Os detalhes do empreendimento de Elie Saab no Brasil

Em sua primeira passagem por São Paulo, o estilista libanês apresentou seu projeto imobiliário, com entrega prevista para 2026.


Elie Saab 4
Elie Saab Jr. (à esq.) e Elie Saab. Foto: Divulgação



Elie Saab ainda não tem uma loja física no Brasil, mas fincou os pés em território nacional com um novo empreendimento imobiliário em São Paulo. É isso mesmo. Agora os fãs locais da alta-costura do estilista libanês poderão morar em um apartamento assinado pelo próprio, com móveis e objetos tão luxuosos quanto seus vestidos.

Batizado “Saffire Residences by Elie Saab”, o projeto é fruto de uma parceria com a incorporadora brasileira Lavvi, que já havia colaborado com a marca anteriormente. “Tivemos uma boa sintonia desde o primeiro dia, eles são muito profissionais e nós também”, comentou o estilista em um encontro no rooftop do Hotel Rosewood.

A escolha por São Paulo tem motivo. A cidade é lar da maior comunidade libanesa fora do país do Oriente Médio e de clientes importantes da label. Por isso também a decisão de construir o prédio na região do Parque do Ibirapuera, bem próximo ao Clube Monte Líbano. “Temos uma clientela forte no Brasil, pois há uma sintonia com o estilo de vida local”, diz Elie Saab Jr., filho do estilista e CEO da marca. “As festas, o glamour, a elegância e a sofisticação estão representadas nas mulheres brasileiras, e acho que nos encaixamos perfeitamente nesse contexto”, completa ele.

“Amo o estilo de decoração das casas brasileiras, repleto de misturas. Acredito que conseguimos incorporar essas características no projeto.” Elie Saab

Segundo Elie Saab sênior, tudo foi pensado para refletir sua paixão pela arquitetura e a essência luxuosa da maison, começando pelas metragens amplas que partem dos 360m² e chegam até 862m². “Gosto de ambientes espaçosos”, afirma. “Quando há uma boa dimensão de espaço e belas paredes, podemos colocar qualquer coisa dentro”, continua. 

Nesse caso, porém, não estamos falando de qualquer coisa. O design de interiores é igualmente majestoso, com móveis de edição limitada e objetos da Elie Saab Maison retrabalhados em cores exclusivas, desenvolvidas especialmente para o Brasil. “Amo o estilo de decoração das casas brasileiras, repleto de misturas. Acredito que conseguimos incorporar essas características no projeto”, diz Saab. A maioria das peças foi produzida à mão em diferentes ateliês de Brianza, na Itália.

vestidos de alta-costura de elie saab em exposição

Vestidos de Elie Saab em exposição no jantar para convidados. Foto: Divulgação

Ainda há um serviço sob medida similar ao da alta-costura, onde é possível desenvolver itens com tecidos do ateliê, ajustar móveis de acordo com as necessidades físicas, entre outros desejos. “Até um quarto inteiro rosa nós fizemos”, conta Massimiliano Ferrari, presidente da Corporate Brand Maison, empresa suíça parceira no desenvolvimento da coleção de móveis e decoração da Elie Saab.

 A entrega está prevista apenas para 2026, mas as celebrações já começaram. Na quarta-feira (29.3), a marca realizou um jantar de apresentação do empreendimento na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, com influenciadoras e celebridades, entre elas, Marina Ruy Barbosa, capa do Volume 11 da ELLE, Helena Bordon, Betina de Luca, Carol Celico e Silvia Braz.

Elie Saab Jr, Marina Ruy Barbosa e Eli Saab

Elie Saab Jr., Marina Ruy Barbosa e Elie Saab. Foto: Divulgação

Às vésperas do evento, a organização passou por momentos de tensão após a apreensão de 19 vestidos que o estilista trouxe na bagagem, mas não declarou. O impasse com a Receita Federal rendeu manchetes, mas não durou muito. Uma vez que as peças seriam apenas expostas, e não comercializadas, todas foram liberadas a tempo da festa. 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes