Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Lifestyle

Preciso de um doce agora: a missão!

Na atual situação, continuamos mais necessitados do que nunca de alguma alegria açucarada para atravessar o dia. Confira uma nova leva de sobremesas rápidas e fáceis de fazer.

Foto: Divulgação / Pé de Manga
Brigadeiro
PUBLICIDADE

Há pouco mais de um ano, no auge da pandemia, publicamos no site uma reportagem com doces de preparo fácil e ultrarrápido, para saciar aquela vontade que não pode esperar. As receitas fizeram tanto sucesso (e ainda fazem) que resolvemos publicar outra leva de doçuras para momentos de urgência – que, convenhamos, na atual situação do país, estão cada vez mais frequentes.

Para essa nova missão, reunimos um time de nove experts, que dividiram com a gente suas receitas perfeitas de sobremesas que não dão muito trabalho, exigem poucos ingredientes e pouca paciência – no máximo, você vai precisar esperar gelar um pouquinho na geladeira ou assar por alguns minutos no forno. Tem creme de manga com cardamomo e leite de coco, brownie de caneca de um minuto, merengue de frutas vermelhas, mousse de morango de liquidificador, brigadeiro com conhaque, bolo de limão-siciliano, o blondie (de chocolate branco), banoffee fit e um delicioso bombom de uva. Parece tudo muito bom? E é! Agora, é só escolher por qual doce você vai começar!


Receita de creme de manga

Foto: Divulgação

"Essa é uma daquelas receitas perfeitas para todas as ocasiões, pois consegue agradar a quase todo paladar e posicionamento alimentar. Muito fácil, rápida e refrescante. E ainda dá para guardar o creme (sem a cobertura) no freezer para comer outro dia! Dura até 30 dias."
Nubia Lima, chef da Botanista, restaurante na zona central da capital paulista, com pratos inspirados na culinária do interior e do sertão.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

Creme
360 g de manga thompson congelada picada (aproximadamente meia manga)
60 ml de leite de coco (de preferência, caseiro)
2 bagas de cardamomo (opcional)

Cobertura
30 g de lascas de coco fresco
40 g de castanhas picadas (castanha-de-caju, castanha-do-Pará)
Melado de cana ou agave para adoçar (opcional, se a manga estiver bem madura, não precisa)

Modo de preparo

1. Em um mixer ou liquidificador, bata a manga, o leite de coco e as bagas de cardamomo até formar um creme liso e brilhante.

2. Sirva em uma taça, copo ou cumbuca, adicione ao topo as castanhas e o coco em lascas.

Receita de brigadeiro de colher com conhaque

Foto: Divulgação

"Sobremesa clássica e amada pelos brasileiros e com muitas variações bacanas de receitas. Esta aqui ganha aquele sabor especial e marcante com o toque de conhaque e o uso do cacau – que traz o amargor do chocolate."
João Silva, chef do Pé de Manga, restaurante no bairro da Vila Madalena, na capital paulista, com culinária variada.

Tempo de preparo: 25 minutos.
Rendimento: 50 porçõezinhas

Ingredientes

3 latas de leite condensado.
2 colheres (sopa) de chocolate meio amargo em pó
4 colheres (sopa) cacau em pó
1 xícara de creme de leite
1 xícara de leite integral
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de conhaque

Modo de preparo

1. Separe a manteiga e reserve em temperatura ambiente.

2. Em uma panela, junte o leite condensado, o leite, o creme de leite, o cacau e o chocolate em pó. Com uma colher grande, misture tudo, fora do fogo, até que todos os ingredientes estejam completamente incorporados.

3. Leve a panela ao fogo médio e continue mexendo.

4. Assim que a mistura ferver, você vai começar a ver o fundo da panela. Isso significa que o brigadeiro está chegando ao ponto.

5. Deixe cozinhar por mais 10 minutos.

6. Adicione a manteiga e um toque de conhaque. Assim que a manteiga estiver completamente misturada com o brigadeiro, desligue o fogo. O brigadeiro está pronto. Se preferir, leve para gelar antes de servir. O chocolate granulado também é bem vindo para finalizar!

Receita de brownie vegano de caneca

Foto: Greta Antoine

"Essa receita nasceu depois de um dia cansativo de trabalho. Cheguei em casa querendo comer o meu já tradicional brownie, mas não queria ter que bater a massa e ainda esperar mais 30 minutos para ela assar no forno. Resolvi diminuir as quantidades de todos os ingredientes, colocar numa caneca e assar no microondas… E, acredite, deu supercerto! Hoje esse brownie é o meu xodozinho das receitas rápidas e deliciosas!"

Greta Antoine, atriz e cozinheira da Maculata Cozinha, especializada em pratos veggie e vegan (somente delivery na capital paulista). Em seu perfil pessoal no Instagram, ela costuma compartilhar algumas de suas criativas receitas.

Tempo de preparo: cerca de minutos
Rendimento: 1 caneca grande

Ingredientes

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de leite de coco
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
Coco ralado para polvilhar a gosto

Modo de preparo

1. Misture bem todos os ingredientes em um bowl.

2. Transfira a massa para uma caneca grande (não encha toda a caneca, porque a massa vai crescer!).

3. Esquente no micro-ondas, em potência média, por 1 minuto. Caso a massa ainda fique um pouco crua, aumente o tempo de 10 em 10 segundos até cozinhar completamente.

4. Polvilhe coco ralado por cima do seu brownie e está pronto para ser devorado!

Receita de merengue de frutas vermelhas

Foto: Find & Eat

"Para criar essa receita de merengue bem prática e rápida me inspirei nas pavlovas. Adoro essa combinação do brigadeiro branco (com uma doçura mais intensa) com as frutas vermelhas, que são mais cítricas. Quanto ao suspiro, além de delicioso, ele tem uma textura bem especial, que dá muita personalidade a essa sobremesa."
Marcelo Volpato, blogueiro criador do Find & Eat, endereço virtual com receitas e dicas gastronômicas de São Paulo.

Tempero de preparo: 30 min (contando com a espera para o brigadeiro esfriar)
Rendimento: 3 porções

Ingredientes

1 caixinha de morango (300 g)

300 g de frutas vermelhas variadas

150 de suspiros pequenos

1 lata de leite condensado

2 colheres de manteiga com sal

150 g de chocolate branco

1 lata de chantilly spray

10 biscoitos amanteigados pequenos

Hortelã para decorar

Modo de preparo

1. Derreta o chocolate branco em banho maria e reserve.

2. Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco derretido. Cozinhe em fogo alto, mexendo bem, até formar um brigadeiro mole. Deixe esfriar por 10 minutos.

3. Para servir, monte porções individuais em taças ou em potes pequenos. Faça por camadas, alternando entre frutas, o brigadeiro branco e depois alguns suspiros. Finalize com chantilly.

4. Para decorar, disponha algumas frutas sobre o chantilly. Triture um punhado do biscoito amanteigado e jogue essa farofinha por cima. Finalize com um ramo de hortelã. Se preferir, deixe gelar na geladeira antes de servir.

Receita de mousse de morango de liquidificador

Foto: Marianne Mallemont

"Essa receita é linda e uma delícia. Curinga, funciona bem tanto naquela hora em que a gente está louco para comer um doce e não quer ter muito trabalho como também faz bonito como sobremesa após qualquer tipo de jantar ou almoço. E, sim, é ridiculamente fácil de fazer. Aprendi com uma amiga gaúcha. Ela tinha acabado de dar à luz um lindo menino. Mães de recém-nascidos não conseguem ter tempo de fazer nada, mas como ela é apaixonada por doces não podia deixar de fazer algo para receber os amigos. Um dia, ela nos recebeu com essa maravilha. Nada mais prático que bater tudo no liquidificador e colocar em uma bela travessa."
Marianne Mallemont, do blog Delicious by Mari, focado em dicas e receitas de pratos e doces variados.

Tempo de preparo: 10 minutos (opcional + 2 horas de geladeira)
Rendimento: 6 porções.

Ingredientes

1 lata de leite condensado

400 ml de creme de leite (duas caixinhas)

1 xícara de morangos

1 pacote de suco de morango em pó (opcional)

Modo de preparo

1. Bata tudo no liquidificador.

2. Despeje o creme em uma vasilha (de aproximadamente 20 cm de diâmetro).

3. Sirva na hora (pois já fica com textura de mousse depois de bater no liquidificador) ou leve para gelar por duas horas.

Dica: caso queira dar um up na sobremesa, é só servi-la em taças, como na foto, e finalizar com chantilly e pedaços de morango.

Receita de bombom de uva

Foto: Bocca Nervosa

"Essa é uma das combinações que eu mais amo entre fruta e doce. As uvas quebram a doçura do brigadeiro branco e trazem frescor a essa sobremesa, que deve ser servida gelada. A ganache de chocolate meio amargo complementa o sabor final e faz com que essa receita seja praticamente uma unanimidade. Não é à toa que eu sempre saco essa carta da manga quando preciso fazer um doce para um almoço de família ou quando recebo um grupo de amigos em casa."
Tamyris Roxo, consultora de comunicação para negócios gastronômicos e idealizadora do perfil Bocca Nervosa e do podcast de mesmo nome, focados em gastronomia, com dicas de onde comer muito bem na capital paulista e em outras cidades do Brasil e do mundo.

Tempo de preparo: 30 minutos + 3 horas de geladeira

Rendimento: 4 potinhos de 200 ml

Ingredientes

Brigadeiro branco
1 lata de leite condensado (395 g)
1 caixinha de creme de leite (200 g)
1 colher (sopa) manteiga

Ganache extramacia
100 g de chocolate meio amargo em gotas
1 caixinha de creme de leite (200 g)

Montagem
300 g de uvas verdes sem sementes, já lavadas e secas

Modo de preparo

Brigadeiro branco

1. Em fogo baixo, junte o leite condensado e a manteiga na panela e, sem parar de mexer, cozinhe até desgrudar do fundo (mais ou menos 10 minutos).

2. Deixe esfriar por 20 minutos e, na mesma panela, adicione o creme de leite em temperatura ambiente.

3. Mexa muito bem até que ele seja totalmente incorporado ao brigadeiro (sem ligar o fogo).

Ganache

1. Derreta as gotas de chocolate em banho-maria, em fogo baixo, e adicione o creme de leite em temperatura ambiente. Mexa muito bem até que fique uma mistura brilhante.

2. Deixe esfriar por 10 minutos.

Finalização/montagem

1. Em potinhos individuais ou em copos bonitos, monte a sobremesa colocando o brigadeiro branco no fundo, as uvas verdes inteiras por cima (se quiser você pode cortar algumas para criar uma apresentação mais interessante e cubra com a ganache de chocolate. Leve à geladeira por aproximadamente três horas. Sirva gelado.

Receita de blondie (brownie de chocolate branco)

Foto: Amanda Francelino

"Essa receita faz uma releitura do brownie, que é o nosso campeão de vendas aqui. Emociona qualquer um pela explosão de sabores e tem a vantagem de poder ser feito de forma prática e bem rápida. E fica ainda melhor quando ganha a companhia de um sorvete com frutas, uma geleia, ou uma porção de doce de leite!
Marina Anders, chef da confeitaria Zulcare, no bairro da Vila Nova Conceição, na capital paulista. No menu da loja, destaque para os bombons, cookies, bolos, e vários tipos de brownies.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 24 porções

Ingredientes

1 ¾ xícara (350 g) de açúcar demerara

3 xícaras (270 g) de farinha de trigo

½ pacote (200 g) de biscoito de maisena

3 ovos

¾ de xícara (140 g) de manteiga sem sal

½ colher (chá) (3 g) de sal

½ colher (chá) (2 g) de fermento em pó

½ xícara de gotas de chocolate branco

Modo de preparo

1. Derreta a manteiga e reserve.

2. Quebre grosseiramente o biscoito em pedaços médios e reserve.

3. Em um bowl, peneire a farinha e misture com o sal e o fermento. Reserve.

4. Adicione o açúcar e os ovos em uma tigela e bata com o batedor de arame até que a mistura esteja homogênea e esbranquiçada.

5. Em seguida, adicione a manteiga derretida e, depois, a mistura de farinha, sal e fermento. Coloque o biscoito triturado e mexa com a espátula apenas para incorporar à massa.

6. Por fim, misture as gotas de chocolate branco.

7. Unte uma assadeira pequena (20cmx35cm) com manteiga ou óleo.

8. Despeje a massa sobre a assadeira e espalhe com uma colher, leve ao forno preaquecido a 160° C (temperatura média) e asse por 15 minutos.

9. Sirva preferencialmente com sorvete e morangos.

Receita de bolo de limão-siciliano

Foto: Divulgação

"Quando chega no meio da tarde e você quer um bolinho fresco (e rápido de fazer) para acompanhar o café, essa é a receita ideal. E para deixar com mais cara de sobremesa, basta fazer uma ganache que ele fica ainda mais interessante."
Carlos Leiva, chef do Nonna Rosa, restaurante italiano no bairro dos Jardins, na capital paulista.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 1 fôrma de 25 cm de diâmetro

Ingredientes

Bolo

5 ovos
1 ½ copo americano de óleo de soja
2 potes de iogurte natural (170 ml cada)
1/3 de copo americano de suco de limão-siciliano
2 1/3 copos americanos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de raspas de limão-siciliano

Ganache

400 ml creme de leite fresco
300 g de chocolate branco

Modo de preparo

Bolo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta de textura uniforme.

2. Unte a assadeira com óleo, polvilhe farinha de trigo e despeje a massa.

3. Leve ao forno preaquecido a 160 ºC por 25 minutos ou até estar completamente assado.

4. Enquanto isso, prepare a ganache: leve ao banho-maria o chocolate branco até derreter. Acrescente o creme de leite e mexa até incorporar tudo.

5. Desenforme o bolo e finalize com as raspas de limão.

Dica do chef: despeje toda a ganache sobre o bolo ou, na hora de servir cada pedaço, faça uma cama com a ganache no prato e coloque o pedaço por cima dela, como na foto.

Banoffit

Foto: Rafael Primot

"Sempre gostei de criar receitas de doces, e nos últimos anos foquei principalmente em receitas mais saudáveis e menos calóricas. Em meus experimentos, fiz essa banoffee fit, que hoje acho até mais gostosa que a versão tradicional feita com açúcar. Ela é fácil de fazer e fica realmente uma delícia".
Rafael Primot, ator, cineasta, roteirista e expert em doces. Em seu perfil no Instagram, ele compartilha com frequência suas receitas de doces fit.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 10 a 12 potinhos de 200 ml

Ingredientes

6 bananas grandes (nanica ou prata)
4 colheres (sopa) de maçã em pó*
2 latas de doce de leite zero (345 g cada)
Um pacote de bolacha integral de baunilha ou banana com canela (aproximadamente 120 g)
7 claras de ovos
10 gotas do adoçante de sua preferência
4 colheres (sopa) de creme de leite
Cacau em pó para finalizar.
*À venda em lojas de produtos naturais

Modo de preparo

1. Em uma panela, coloque 5 bananas picadas em cubos, junte a maçã em pó e duas colheres (sopa) de água.
2. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, e deixe apurar por 8 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar.
3.Triture as bolachas no liquidificador e reserve.
4. Corte em rodelas a banana que sobrou e reserve.
5. Em uma batedeira, bata as claras em neve, adicione o adoçante, volte a bater e, por fim, adicione o creme de leite. Bata mais um pouco até a mistura ficar homogênea.

Montagem

1. Em cada potinho ou recipiente, vá fazendo as camadas na seguinte ordem: primeiro as bolachas, depois o creme de banana, as rodelas de banana, seguidas por uma colherada generosa de doce de leite.
2. Depois de tudo, adicione o creme e polvilhe cacau em pó pra finalizar.
3. Coloque na geladeira os potinhos cobertos com papel filme (ou fechados com suas tampas) por alguns minutos e está pronto para servir.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE