Não é só batata frita! 3 receitas na airfryer que ficam perfeitas
Petisco, entrada e sobremesa: aprenda a fazer receitas na airfryer para aproveitar todo o potencial do eletrodoméstico que virou o queridinho da cozinha.
Difícil imaginar que, até 2011, nossas cozinhas ainda não tinham conhecido a airfryer. Embora o eletroportátil tenha sido inventado em 1987, nos Estados Unidos, o primeiro modelo doméstico só foi lançado 23 anos depois – e chegou ao Brasil no ano seguinte. Os fabricantes até apostavam que seria um sucesso de vendas, mas ninguém imaginava que a airfryer virasse uma verdadeira mania no Brasil – a ponto de ter mudado o destino de gente como a advogada Bru Calderon, que trocou as leis pela cozinha e tornou-se influenciadora, com 123 mil seguidores no Instagram, com sua receitas na airfryer.
Ela comprou seu primeiro modelo em 2015, em busca de praticidade, mas se encantou com a versatilidade do equipamento. “De lá para cá, a tecnologia e os modelos evoluíram tanto que já é possível aposentar o forno e o fogão”, ela garante.
A tecnologia, que cozinha a partir da circulação de ar quente, surgiu inicialmente como uma alternativa mais saudável à fritura por imersão. Não por acaso, batatas fritas costumam ser o primeiro teste de todo novato.
Com o tempo, outras funções interessantes foram sendo descobertas, e a airfryer começou a substituir o forno convencional, o grill e, veja só, até a churrasqueira.
A influenciadora Bruna Hermogenes, que se apresenta como “a rainha da airfryer” e acumula 1,1 milhão de seguidores no Instagram, adora preparar carnes. “Ficam tão boas que, em casa, a gente até deixou de acender a churrasqueira toda hora. Só não recomendo usar a airfryer para carnes de longo cozimento, como cupim ou músculo.”
As indústrias não perderam tempo e surfaram na moda, lançando modelos cada vez maiores e mais versáteis – enquanto os primeiros tinham capacidade para pouco mais de 2 litros de alimentos, já existem versões para 12 litros, com cestos duplos e até modelos oven, com visor transparente, que mais parecem forninhos elétricos.
Como escolher sua airfryer?
Na hora de escolher, a influenciadora Ana Claudia Prado sugere que o critério principal seja o tamanho. “Para um casal, os modelos de até 4 litros são ideais. Se a família é maior, compensa investir na airfryer de 8 litros, por exemplo, ou na versão com cesto duplo, caso haja pouco espaço na cozinha – é muito prática, pois permite preparar dois alimentos diferentes ao mesmo tempo.”
Confira, a seguir, três receitas na airfryer dessas moças que têm feito sucesso na internet.
Receita de cenoura crocante com queijo na airfryer
“A primeira receita que fiz, em 2014, foi bife – mas não gostei do resultado. Depois, fui testando outros preparos e, hoje, já consigo passar sem forno e fogão. No momento, estou de mudança, vivendo à base de airfryer e salada.”
Bruna Hermogenes, do perfil no Instagram @cozinheja
Foto: @cozinheja
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
2 cenouras médias
1 colher (sobremesa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de páprica defumada
50 g de queijo ralado (parmesão, gouda ou muçarela)
Modo de fazer
1. Lave bem as cenouras, mantendo a casca, e corte em três pedaços da mesma altura. Depois, corte cada pedaço em bastões uniformes.
2. Tempere as cenouras com azeite, sal, pimenta-do-reino e páprica, besuntando bem para que fiquem temperadas por igual.
3. Forre o cesto da airfryer com papel antiaderente ou silicone e arrume os bastões de cenoura lado a lado, com cuidado para que não fiquem sobrepostos. Espalhe o queijo por toda a superfície e ligue a airfryer a 200ºC, por 15 minutos.
4. Corte a placa de cenouras em quadrados e sirva como petisco.
Receita de babaganoush na airfryer
“A babaganoush, pasta árabe de berinjela, precisa de um toque defumado, que normalmente se faz na chama do fogão. O problema é que faz muita sujeira. Na airfryer, a gente consegue o mesmo resultado, mas de forma prática, rápida e sem sujeira.”
Bru Calderon, do perfil no Instagram @brucalderon
Foto: @brucalderon
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes
2 berinjelas
1 dente de alho
Suco de ½ limão
1 colher (sopa) de tahine
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Páprica picante a gosto
Modo de fazer
1. Lave as berinjelas e, com a ponta da faca, faça alguns cortes na casca.
2. Leve à airfryer por 20 minutos, a 200ºC. Vire as berinjelas e deixe por mais 10 minutos.
3. Retire as berinjelas do cesto, corte-as ao meio e remova toda a polpa, que vai estar bem macia, com ajuda de uma colher.
4. Leve a polpa ao processador junto com o alho, o suco de limão, a tahine, o azeite e os temperos e bata bem, até obter uma pasta uniforme. Sirva com pão sírio.
Receita de pudim de leite na airfryer
“Tenho oito airfryers, acredita? Nelas, faço pão, pudim, bolo, arroz e até macarrão com molho. Só não recomendo para receitas cozidas, como carne de panela e feijão.”
Ana Claudia Prado, do perfil no Instagram @anaclaudiapradooo
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos (+ 4 horas de geladeira)
Ingredientes
Pudim
2 latas de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
5 ovos médios
Calda
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
Modo de fazer
1. Bata os ingredientes do pudim no liquidificador por 3 a 5 minutos. Passe pela peneira e reserve.
- 2. Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo até derreter, sempre mexendo. Sem desligar, adicione a água e continue mexendo até derreter novamente e incorporar bem, formando uma calda bem líquida. Desligue e coloque a calda na forma de furo.
3. Jogue a massa na forma, sobre a calda, cubra com papel-alumínio e leve à airfryer por 40 minutos, a 180ºC.
4. Passado esse tempo, remova o papel-alumínio e volte à airfryer por 10 minutos, a 180ºC, para dourar.
5. Leve à geladeira e desenforme na hora de servir.
Leia também:
Ok, você venceu: batata frita!
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes