7 programas para curtir a capital francesa na semana de moda de Paris

Entre um desfile e outro, confira as dicas dos Cadernos de uma parisiense para aproveitar o melhor da cidade.


dicas cadernos de uma parisiense na semana de moda de paris
Arte: Barbara Marcantonio



A temporada de desfiles internacionais está a todo vapor e trago uma lista especial para quem vem para a semana de moda de Paris, que começa nesta segunda-feira (29.09). É interminável a lista de lugares inspiradores, e o outono é mais do que propício para descobri-los. 

Explico: quando recomeçamos o ano em setembro (nossas férias de agosto são como as de janeiro no Brasil), muita coisa volta com as configurações modificadas: pequenas reformas ali, novas receitas lá e também muitas outras que se conservam intactas depois de anos. Gosto de me embrenhar por todas essas nuances. 

Sair pela cidade procurando velhas e novas referências me ajuda a reabastecer minhas inspirações. Este mês, fui buscar um endereço que, além de ter um nome maravilhoso, é imbatível nas delícias que vende. Fui também atrás de um brechó que considero um dos mais completos da cidade, com opções que vão das mais baratas às mais sofisticadas, para os dois gêneros. Temos também restaurantes e uma loja especializada em acessórios para cabelos afro. Corre aqui e dá os prints, porque tem muita inspiração para uma boa curtida na cidade durante e após a semana de moda de Paris!

Leia também:
Tudo sobre as semanas de moda internacionais de verão 2026

Uma vida com um docinho tem mais graça!

dicas semana de moda de paris IMG 1247

Foto: Ana Garmendia

Estava andando de carro com uma amiga e ela me pediu para descer e buscar dois brioches para ela. Eu já conhecia de fachada essa maravilhosa confeitaria, mas não sei por que nunca tinha comprado nada lá. Eis a surpresa: tudo é divino e maravilhoso! Aliás, eu já tinha provado alguns doces na casa de amigos, mas dessa vez comprei brioches e anotei rápido o endereço para voltar e fazer uma degustação mais profunda. Compartilho com vocês a foto da torta de chocolate branco e speculoos. Só de olhar já fico com água na boca. São mais de dez endereços em Paris, mas compartilho aqui o que eu fui recentemente.

Aux Merveilleux de Fred: 2 rue Monge.

 

Sol em Vosges

dicas semana de moda de paris IMG 1413

Foto: Instagram/@lepetit_italienparis

Esse lugar eu amo só de passar na porta – mas quando entro é ainda melhor! Ao lado da famosa e charmosa Place des Vosges, no Marais, esse cantinho italiano é ótimo para comer um doce (olha eu de novo), pizzas, massas ou até um café. A comida é fresca e generosa. Segundo eles mesmos definem: “Para alguns, é uma trattoria, para outros, um restaurante ou até mesmo uma cantina italiana”. Parisienses, artistas e turistas, cada um define o lugar como quiser, mas a satisfação é garantida.

Le Petit Italien: 5 Rue Saint-Gilles

Leia também:
7 lugares tradicionais em Paris para amar

Perfeitamente gostoso 

dicas semana de moda de paris IMG 1417

Foto: Instagram/@templeetchapon

Fui semana passada jantar lá. O Temple & Chapon é um amplo restaurante com cem lugares, inspirado nas clássicas “chop houses” americanas dos anos 50. Quem comanda a cozinha é a Mélanie Serre (proprietária do L’Auberge du Bassin e discípula de Joël Robuchon), e eu amei os pratos que degustei: um tartare de boeuf perfeito, um pão fresquinho, um carpaccio de peixe branco e uma pavlova de figos deliciosa. O menu é baseado em clássicos da gastronomia estadunidense, mas eu achei bem forte a pegada francesa da chef. E o lugar é incrível: uma rua calma, também no Marais. Ah, e para quem gosta de música: tem sempre um DJ tocando e um bar de drinks onde a noite pode começar ou terminar! 

Temple & Chapon: 116 rue du Temple.

 

Bom brechó

dicas semana de moda de paris IMG 1416

Foto: Instagram/@bobby.boutiques

O Bobby é o brechó onde sempre encontro peças boas e com preço acessível (mesmo que às vezes não caibam no meu orçamento). Por exemplo, vi uma camisa branca perfeita da Balenciaga, ainda com etiqueta, por 210 euros, o que é barato em comparação ao que custa nas lojas da marca. Gosto da seleção de ternos masculinos e de mantôs. O Bobby é um lugar onde você também pode colocar suas coisas para vender, e parece que muitos stylists famosos passam por lá – por isso é possível encontrar coisas em ótimo estado, pois quase nem foram usadas.

Bobby: 89 rue Réaumur  e 168 rue du Temple.

 

Colorful Black

dicas semana de moda de paris IMG 1192

Foto: Ana Garmendia

Passei na porta e achei tudo tão lindo que resolvi fotografar para depois pesquisar, já que eu estava com pressa. Essa é uma boutique e também um salão de beleza especializado em cabelos afro e cacheados. Muita gente me pede dicas!  Ali você encontra desde cosméticos para as rotinas até acessórios para cabelo. É um espaço bem grande de 100 m², que existe desde 2009. Se você entrar no site, pode ver todos os serviços oferecidos.

Colorful Black: 7 rue Poissonnière.

 

Ele voltou!

IMG 1543

Foto: Ana Garmendia

O café Castiglione era um daqueles lugares onde tudo acontecia durante a semana de moda de Paris. De Grace Coddington à Kate Moss, passando por Tim Blanks, fashionistas do mundo inteiro iam lá antes ou depois de um desfile, para um café, uma comidinha, uma taça, um encontro de trabalho, enfim, por anos foi um dos principais points da cidade. Fechado em 2023 para dar lugar às grandes mudanças que aconteceram na rue Saint-Honoré, ele deixou uma lacuna difícil de ser preenchida. Isso acabou! Num cantinho da Place de la Madeleine, ele reabriu com o mesmo décor, o mesmo gerente, o mesmo cardápio de brasserie simples e funcional. Ali come-se uma burrata, um penne, um hambúrguer ou um risoto de gambas delicioso e, claro, aprecia-se o ambiente que já começa a ser interessante. Então, já sabe: Castiglione? Temos! 

Café Castiglione: 8 Place de la Madeleine.

 

Louis  Vuitton em pedaços 

IMG 1586

Foto: Ana Garmendia

Olha, essa é uma dica de ouro para quem ainda não foi ao LV Dream, onde a Louis Vuitton faz suas exposições históricas. O espaço agrega também o café assinado pelo chef Maxime Frédéric, que vale a experiência tanto pelo serviço quanto pela vista para a Pont Neuf, uma das mais famosas de Paris. A mostra Louis Vuitton Art Deco acaba de ser inaugurada e eu aconselho a visita – dali você já faz uma parada estratégica na loja, com direito a esse espaço dedicado à patisserie. Vá sem erro. 

Maxime Frédéric chez Louis Vuitton: 2, rue du Pon Neuf.

Ana Garmendia é jornalista e correspondente da ELLE em Paris. Reside na capital francesa há 18 anos e é apaixonada por caminhadas, fotografia e pela exploração de lugares que refletem moda, história, cultura e gastronomia. Nesta coluna, ela compartilha suas experiências e revela segredos, descobertas e preferências na Cidade Luz.

Leia também:
Cadernos de uma parisiense: do museu ao brechó, 6 lugares especiais na Cidade Luz

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes