10 momentos marcantes de Olivier Rousteing na Balmain
Olivier Rousteing na Balmain: o estilista deixou a direção criativa da maison nesta quarta-feira. Relembre sua trajetória na casa.
A era Olivier Rousteing na Balmain ficou marcada pela proximidade à cultura pop. Na manhã desta quarta-feira (05.11), a maison francesa anunciou o fim da parceria com o diretor criativo, que assumiu o cargo em 2011. Durante 14 anos, ele construiu uma trajetória de impacto produzindo looks incríveis para o tapete vermelho e assinando campanhas memoráveis. Em 2019, Olivier retomou o ateliê de alta-costura da casa, após um hiato de 16 anos. Em suas coleções, ele criou uma narrativa que equilibra o respeito aos códigos originais da marca com um olhar contemporâneo.
A seguir, relembramos seus feitos mais marcantes.
Pioneiro

Olivier com apenas 25 anos, quando assumiu a direção criativa da Balmain. Foto: Getty Images
Em abril de 2011, o estilista francês foi nomeado diretor criativo da tradicional maison, aos 25 anos. Ele foi o designer não fundador de uma casa mais novo a assumir o cargo desde que Yves Saint Laurent entrou na Dior, em 1957, e também um dos primeiros homens negros em um cargo desta magnitude no mercado de luxo.
A estreia do estilista no verão 2012

Balmain, verão 2012. Foto: Getty Images
Olivier Rousteing trabalhava com Christophe Decarnin há dois anos quando o antigo diretor criativo deixou a casa. Sua estreia no cargo, então, seguiu caminhos parecidos àqueles de seu antecessor: bordados, motivos ornamentais, microcomprimentos e silhuetas esguias.
As supermodelos na campanha de verão 2016

Foto: Divulgação
As campanhas da Balmain na era Olivier eram sempre um estouro: para o verão 2016, o designer reuniu as supermodelos dos anos 1990 Naomi Campbell, Cindy Crawford e Claudia Schiffer para fotos clicadas por Steven Klein. “Eu gosto de pensar que talvez estas imagens estejam no moodboard de algum estilista no futuro”, disse à ELLE estadunidense na época.
Only girl in the world

Foto: Divulgação
O estilista é fã assumido de Rihanna. A cantora virou garota-propaganda da etiqueta na campanha de verão 2014 da Balmain, fotografada pela dupla Inez & Vinoodh.
Leia mais: Olivier Rousteing celebra 10 anos na Balmain com megaevento em Paris
A adição do menswear

Verão 2016 masculino. Foto: Getty Images
Para sua primeira coleção de moda masculina, no verão 2016, Olivier Rousteing imaginou um homem aventureiro e coberto de signos de safári. Na passarela, algumas mulheres também desfilaram, mostrando a conexão entre os dois universos.
A Balmain de Olivier Rousteing nos tapetes vermelhos

A cantora Tyla do MET Gala 2024. Foto: Getty Images
As cantoras Beyoncé e Doja Cat, a influenciadora Kim Kardashian e as atrizes Anya-Taylor Joy, Jenna Ortega e Cate Blanchett vivem usando as criações do francês no red carpet. Em 2024, a sul-africana Tyla parou o Met Gala com um vestido rígido que parecia feito de areia, idealizado por Rousteing.
A volta da Balmain à alta-costura após 16 anos

Balmain, verão 2019 alta-costura. Foto: Getty Images
A Balmain retornou à semana de moda de alta-costura na temporada de verão 2019, após um hiato de 16 anos. No desfile, Olivier Rousteing provou que suas glamazons funcionam em todas as esferas: do pop ao máximo luxo.
A exploração de suas origens no inverno 2020

Balmain, inverno 2020. Foto: Getty Images
Nascido na França, Olivier Rousteing foi adotado, então não se conectou com sua ancestralidade até a idade adulta. “Agora, sabendo que sou metade etíope, metade somali e 100% francês, percebo que minha busca por respostas sobre o meu passado me ajudou a entender o quão feliz sou por viver neste presente, nesta Paris de novas possibilidades”, disse, em comunicado oficial. Na passarela, ele colocou elementos repaginados de suas origens.
O revival do monograma antigo da Balmain

Foto: Divulgação
No fim de 2020, Olivier Rousteing relançou o monograma clássico da casa, criado por Pierre Balmain no fim dos anos 1970. “Não é uma reformulação, mas o novo original”, definiu o estilista na época.
O desfile monumental do verão 2023

Cher e Olivier Rousteing. Foto: Getty Images
Com direito a Cher dando o pivô final, arquibancadas para todos os convidados e mais de 100 looks, o desfile de verão 2023 da Balmain foi um evento apoteótico.
Leia mais: Paris Fashion Week: Balmain, verão 2026
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



