Receitas para quem não sabe cozinhar

Preparamos dois menus completos, ideais para quem nunca entrou na cozinha e para quem já deu os primeiros passos no fogão.


receita para quem não sabe cozinhar: espaguete al limone
Foto: @cozinheja Spaghetti al limone, de Bruna Hermogenes.



Acabou a desculpa. Não sabe cozinhar? Sem problema, a gente tem a solução. Você vai encontrar aqui receitas muito, muito fáceis, da entrada à sobremesa, que não apenas salvam você no dia a dia (chega de deixar o salário no delivery!) como também impressionam convidados.

Aliás, que tal colocar essas preparações em prática no dia das mães? Afinal, cozinhar para quem a gente ama é uma das formas mais gostosas de demonstrar afeto e cuidado.

São dois menus completos. O primeiro cardápio foi pensado para quem nunca pôs os pés na cozinha. Começa com homus de entrada, receita de Kleber Kloch, chef do novo restaurante paulistano Azay, especializado em comidas do Oriente Médio – a pasta vai muito bem na companhia de pão árabe. O principal é o spaghetti al limone da cozinheira Bruna Hermogenes, autora do perfil @cozinheja – o prato faz parte da divertida série “Tirem os italianos da sala”, na qual ela prepara macarrão com diversos tipos de molho, sempre em uma panela só. Para finalizar, tem merengue com frutas vermelhas, receita que faz sucesso na redação da ELLE, onde o único trabalho é lavar as frutas e bater o creme de leite. 

O outro cardápio é para iniciantes que já ensaiaram os primeiros passos na culinária – mas estão longe de serem íntimos das panelas. As peras recheadas de gorgonzola, ideais para abrir o apetite, são um dos hits da rede de restaurantes Ráscal. A etapa seguinte tem bucatini all’amatriciana, um prato tão gostoso quanto bonito, ensinado pela chef Fernanda Veiga, do restaurante paulistano Sta. Matta. Para finalizar, tem sorvete cremoso de café feito em casa, um processo tão simples que nem passa pelo fogão e dispensa o uso de máquina de sorvete.

Antes de se aventurar na cozinha, só algumas dicas básicas:

– Leia a receita inteira antes de começar, incluindo as dicas dos criadores e as observações “para não escorregar”.

– Vale a pena investir em xícaras e colheres com medidas-padrão. Seguir as quantidades corretas diminui muito a chance de erro.

– Separe todos os ingredientes antes de pôr a mão na massa.

Por fim, capriche na escolha trilha sonora e boa diversão na cozinha!

MENU 1: PARA QUEM VAI ESTREAR NA COZINHA

Receita de homus

receita para quem não sabe cozinhar: homus

Você pode decorar seu homus com sementes de romã, como na apresentação do Azay. Foto: Divulgação

“No restaurante, compramos o grão-de-bico seco e cozinhamos lá mesmo. Mas eles podem ser substituídos por grão-de-bico comprado já cozido no vapor, ou mesmo em lata. Agiliza bastante o processo e chega ao mesmo resultado.”
Kléber Koch, chef do restaurante Azay

Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes

500 g de grão-de-bico cozido
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de alho descascado e picado
2 ½ colheres (sopa) de tahine
2 ½ colheres (sopa) de suco de limão
Azeite extravirgem para finalizar      

Modo de fazer

1. Bata o grão-de-bico cozido, no liquidificador ou no processador, até virar um purê. Se estiver usando grão-de-bico em lata, escorra e dispense o líquido. 

2. Abra o liquidificador ou processador e acrescente o sal, o alho picado, o tahine e o limão. Tampe e bata de novo, até os ingredientes ficarem bem misturados. 

3. Sirva em um prato, regado com azeite, acompanhado de pães árabes. 

Para não escorregar:

– Tahine é uma pasta de gergelim árabe. Pode ser encontrada em empórios de alimentos, alguns supermercados e casas árabes.

– O teor de sal dos grãos-de-bico em conserva varia. Experimente e, se achar melhor, diminua a quantidade de sal recomendada na receita.

Receita de spaghetti al limone de uma panela só

receita para quem não sabe cozinhar: espaguete al limone com mulher ao fundo

Bruna Hermogenes com seu spaghetti de uma panela só. Foto: @cozinheja

“A série ‘Tirem os italianos da sala’ começou com uma brincadeira, durante a pandemia, quando comecei a gravar mais vídeos para o perfil. Acabei me apaixonando pela técnica por causa da cremosidade, do sabor e, claro, pela praticidade. A série é um sucesso tão grande que virou e-book. Os seguidores me mandam mensagens orgulhosas e dizem que até suas nonnas italianas aprovaram.”
Bruna Hermogenes, criadora do perfil @cozinheja.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga
200 g de espaguete de grano duro
Água fervente suficiente para cobrir o espaguete na panela
1 xícara de creme de leite fresco
2 xícaras de parmesão ralado fino
Raspas e suco de 1 limão-siciliano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer

1. Comece colocando a água para ferver. Quando ela já estiver formando bolhinhas, vá para o passo seguinte.

2. Em uma frigideira alta e bem larga, derreta a manteiga e coloque o espaguete cru.

3. Acrescente a água fervente até cobrir os fios e deixe cozinhar sempre em fogo alto, mexendo de vez em quando.

4. Quando faltarem 2 minutos para completar o tempo de cozimento sugerido na embalagem, acrescente o creme de leite fresco e mantenha o fogo alto. Tempere com sal e pimenta e misture.

5. Acrescente o suco de limão, metade do parmesão ralado e misture vigorosamente. Desligue o fogo e finalize com as raspas de limão-siciliano e sirva, com o restante do queijo à parte.

Para não escorregar:

– O creme de leite é fresco, daquele vendido na parte refrigerada do supermercado. Não é o creme de leite de caixinha ou latinha.

– Usar o utensílio certo é essencial para o sucesso dessa receita. É muito importante que seja uma frigideira grande em que os fios de espaguete caibam quase inteiros – eles vão ficar com as pontinhas para fora, mas é só dar uma amolecida que eles se acomodam. Você pode ver a frigideira que Bruna Hermógenes usa neste vídeo.

Receita de merengue de frutas vermelhas

receita prara quem não sabe cozinhar: merengue com frutas vermelhas

Bateu o creme, montou, serviu: lavar as frutas é a parte mais trabalhosa dessa sobremesa. Foto: Eugene Krasnaok

“Essa receita deve ser uma das sobremesas com melhor relação trabalho/benefício. É ridiculamente fácil e um sucesso de audiência entre todas as idades.”
Patricia Oyama, redatora-chefe da ELLE

Rendimento: 4 a 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes

100 g de suspiros
500 g de morangos ou frutas vermelhas variadas, como mirtilo, amora e framboesa
500 g de creme de leite fresco gelado
50 g de açúcar (4 colheres de sopa)

Modo de fazer

1. Lave as frutas e deixe secar bem. Você pode deixar escorrendo sobre papel-toalha.

2. Tire os cabinhos dos morangos. Se forem muito grandes, pode cortar em dois ou três pedaços.

3. Bata o creme de leite na batedeira, adicionando o açúcar pouco a pouco. Cuidado para não bater demais e transformar o creme de leite em manteiga. Bata só até ele ganhar aquela cremosa e fofinha de chantilly.

4. Agora é só juntar as frutas, o chantilly e os suspiros. Você pode fazer camadas em uma travessa grande ou dividir em porções individuais, em taças ou bowls.

Para não escorregar:

– O creme de leite é fresco, daquele vendido na parte refrigerada do supermercado. Não é o creme de leite de caixinha ou latinha. Ele chega ao ponto mais facilmente quando está bem gelado. Se quiser, deixe uns 10 minutinhos no congelador antes de bater.

– Essa sobremesa não pode ser preparada com muito tempo de antecedência, porque o chantilly “desmonta” e o morango cortado vai soltar água. Você pode deixar as frutas lavadas e secas e deixar para finalizar minutos antes de servir.

– Use suspiros do tamanho que quiser (ou encontrar). Também fica bom quebrar alguns para que se misturem melhor ao creme e às frutas. Se achar ninhos de suspiro, você pode rechear com o chantilly e as frutas e chamar a sobremesa de pavlova!

 

MENU 2: PARA QUEM JÁ PERDEU O MEDO DA COZINHA

 

Receita de peras com mel e gorgonzola

prato de peras com gorgonzola

Para começar bem: sugestão simples e chique do Ráscal. Foto: Divulgação

“A pera com gorgonzola pode ser uma entradinha deliciosa e especial. Acaba indo bem com tudo e funciona em diversas combinações. Prefiro usar peras williams, sempre maduras.”
Marina Amaral, chef da rede Ráscal

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 45 min (+ 35 min de forno)

Ingredientes  

Peras
10 peras com casca
Água o suficiente para cobri-las
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de suco de laranja

Calda
500 ml de suco de laranja
150 g de açúcar
1 colher (sopa) de mel

Recheio
1 colher (sopa) de gorgonzola
2 colheres (sopa) de cream cheese

Decoração
Buquês de salsinha crespa (opcional)

Modo de fazer

  1. 1. Ligue o forno a 200ºC, para que vá preaquecendo.

2. Corte as peras ao meio, no sentido do comprimento, deixando os cabinhos. Com ajuda de uma colherzinha, retire uma parte do miolo.

3. Ponha as peras em uma tigela, dentro da água com suco de limão, para que não escureçam enquanto adianta o restante da receita.

4. Em outra vasilha, misture bem o mel com o suco de laranja.

  1. 5. Escorra as peras, seque bem e arrume-as em uma assadeira, com a parte da casca para baixo. Pincele com a mistura de mel e laranja.

6. Leve a assadeira ao forno por 30 minutos, desligue e deixe no forno fechado, por mais 15 minutos, para que as peras murchem um pouco.

7. Enquanto isso, em uma panela, misture os ingredientes da calda e cozinhe até engrossar um pouco.

8. Retire as peras do forno, regue com a calda e mantenha-as na assadeira.

9. Em uma vasilha, misture bem o gorgonzola com o cream cheese e use esse creme para rechear as peras.

10. Leve de novo ao forno, agora a 180ºC, por cerca de 5 minutos. Sirva em um prato bonito, decorado com buquês de salsinha crespa.

Receita de bucatini all’amatriciana

bucatini alla matriciana

Fé no bacon: bucatini da chef Fernanda Veiga, do restaurante Sta.Matta. Foto: Mario Rodrigues

“O bucatini lembra o espaguete, mas os fios são mais grossinhos e furados no meio. Importante terminar o cozimento da massa dentro do molho, para dar mais sabor. Quanto mais tempo o molho ficar apurando no fogo, melhor – recomendo, no mínimo, 10 minutos, mas eu gosto de deixar até 40 minutos, acrescentando água aos pouquinhos para não secar.” 
Fernanda Veiga, chef do restaurante Sta.Matta

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 40 min

Ingredientes

150 g de bacon, cortado em tirinhas
½ cebola média picada
1 dente de alho picado
1 lata de tomate pelado
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
250 g de bucatini de grano duro
50 g de manteiga (1/4 do pacote)
50 g de parmesão ralado

Modo de fazer

1. Em uma panela, doure o bacon e retire metade, que deve ser reservada sobre um papel-toalha.

2. Coloque agora a cebola e o alho na panela, misture ao bacon e frite, sem deixar queimar.

3. Acrescente o tomate pelado e deixe apurar, em fogo baixo, por uns 10 minutos. Tempere com sal e pimenta e, se for preciso, acrescente um pouco mais de água, para o molho não secar. Desligue e reserve.

4. Em uma panela grande, aqueça bastante água com um punhado generoso de sal. Quando ferver, acrescente o macarrão, mas escorra 2 minutos antes do tempo recomendado na embalagem.

5. Jogue a massa escorrida dentro do molho, leveao fogo baixo, coloque a manteiga e deixe derreter, mexendo sempre. Sirva com parmesão ralado e o bacon frito que ficou reservado.  

Receita de sorvete de café

receita para quem não sabe cozinhar: sorvete de café de cor bege

A base da receita de Lenna Mattar permite muitas variações! Foto: Lenna Mattar

“O segredo para o sorvete caseiro ficar cremoso está na combinação de dois ingredientes bem simples: creme de leite fresco e leite condensado. Aí você adiciona o sabor que quiser. Para fazer de chocolate, por exemplo, troco o café por ¼ de xícara de cacau em pó e 100 gramas de chocolate meio amargo picado, mais extrato de menta se quiser. Se for para fazer sorvete de frutas, uso uma geleia caseira com pedacinhos.”
Lena Mattar, autora do site lenamattar.com 

Rendimento 6 porções
Tempo de preparo 20 min (+ 12 h de freezer)

Ingredientes

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de essência de baunilha
¼ de xícara de café espresso ou coado bem forte
1 colher (sopa) de café instantâneo

Modo de fazer

1. Misture o café em pó no café líquido já preparado, enquanto estiver ainda quente, para que dissolva bem. Deixe esfriar e reserve.

2. Numa tigela, misture o leite condensado e a essência de baunilha. Reserve.

3. Bata o creme de leite na batedeira, em velocidade alta, até obter uma consistência mais firme, formando pequenos picos. Diminua então a velocidade e vá adicionando o leite condensado devagar, em fio contínuo.

4. Desligue a batedeira, acrescente o café já frio e misture com uma colher ou espátula, até incorporar bem.

5. Transfira para um pote de sorvete, ou recipiente com tampa hermética, e leve ao freezer por uma noite. Retire do freezer de 5 a 10 minutos antes de servir.

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes