Lifestyle
Tudo no lugar: comece o ano com a casa em ordem
Profissionais da organização ensinam como agir para se livrar do caos e dão dicas para arrumar todos os cantinhos.
28 de December de 2020
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Profissionais da organização ensinam como agir para se livrar do caos e dão dicas para arrumar todos os cantinhos.
Ok, a gente sabe: o ideal é não deixar juntar bagunça, conservar é melhor do que consertar e evitar o acúmulo só facilita a vida. Mas na correria do dia a dia (principalmente na loucura da pandemia no ano de 2020) nem sempre dá para seguir esses sábios conselhos. E o jeito é aproveitar as folgas de final de ano para dar aquela geral em tudo – e incluir "manter a casa ordem" entre as promessas da virada e nos rituais pro ano novo.
Não sabe nem por onde começar? A gente ajuda: conversamos com as personal organizers Claudia Pilli e Carol Rosa para levantar dicas gerais e orientações cômodo a cômodo. Coloque sua playlist para tocar enquanto faz a arrumação e entre em 2021 sem gastar tempo procurando a chave perdida.
O início
O primeiro passo é identificar qual é o cômodo ou local da casa que mais está causando incômodo e atrapalhando a sua rotina. Comece a arrumação por aquele lugar em que você não encontra nada com facilidade e faz você perder mais tempo no dia a dia. Em seguida, vá para os cômodos e espaços mais próximos, mantendo uma sequência organizada, para não perder o foco.
Vá por partes
Organização requer planejamento e tempo, mas você não precisa fazer tudo de uma vez. Uma tática é dividir a arrumação em pequenas partes. Dessa forma, o sucesso das pequenas conquistas irá servir de estímulo para o restante da casa. Assim, como diz Carol Rosa, você também evita aquela cena clássica de espalhar tudo, olhar para o caos e acabar desistindo.
Desapego já
O descarte é um ponto-chave na organização, avisa Claudia Pilli. Não perca tempo organizando aquilo que já não serve mais, a chamada "tralha".
Desembale
A embalagem original de itens como roupas, sapatos e lençóis tem a função de proteger as peças durante o transporte. Depois disso, só vão tomar espaço no armário. "Dentro de casa, a peça precisa de ventilação, principalmente, porque você não sabe quanto tempo ficará guardada. E aí há uma tendência de acúmulo de umidade e de mofo", explica Carol Rosa.
Setorize e identifique
Classificação e a setorização são etapas importantes. Caixas transparentes são mais práticas, porque permitem visualizar o conteúdo. Etiquetas são um reforço extra, em especial quando as caixas não têm transparência ou quando desejamos fixar o local de armazenamento de um determinado item. Mas, atenção: é preciso ter critério no uso dessas caixas, cestas e aramados, alerta Claudia Pilli. "Esses objetos podem auxiliar, mas também podem mais atrapalhar do que ajudar. Tudo dependerá do conteúdo e do espaço de armazenamento disponível e do efeito que se busca."
Unidos pela manutenção
Não há organização que dure sem manutenção. E ela tem que ser diária. "Tirou alguma coisa do lugar? Coloque de volta. "É muito mais fácil devolver depois de usar. A pessoa vai levar alguns segundos, poucos minutos, no máximo. Se deixar acumular, a tendência é que a desordem volte", alerta Carol Rosa. Claudia Pilli também destaca que é primordial evitar a palavra "depois". Quanto menos se adiar as obrigações, mais organizado será o local. E se você não mora sozinho, não tem por que se sobrecarregar: a responsabilidade é de todos da casa.
Cada casa é um caso
As dicas acima e as que vêm a seguir são um bom roteiro, mas é importante lembrar que não há uma fórmula única. A organização é algo pessoal varia de acordo com a necessidade de cada pessoa/família. "Sempre levanto a bandeira de que o que realmente vai funcionar é o que vai facilitar a vida de uma pessoas específica e otimizar seu tempo", destaca Carol Rosa.
Comece por aquele em que você a desordem faz você perder mais tempo e siga as dicas de Carol Rosa e Claudia Pilli.
Cozinha
- A organização na cozinha não só economiza tempo no preparo das refeições como também ajuda a poupar dinheiro: você evita compras desnecessárias e o desperdício de alimentos.
- Armazene os itens próximo ao local de uso e de acordo com sua função. Por exemplo: o coador de papel deve ficar próximo ao suporte para o coador ou próximo ao pó de café. Jogos americanos ficam guardados perto da mesa. Utensílios usados frequentemente no preparo dos alimentos, como colheres e espátulas, podem ficar em um pote perto do fogão.
- Cheque sempre o prazo de validade dos alimentos. Deixe mais à frente aqueles itens com prazo próximo do vencimento.
- Tente manter um estoque enxuto: o mínimo necessário, de acordo com o uso da família.
- Separe itens abertos e em uso, dos fechados, em estoque. Potes transparentes com fechamento hermético, quadrados ou retangulares, são ótimos para armazenar ingredientes. Visualizando o conteúdo, fazer a lista de compras fica mais fácil e você evita desperdícios.
- Separe os ingredientes em "famílias". Por exemplo: grãos, massas, óleos condimentos etc.
Quarto/guarda-roupa
- Aqui pode ser o lugar mais duro para exercitar o desapego, mas também é onde ele é mais essencial. Guardar aquelas peças que você não usa há dois anos só vai atravancar seu armário e atrapalhar a visão do que você realmente gosta de usar hoje.
- Uma simples padronização de cabides poupa espaço e dá outra cara ao guarda-roupa. Divisórias de gaveta no estilo colmeia são ótimas para separar roupas íntimas.
- Crie critérios de setorização que façam sentido para você: por exemplo, roupas de inverno e de verão, roupas para ginástica, roupas para balada. Dentro dessas separações, você pode criar outras subdivisões, como separar por cores, por exemplo.
- Deixe na altura dos olhos itens de uso constante.
- Quer evitar perder horas tentando resolver o emaranhado de colares? Cabides com ganchinhos para pendurar os cordões ajudam muito.
Sala
- Por ser um lugar de chegada, é comum ser o local do "depois eu guardo". Evite isso! Casaco, bolsa e outros itens devem ir logo para seus devidos lugares.
- Item de decoração é uma coisa. Objeto que está na sala por não ter local definido é outra. Saiba a diferença e arrume um lugar para quem não faz parte do décor.
- Medida simples que pouca minutos precisos: estabeleça uma caixinha ou outro lugar fixo para guardar itens como controle remoto, carteira e chaves.
Banheiro
- Esse não é um bom lugar para armazenar produtos. Deixe lá apenas o estritamente necessário.
- Evite armazenar itens como perfumes e maquigem, para que não tenham sua fórmula alterada devido à variação da temperatura e a umidade.
- Dentro dos armários, use cestas organizadoras para separar as categorias como rosto, corpo, cabelo etc.
Lavanderia
- Deixe um kit pronto com os produtos abertos e só pegue outro no estoque quando acabar o que está em uso.
- Separar os produtos por uso, como limpeza, roupas e outros de uso esporádico.
- Se o espaço permitir, tenha dois itens de cada produto como estoque.
- Eleja uma cor ou modelo para panos de limpeza de banheiro, para evitar que sejam usados em outros cômodos da casa.
Para não lotar sua casa com acessórios que você nunca vai usar, confira a nossa lista com alguns utensílios essenciais.
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