Fotos: Divulgação

ASSINE A
ELLE PREMIUM
Receba os quatro volumes impresso anuais e
acesse a ELLE View, nossa revista digital mensal.
12x
24
,99
/MÊS
/MÊS
- ASSINE NOSSA NEWSLETTER
- O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
- INSCREVA-SE AQUI
Moda
Chanel olha para desfiles dos anos 1980 e 90 em busca de emoção
Verão 2022 da maison chega em clima mais realista, focado em peças que se relacionam diretamente com suas consumidoras.
05 de October de 2021
PUBLICIDADE
Antes de chegar à sala de desfile, os convidados da Chanel passavam por uma espécie de exposição com fotos e vídeos assinados pela dupla Inez & Vinoodh. Em uma das imagens, a modelo Vivienne Rohner encara um dos fotógrafos com uma câmera em mãos. É um gesto emblemático e que, de certa forma, está bem embrenhado no imaginário da cultura pop.
Dá para lembrar de registros clássicos de Richard Avedon, Helmut Lang ou Robert Mapplethorpe. Tem também os filmes Blow Up e Prêt-à-Porter. Este último, lançado em 1994 e dirigido por Robert Altman, traz imagens de desfiles não muito diferentes das vistas na manhã desta terça-feira, 05.10, na apresentação de verão 2022 da maison francesa.
É um cenário um tanto diferente do que estamos acostumados: uma passarela elevada, rodeada por fotógrafos, que não se limitam ao pit. Em cima delas, modelos caminham quase que desordenadamente, meio juntos, com direitos a pivôs no meio do caminho (de ida e de volta), além de poses cheias de atitude e bom humor – algo bastante raro nesta temporada.
"Amava o som dos flashes disparando nos desfiles dos anos 1980, quando as modelos andavam em passarelas elevadas. Queria recapturar essa emoção", diz a diretora de criação Virginie Viard, em comunicado à imprensa. Para quem estava com saudades de espetáculos na passarela não tem o que reclamar. Numa temporada algo apática, a encenação salta aos olhos.
PUBLICIDADE
As roupas também lembram tempos que já foram e alguns dos momentos mais célebres de Lagerfeld no comando da Chanel. Os looks de underwear que abrem os desfiles, por exemplo, são referência à coleção de verão 1993, a primeira em que a etiqueta apresentou roupas debaixo. A moda praia gráfica, que marcou o verão 1994, também retorna, com direito até a recortes pélvicos. E sabe aqueles conjuntos de tweed compostos de short, top cropped e jaqueta? Reinterpretação do verão 1995.
A novidade vem no corte simplificado, nas adaptações e detalhes atuais. "Muitos maiôs em dourado e preto e branco, vestidos curtos de tweed rosa, saias em telas, jaquetas decoradas com crochê coloridos e conjuntos jeans", resume Viard.
Desde sua estreia à frente da Chanel, a estilista aposta numa moda mais pé no chão, direta e menos dependente de artifícios teatrais. Suas apresentações foram, aos poucos, eliminando os excessos, colocando o foco 100% nas roupas e numa proximidade maior entre elas e as consumidoras – sem grandes metáforas ou elucubrações estéticas. E nesse sentido, o verão 2022 é extremamente bem-sucedido.
PUBLICIDADE
Porém, quando se fala em realidade, em proximidade com a cliente, não há espaço para reducionismo. Nesta temporada, os desfiles e coleções mais relevantes foram aqueles que abriram o campo de visão e mostraram representações mais abrangentes em suas passarelas – de corpos, idades e estilos até. A lembrança dos desfiles com supermodelos cheias de atitudes é de fato emocionante, porém, sem adequações e atualizações aos tempos de hoje é só memórias e nostalgia. Moda não precisa ser necessariamente sobre o futuro, sobre o novo, basta que entenda e reflita o presente.
ELLE PREMIUM
Que a ELLE não é como as outras você já sabia, mas agora vai se surpreender ainda mais.
Nossas edições impressas estão mais premium do que nunca. Assine e receba os 4 volumes anuais, além do acesso à ELLE View, nossa revista digital mensal.
12x 24,99 + FRETE GRÁTIS
EU QUEROAssine também nossa newsletter
Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox. Inscreva-se gratuitamente.
A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.