Os principais casacos e jaquetas do próximo inverno

Do clássico sobretudo às jaquetas bikers, mostramos as tendências essenciais da temporada de inverno 2023.


Mulher loira usa jaqueta biker preta e combina com saia longa cinza e botas pretas
Foto: Edward Berthelot/Getty Images



Se você já se pegou escolhendo casacos de última hora, sem muita atenção, só uma enorme necessidade de se proteger do frio que chegou sem avisar (não sei aí, mas aqui em São Paulo é sempre assim, do nada), o inverno 2023 pode ser uma boa oportunidade para acabar com esse perrengue. No que depender dos desfiles internacionais não faltarão opções de modelos para te deixar coberta e aquecida em qualquer situação, seja lá qual for o seu estilo.

Abaixo, selecionamos oito modelos de jaqueta e de casaco para ficar de olho:

Casaco extralongo

 

Comprimentos longuíssimos, que quase tocam o chão, vieram com força nesta temporada. Elegantes, os sobretudos podem até fazer as vezes de vestido ao serem fechados – nesse caso, vale complementar com uma meia-calça, como sugeriu a Chanel em sua passarela.

Casacos acolchoados

 

Uma opção que une conforto e estilo são os casacos acolchoados, agora em diferentes comprimentos e modelagens. A Louis Vuitton, por exemplo, apostou em uma versão semelhante ao blazer, mas com efeito volumoso. Já a Hermès combinou traços do clássico trench coach com a puffer esportiva.

Casacos com ombreiras

 

Um truque fácil para deixar o look da rotina mais interessante: casacos com ombreiras. O elemento emprestado dos anos 1980 retorna para atualizar peças que já são boas conhecidas do nosso armário, como jaquetas jeans, sobretudos de lã e blazers. Das pontiagudas às discretas, existem variações que atendem a diferentes gostos: ombros arredondados, como fez Versace, podem ser uma solução para trazer o volume sem arriscar demais.

Casacos de couro

 

Esqueça a clássica jaqueta biker de couro preto. Ou melhor: adicione outras possibilidades. Nesta temporada, o tecido aparece em diferentes modelagens, cores e texturas – o tipo crocodilo (de mentira) e couro envelhecido ganham destaque. Atenção especial para as versões longas, que já vêm dando as caras nas redes sociais.

Casacos com cintura marcada

 

Referências à moda da década de 1950 apareceram com uma certa intensidade nos desfiles Milão e Paris. Nos casacos, isso se traduz principalmente na cintura marcada. De Stella McCartney à Versace, o shape é trabalhado em peças sofisticadas que remetem a um blazer alongado. O que não quer dizer que opções casuais, como o denim da Dior, ficam de fora.

Casacos peludinhos

 

Aconchego puro: os casacos peludinhos têm tudo para ser seus melhores amigos nos dias frios com suas modelagens amplas e toque confortável.

Jaqueta bomber reinventada 

 

Aparentemente a febre veio para ficar e a jaqueta bomber não vai a lugar algum. Por outro lado, o modelo com pegada esportiva, agora, ganha concorrentes, como as opções estruturadas de couro da Miu Miu (que também fez um cardigan com a modelagem volumosa da jaqueta) e da Chloé. A Valentino, por sua vez, fez sua interpretação e apresentou uma versão longa, que é meio capa meio bomber.

Jaqueta motorcycle

 

As motomamis e os motopapis, como diria a Rosalía, podem ficar relaxados: as jaquetas de motociclismo, hit no street style e recorrentes nas passarelas há algumas temporadas, continuarão em alta. Se nos desfiles modelos de uma cor, como a jaqueta vermelha da Isabel Marant, aparecem com maior frequência, nas ruas, opções com detalhes coloridos e muitos patches são as preferidas.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes