Como organizar a casa para as festas de fim de ano

A ceia vai ser na sua casa? Não entre em pânico! Confira essas dicas para deixar a casa nos trinques para receber os convidados para as festas de fim de ano.


como organizar a casa para as festas de fim de ano
Foto: Dorine Allali / Unsplash



Então, a ceia de Natal vai ser na sua casa este ano? Ou a festa da virada? Seja qual for a comemoração, uma organização prévia vai deixar o anfitrião muito mais tranquilo para curtir as festas de fim de ano.

Além do cardápio, o checklist inclui outros detalhes que garantem o sucesso da recepção.  Faxina geral, arrumar a despensa, verificar roupa de cama e improvisar uma brinquedoteca para os convidados mirins são algumas das tarefas que a personal organizer Cora Fernandes listou para facilitar a sua organização.

“Reza a lenda que se passar o Réveillon com a casa desarrumada ela ficará assim por todo o ano seguinte”, avisa Cora. Então, já se livre desse risco com as dicas abaixo e divirta-se sem preocupações.

Checklist da organização da casa para as festas de fim de ano

Desapegue!

A palavra de ordem da organização pode ajudar muito nos preparativos para as festas. Mas dessa vez não é necessário mergulhar em armários e passar horas em cada ambiente para exercer o desapego. Essa primeira etapa é sobre o que está exposto em cada espaço.

“Comece tirando da frente tudo o que você não usa mais, que não serve, como objetos quebrados e roupas puídas. Com isso, você já vai sentir um grande alívio e uma mudança”, garante Cora. 

Área social

Os ambientes onde as visitas passam a maior parte do tempo merecem uma atenção especial na organização. É importante que cada objeto tenha um “endereço”, como chama a personal. A última edição da ELLE impressa, por exemplo, mora na mesinha de centro.

Dessa forma, caso algo saia do lugar, rapidamente você põe de volta no cantinho certo e tudo fica organizado com mais facilidade.

Despensa e cardápio para as ceias

É importante decidir o quanto antes o cardápio das festas de fim de ano para verificar o seu estoque (caso vá encomendar uma ceia pronta, fique atenta a data limite para encomendas. Nesta reportagem, listamos 21 lugares onde você pode encomendar a ceia de Natal).

Na sequência, organize o ambiente e lembre-se que potes herméticos são grandes aliados e livram você das embalagens fechadas com pregador – o terror dos profissionais de organização.

“O objetivo é saber tudo o que tem para evitar comprar em duplicidade e perder o prazo de validade dos alimentos”, explica Cora.

Outro detalhe muito importante é checar as restrições alimentares dos convidados e planejar um menu que inclua opções para todos.

Estoque de banheiros

O indispensável que, quase sempre, cai no esquecimento. Verifique o estoque dos banheiros! Papel higiênico, escovas e pastas de dente extras, sabonete para as mãos, toalhas de lavabo…

Louças e utensílios domésticos

A essa altura, você já sabe exatamente quantos convidados receberá nas festas de fim de ano. Então, é hora de conferir o louceiro. “Qual é o seu estilo?”, questiona logo de cara a personal organizer.

Isso porque, caso não tenha um conjunto de jantar único com peças suficientes para a festa, você pode combinar diferentes cores, formatos e estampas.

“Não vejo problemas em mesclar. O importante é você se sentir à vontade na sua própria casa. Cada lar se comporta de uma maneira”, aponta a expert. E lembre-se dos guardanapos, que podem ser de papel ou tecido. Eles costumam ser os itens mais esquecidos em dias de festa.

Roupeiro

Seus convidados são hóspedes? Neste caso, é necessário também verificar roupas de cama e toalhas com antecedência. Além de checar se a quantidade de peças é suficiente para os visitantes, se atende ao número de dias de estadia e se estão em bom estado, é necessário conferir se tudo está limpo e sem aquele aroma de guardado.

No caso das roupas de cama, considere peças para diferentes temperaturas, pois os termômetros podem variar rapidamente.

Brinquedoteca

Há crianças entre os convidados? Se sim, é importante criar um espaço para elas se divertirem – bom para elas, que não vão morrer de tédio em meio ao papo dos adultos, bom para os adultos, que vão poder bater papo mais tranquilamente. “Se tiver quintal, vale alugar brinquedos como cama elástica e piscina de bolinha”, indica Cora.

Outra opção é resgatar brincadeiras antigas como passa anel, amarelinha, pular corda. “Ter jogos interativos em casa acaba sendo uma distração até para os adultos”, completa. Kit básico para desenho e jogos de tabuleiro também ajudam na distração, antes de apelar direto para as babás Celular e Tablet.

Espaços de circulação

Nos dias das ceias, leve em consideração o espaço de circulação na sua casa. Afaste poltronas e outros móveis para que os ambientes fiquem mais livres. Assim, as pessoas podem conversar em diferentes pontos.

Mesa posta

Matemática simples: o número de assentos à mesa atende ao número de convidados? Caso a resposta seja sim, você pode investir em uma mesa posta tradicional e brincar de marcar lugares.
Caso a resposta seja não, transforme sua mesa de jantar em buffet.

Empilhe pratos, organize talheres e taças e, é claro, capriche na decoração! Se precisar de inspiração para as festas de fim de ano, o perfil @chezpixu, no Instagram, da produtora Cláudia Pixu, tem várias dicas de decoração fáceis de reproduzir em casa, como esta abaixo. 

Leia também:
Da entrada à sobremesa: 30 receitas para a ceia de fim de ano

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes