Um mergulho na cultura e na natureza de Itacaré

Com projeto sustentável e integrado à comunidade local, hotel condensa boas experiências no sul da Bahia.


barracuda hotel itacare bahia
Vista aérea do Barracuda Hotel & Villas. Fotos: Renata Ghiotto e Tarso Figueira



Em Itacaré, no sul da Bahia, quem chega não quer mais ir embora. A 73 quilômetros de Ilhéus e com cerca de 30 mil habitantes, essa pequena cidade banhada pelo Oceano Atlântico preserva suas tradições e seu folclore desde 1732. Na década de 1980, também entrou para a rota internacional do surfe, graças às suas praias de ondas perfeitas, que ajudaram a transformar a antiga vila de pescadores em um destino cobiçado.

Foi exatamente essa mistura de natureza e encanto local, somada a uma boa dose de paixão, que conquistou a paulistana Juliana Ghiotto. Há 20 anos, durante uma viagem à região, ela conheceu o surfista nativo Daniel Lima e se mudou de vez para lá. Desde então, o casal se dedicou a criar o Barracuda Hotel & Villas, um refúgio paradisíaco no alto da costa da Praia do Resende, cercado por 26 hectares de Mata Atlântica, que hoje recebe turistas do mundo inteiro.

The Standard Suite pict Tarso Figueira

Suíte de frente para o mar de Itacaré.

Construído em parceria com um grupo de investidores suecos (hoteleiros, artistas e empresários que também se encantaram pela paisagem), o Barracuda foi projetado pelo arquiteto Eduardo Leite, em sinergia com a natureza. O hotel possui atualmente 17 suítes, todas com varanda particular (algumas de frente para o mar), um rooftop e um restaurante cercado por uma piscina de borda infinita. Ao chegar, os hóspedes são recebidos com um delicioso mel de cacau, típico do lugar.

Villa20 .pict Tarso Figueira

Piscina ou praia? Eis a questão.

Já as villas (que inicialmente foram construídas para que os suecos realizassem o sonho de ter uma residência de férias no Brasil) são casas de diferentes tamanhos, decoradas com artesanato local e peças assinadas por artistas brasileiros. Acomodam de 8 a 16 pessoas, possuem piscina privativa, além de uma equipe de caseiros exclusiva, disponível das sete da manhã às dez da noite, que ainda pode preparar refeições personalizadas.

Villa14 .pict Tarso Figueira

As villas acomodam até 16 pessoas.

O projeto levou cerca de 15 anos para sair do papel – um longo processo que reflete um compromisso compartilhado por todos os sócios desde o início: preservar e valorizar o meio ambiente, além de respeitar e integrar a comunidade local.

Esse comprometimento é materializado principalmente por meio do Instituto Yandê. Fundado em junho de 2021 pelo Barracuda, ele nasceu para contribuir com o desenvolvimento socioambiental do município, além de ajudar a população. Por meio de ações educativas, a associação sem fins lucrativos já atua em sete projetos sociais, entre eles o Surfando para o futuro, que reúne crianças e jovens, e o Rumo ao lixo zero, que promove a coleta e reciclagem de resíduos junto com empreendedores da região.

Leia também:
Casa de praia em Trancoso é repleta de texturas naturais

Nas experiências oferecidas pelo hotel, o Barracuda também procura valorizar a cultura desse pedaço da Bahia. Na visita à fazenda Taboquinhas, por exemplo, é possível entender melhor a história de Itacaré. Lá, o senhor Osvaldo (que veio do Rio de Janeiro) e sua esposa Laura cultivam o cacau de forma sustentável e dão uma aula detalhada sobre todo o processo de cultivo. O fruto, que dá origem ao chocolate, foi a principal fonte de renda da região no passado, responsável por eleger o Brasil como o maior produtor do mundo em 1920.

29 Cioba Boat pict Renata Ghiotto

Passeios de barco fazem parte da programação.

Em outros passeios, o destaque é a natureza. Um dos mais incríveis é feito de barco pela Baía de Camamu e o Rio de Contas, com uma parada na cachoeira do Rio do Engenho, escondida por um manguezal. Na volta, um peixe grelhado na folha da bananeira é preparado pela equipe da embarcação.

Leia também:
Um restaurante no centro de São Paulo que traz um pedaço da Bahia

Peixes e frutos do mar pescados diariamente, por sinal, são os protagonistas do restaurante do hotel, comandado pelos chefs Sheyla Docio e Fernando Luz, ambos nascidos e criados em Itacaré. Da fusão de receitas inspiradas na tradicional cozinha baiana com a culinária contemporânea escandinava sai o extenso menu que inclui acarajé, ceviche, moqueca, bobó de camarão e lagosta grelhada com lascas de pupunha. Aos sábados, música ao vivo e uma parrillada são destaques.

grilled native lobster palm heart pict Renata Ghiotto

Pescados e frutos do mar são os destaques do restaurante.

“Tudo o que você encontra aqui, da arquitetura à comida, passando pela música, as atividades e até os aromas, reflete aquilo que nós amamos viver e compartilhar. Acredito que o verdadeiro luxo está nesse equilíbrio entre a simplicidade e o cuidado com cada detalhe”, diz Juliana Ghiotto.

Gustavo Balducci viajou a Itacaré a convite do Barracuda Hotel & Villas.

Leia também:
Partiu, férias! 15 malas de viagem estilosas

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes