Último eclipse do ano: a ordem é desapegar

No eclipse lunar desta terça-feira, 8 de novembro, a transformação e a necessidade de deixar para trás o que não nos serve mais dão o tom do momento.


Lua Cheia Touro 1500x2000 1
Ilustração: Mariana Baptista



Neste dia 8 de novembro temos o último eclipse do ano: o eclipse lunar da Lua Cheia em Touro. Os planetas estão em posicionamentos marcantes nesse dia, ligados à transformação e à criação de uma realidade mais condizente com quem realmente somos. 

Falando em transformação, está tudo focado nessa energia desde o fim do mês passado e, com isso, sentimos a necessidade de mudar. É como se algo estivesse nos lembrando constantemente de que é a hora de deixar o passado para trás e seguir em frente, para nos sentirmos realmente plenos. Mas a Lua em Touro mostra que é preciso ter paciência e foco para criar uma vida assim. Esse eclipse revelará pontos que precisam de ajuste na sua vida material. Matéria é o corpo, o dinheiro, as posses, e é preciso ter consciência de que ela precisa de tempo e foco para se manifestar.  

Às vezes, ficamos carregando amizades desgastadas, mágoas de algo que aconteceu há anos atrás, preconceitos, medos, ideias antiquadas e sentimentos negativos, que nos atrapalham e bloqueiam a nossa vida sem que a gente perceba. O momento está propício para enxergar esses pontos com um olhar que não tem medo da verdade e fazer um trabalho de despedida para seguir adiante. 

Neste momento, com o Sol transitando em Escorpião, está mais fácil de observar e de se desapegar do que está precisando ir embora para dar espaço para uma nova realidade. Quando o Sol está brilhando em um signo, ele está jogando a sua luz nos assuntos ligados a ele, como uma lanterna revelando formas e sombras. A Lua Cheia em Touro sabe do que é bom para nos sentirmos bem, seguros e tranquilos e, nesse eclipse, ela mostrará de forma intensa o que está nos fazendo bem e o que não precisa mais fazer parte da sua vida. Ela é pragmática e tem um jeito quase seco em suas colocações, portanto, não haverá dúvida. Não sei se a palavra é exatamente “fácil”, mas percebemos claramente o que não serve mais e que existe um lado positivo em deixar para trás o que não pertence mais a quem somos no presente. 

Lua, Vênus e Saturno estão formando aspectos tensos, que pedem um amadurecimento na nossa forma de nos relacionarmos com as pessoas, inclusive aprender a escolher e construir nossas amizades. É bom refletir sobre como você contribui de forma positiva em suas relações e sobre o quanto está aberto a outras formas de pensar. Uma observação mais profunda acerca do seu papel e o papel do outro, e muita, mas muita, liberação do controle. A autenticidade e respeito pela individualidade são a chave. Júpiter retrógrado chama para uma reconexão com a nossa intuição, até para compreender o que está acontecendo num nível mais profundo. 

Marte retrógrado em Gêmeos pede uma avaliação do uso da nossa energia. Será que estamos nos dispersando com assuntos que não são relevantes para nós? Usamos a palavra para chegar mais longe ou apenas para ter razão? Será que vale a pena perder tempo com certos pensamentos? Você tem a oportunidade de perceber como se dispersou no passado, deixando de focar em uma boa ideia. Você também terá a chance de desenvolver melhor o seu modo de se posicionar verbalmente. Talvez você tenha engolido sapos ou agido de forma ríspida quando não precisava, sem perceber, e agora poderá passar por situações que te desafiam nesse sentido. Observe o que se passa na sua mente e, em vez de se perder no caos, ouça o seu instinto. A cabeça vai a mil, mas no fundo você consegue sentir qual é a sua verdade na história. Mercúrio em Escorpião estará presente na energia do eclipse, comunicando com clareza o que deve mudar, porém na forma de feeling, e não de palavras exatas. 

Toda essa profundidade e verdade reveladas nessas últimas semanas podem ter sido um pouco assustadoras, mas nesse trânsito fica claro que, seja um trauma, seja um evento superdolorido, seja a saudade de um passado: o pior já passou. Você já viveu a experiência. Ela serviu para você descobrir mais sobre você mesmo. Daqui em diante, cabe a você (se) perdoar, agradecer e ir em busca de um alívio, da alegria, do brilho do sol que vem depois da tempestade. Dia 16 de novembro passamos pela Lua Minguante em Leão, um convite para se divertir e se desapegar do que ofusca a sua luz e a sua alegria. Vênus e Mercúrio migram perto dessa lunação para Sagitário, trazendo um alívio e otimismo, mostrando como é bom deixar o que não serve mais para trás.

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes