffee 102 1536x1024.jpg Angelo Dal Bo

A água deve ficar em contato com o pó por pelo menos 12 horas. Foto: Angelo Dal Bó

Rendimento: 1 litro
Tempo de preparo: 5 minutos (+ 12 horas de infusão)

Ingredientes

1 xícara de café moído
1,5 litro de água fria
Cubos de gelo 

Modo de fazer

1. Coloque o pó de café dentro de um recipiente grande com tampa. Adicione a água, misture bem, feche e deixe fora da geladeira e longe do sol por, no mínimo, 12 horas.

2. Passe o café pelo filtro de papel e sirva com gelo, ou guarde em uma garrafa, na geladeira, por até uma semana.

Leia também:
Como fazer espresso martini e mais 7 drinks com café

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes