Massa, drama e amor: conheça Nadia Caterina Munno, a Pasta Queen

A italiana que conquistou milhares de seguidores nas redes sociais com seu jeito único de ensinar receitas conta como cria seus vídeos e dá dicas para quem quer cozinhar.


origin 86



“É tudo sobre drama. E é tudo sobre o amor”, avisa Nadia Caterina Munno, mais conhecida como Pasta Queen, ou a Rainha da Massa, em entrevista a ELLE Brasil. De fato, drama e amor são boas palavras para definir o estilo de cozinhar dessa italiana radicada nos Estados Unidos, que já conquistou quase 4 milhões de seguidores no TikTok e no Instagram. Ao abrir um sorriso largo com os lábios pintados de vermelho, cabelos longos jogados para trás em movimentos dramáticos e usando figurinos Dolce & Gabbana e acessórios superlativos, Nadia transforma receitas de espaguetes, bolos e sanduíches em atrações irresistíveis.

“Nasci em uma dinastia de pessoas que fazem e cultivam seus próprios alimentos. Então, foi um caminho natural pra mim, é o que sei fazer. Me sinto bem, feliz e em casa quando estou fazendo uma comida incrível, e quis mostrar, morando aqui nos Estados Unidos, a verdadeira essência do estilo de vida, cultura e tradição dos Italianos”, conta ela. “Sou cozinheira a vida toda, mas logo após a pandemia, conheci o Tik Tok pela minha filha, Desiree, e decidi compartilhar com as pessoas”, explica.

E toda a sabedoria cheia de emoções na gastronomia já se transformou em livro, com lançamento marcado para 8 de novembro: The Pasta Queen: just gorgeous cookbook: 100+ recipes and stories está em pré-venda pela Amazon, com entrega no Brasil.

As receitas de Nadia, de fato, são ótimas. Mas a maneira como ela as descreve deixa tudo infinitamente mais tentador. Nas definições da italiana, a água do cozimento da massa vira “lágrimas dos deuses”. Os ingredientes não são incorporados na panela, eles “fazem amor”, e aquela misturada com a colher vira uma “massagem”. Tudo finalizado com o bordão que já vem em um suspiro de prazer: “Just gorgeous” (apenas deslumbrante).

Direto de Tampa Bay, na Flórida, onde vive desde 2015, a Pasta Queen falou por videoconferência sobre suas raízes italianas, deu conselhos culinários e ainda compartilhou uma receita. Confira!

O que a inspira a fazer vídeos de uma forma tão divertida?
Minha inspiração são todas as grandes mulheres da minha família. Tenho muito “nonnas” e tias ótimas que ainda estão vivas e me criaram com muito amor e carinho, porque meus pais trabalhavam em tempo integral. Depois, claro, tem a arquitetura, o design e a beleza italianos. E também personagens dos anos 1960 e 1970 do cinema. Filmes de Fellini, como “La Dolce Vita” e mulheres fortes e poderosas, como Sophia Loren, Gina Lollobrigida e Ana Magnani.

Qual receita você mais gosta de fazer na internet?
Gosto de mostrar receitas rápidas, que uma mãe ocupada ou alguém que trabalha muito tenha tempo suficiente pra fazer. Tento ensinar as pessoas a comer menos fast food, porque, na Itália, nosso costume é comer alimentos frescos, que você faz do zero. Mesmo quando você vai a restaurantes, a comida é geralmente de muito boa qualidade. Há mercados de agricultores locais em todos os lugares, com frutas frescas, legumes, peixe, carnes, queijos. Quando cheguei aos Estados Unidos, percebi que muitas pessoas costumam trabalhar duro, gastam pouco tempo com a comida, com a família e criando memórias.

Qual foi seu maior choque cultural quando você se mudou para os Estados Unidos?
Aqui existe uma cultura muito diferente com relação a passar um tempo em família, conversando, cozinhando… É tudo muito sobre trabalho, 24 horas, não há tempo suficiente para desfrutar e relaxar. Na Itália, nós fazemos as refeições, conversamos, tiramos uma soneca à tarde, e horas depois voltamos a trabalhar. Existe um tempo de qualidade.

Como uma boa italiana, quais são seus pratos favoritos?
Pasta à carbonara, com certeza, e também, a amatriciana e cacio e pepe. São meus pratos e minhas receitas mais virais, porque as faço com muita paixão. Também adoro fazer pratos com limão: limão cremoso, massa de limão vegana. Adoro criar!

Qual é o pior erro que alguém pode cometer quando está cozinhando?
Eu sempre digo que é quebrar o espaguete, mas isso é para um italiano. Então, o pior erro é pensar que você não pode ou não consegue cozinhar, porque nunca aprendeu, não vai saber fazer ou por não ter tempo.

Você já disse que cresceu assistindo novelas com suas bisavós e tias-avós. Conhece alguma brasileira?
Sim, havia uma novela brasileira que chegou à Itália, acho que se chamava A Força do Desejo (trama de Gilberto Braga e Alcides Nogueira exibida em 1999 pela TV Globo). E tinha uma personagem, Ester (interpretada por Malu Mader) que eu amava, ela era poderosa e havia algumas intrigas de amor, escândalos e dramas. Já tenho uma família que é como uma novela, para ser honesta, com muitos primos, tias. Quando eu tinha uns 6 ou 7 anos, gostava de imaginar que minha vida era como uma telenovela, cheia de paixão e muito drama.

Um de seus ditados é “Massa, drama, eu sou italiana”. Um pouco de drama é essencial para a vida, para se divertir quando você está cozinhando e fazendo seus vídeos?
Sinto que a vida é bela porque você pode experimentar emoções fortes. Adoro contar histórias e trazer essas emoções às pessoas, transformar uma pequena anedota em um grande negócio. Às vezes, quando estou fazendo uma receita, falo sobre histórias de amor. E aí a receita vem da esposa que foi deixada sozinha enquanto o marinheiro foi para o mar. (risos)

O que você sabe ou gostaria de saber sobre a cozinha brasileira? Já visitou o Brasil?
Infelizmente, não, mas tenho muitos amigos brasileiros. Mesmo aqui em Tampa Bay, há muitos amigos que são meio italianos e meio brasileiros, porque sei que há uma enorme comunidade de italianos no Brasil. E eu amo o Brasil, todos os brasileiros que conheci são pessoas bonitas e calorosas. Uma coisa que acho que já provei é a fajulata. Eu a chamei de fajulata em italiano. Como se diz em português?

A feijoada?
Sim! E eu amo legumes, amo feijão, arroz e há também pequenos pedaços de carne dentro. Por isso, pensei: “Que refeição ótima!” É uma refeição completa e definitivamente uma das minhas favoritas, por causa do feijão preto. Eu adoro feijões pretos! Quanto mais escuro é o feijão, mais propriedades nutricionais ele tem.

Para algumas pessoas, massas e carboidratos são vilões para a dieta. O que acha disso?
Eu como massa cinco vezes por semana, e acho que esse é um pensamento equivocado. Nós, italianos, somos uma das populações mais longevas do planeta. Se estivéssemos fazendo algo errado, isso não seria uma estatística. Usamos comida fresca e fazemos massa com tantas coisas diferentes, como frutas, legumes, frutos do mar, carne, há uma enorme variedade. O que conta é a qualidade de ingredientes, como o queijo e o óleo, além de frituras, que são colocadas nas massas. Por exemplo, se você colocar carne de porco, fritar e enfiar na massa, sim, ela vai ser supercalórica. Também não comemos muitos alimentos ultraprocessados, que podem trazer problemas de saúde e aumentam as calorias de um prato.

Seus seguidores adoram quando você joga o cabelo nos vídeos. Como surgiu a ideia para esse gesto? Tem algum segredo para cuidar dos fios?
Quando eu era criança, minha mãe cortou meu cabelo supercurto e lembro que havia uma personagem de novela com o cabelo muito comprido. Ela era linda, loira, e eu pensava: um dia vou deixar meu cabelo crescer assim. É algo muito forte e feminino. E, aos 14 anos, foi o que eu fiz. Adoro usar somente produtos naturais, como óleo de coco, óleo marroquino ou de argan. Bom, é tudo sobre drama, é tudo sobre o amor, e eu adoro ser um pouco atrevida. Uso o ventilador para que os cabelos fiquem esvoaçantes e criem um impacto.

Receita de tonnarelli menta e limone

Rendimento: serve 4 pessoas

Ingredientes

Tonnarelli
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara g de farinha de semolina
4 ovos

Molho
2 limões
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de creme de leite
50 g de queijo Parmigiano-Reggiano
Sal a gosto
Hortelã a gosto

Modo de preparo

Massa

1. Misture a farinha de trigo com a farinha de semolina em uma superfície de madeira, formando um vulcão de amor!

2. Quebre os ovos e coloque-os no centro do vulcão. Bata com um garfo, ao mesmo tempo em que vai trazendo a farinha das bordas do vulcão, até formar uma mistura pastosa. Sove com as mãos por 15 a 20 minutos, até que a massa fique lisa. Envolva-a em papel filme e leve à geladeira por 20 minutos.

3. Em uma superfície levemente enfarinhada, abre a massa com a ajuda de um rolo de macarrão até que ela fique com 2 mm de espessura.

4. Corte a massa de forma que as lâminas caibam na sua chitarra*. Posicione a massa na chitarra e deslize o rolo sobre ela para cortar os fios de tonnarelli. Repita o processo até acabar a massa.

*A chitarra é uma acessório tradicional italiano, de madeira e fios de aço, usado para cortar massas longas. Se você não possui uma nem uma máquina de macarrão, pode cortar a massa com uma lâmina bem afiada. Para isso, deixe as lâminas de massa secarem um pouco (cerca de 10 minutos). Espalhe semolina sobre ela, enrole e corte em fios de 2 mm de espessura.

Molho e finalização

1. Leve uma panela com bastante água ao fogo para cozinhar a massa.

2. Faça raspas com a casca dos limões e reserve. Esprema um dos limões e reserve o sumo.

3. Numa panela média, derreta a manteiga. Adicione ¾ das raspas de limão e deixe cozinha por uns dois minutos, para extrair os óleos essenciais.

4. Adicione o sumo de limão e misture. Acrescente o creme de leite e uma pitada de sal. Deixe cozinhar no fogo bem baixo por 2 ou 3 minutos e desligue.

5. Quando a água da outra panela estiver fervendo, adicione uma pitada generosa de sal e, em seguida, a massa. Cozinhe por 4 a 5 minutos, ou até ficar al dente.

6. Fora do fogo, misture a massa à mistura cremosa e salpique uma chuva de Parmigiano-Reggiano sobre tudo. Acrescente cerca de ½ xícara de lágimas dos deuses (a água de cozimento do macarrrão) e massageia a massa até que ela fique lindamente cremosa.

7. Transfira para um prato e finalize com as raspas de limão restante e folhas frescas de hortelã. Saboreie essa obra-prima imediatamente.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes