Conheça Veronica Leoni, a nova diretora criativa da Calvin Klein

Há quase sete anos sem ninguém no cargo, a marca estadunidense indica Veronica Leoni.


Veronica Leoni na Calvin Klein
Veronica Leoni no anúncio do novo cargo. Foto: Divulgação



Veronica Leoni é a nova diretora criativa da Calvin Klein Collection, após quase sete anos da saída de Raf Simons do posto, no fim de 2018. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo. Vale falar que, em 2023, a Calvin Klein teve seu quarto trimestre mais forte da história da marca – muito por conta da campanha com o ator Jeremy Allen White, o astro de “The Bear”. O retorno da Calvin Klein Collection pode ser uma resposta a esse sucesso.

“Estou extasiada e honrada de ter a oportunidade de escrever um novo capítulo da história da Calvin Klein. Sou extremamente grata à Eva Serrano [presidente mundial da marca] por sua visão e confiança. Minha carreira foi marcada por encontros inspiradores com algumas das mulheres mais visionárias da moda, e ela é uma delas”, escreveu Veronica, em um comunicado à imprensa.

Veronica Leoni na Calvin Klein

Campanha da Quira, marca própria de Veronica Leoni. Foto: Divulgação

Veronica Leoni é uma estilista italiana, que já trabalhou em marcas como Jil Sander, Celine, Moncler e The Row – seu último emprego, onde era diretora de design. Além disso, ela mantém uma marca própria, a Quira, finalista do Prêmio LVMH em 2023. Na Calvin Klein, ela ficará responsável pelas roupas, peças íntimas e acessórios femininos e masculinos. A marca retorna à NYFW com a Calvin Klein Collection no começo do ano que vem, na temporada de inverno 2025. Durante uma maré de críticas à falta de representatividade em cargos de direção criativa nas grandes marcas, a indicação da italiana parece um acerto.

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A história da Calvin Klein

Veronica Leoni na Calvin Klein

Calvin Klein e Barry Schwartz, fundadores da etiqueta. Foto: Getty Images

A Calvin Klein foi criada em 1968 pelo estilista de mesmo nome com a ajuda de seu melhor amigo, Barry Schwartz. Klein se formou no Fashion Institute of Technology, em 1962, e trabalhou como aprendiz em uma manufatura de casacos e ternos no garment district de Nova York. No início, a marca se especializou em casacos, mas ela ficou realmente conhecida nos anos 1990 pelo jeans, pelo underwear, pelos perfumes e, claro, pelos anúncios.

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Nos anos 1970, a marca começou a desfilar seu ready-to-wear feminino, criando coleções memoráveis. Em 1980, a atriz Brooke Shields, à época com 15 anos, estrelou uma campanha polêmica da etiqueta vestindo apenas uma calça jeans, com o slogan “You want to know what comes between me and my Calvins? Nothing”. A grande sacada era entregar roupas básicas e descomplicadas, com um pé no sportswear. Seu lema era criar roupas simples, confortáveis, mas estilosas. 

Veronica Leoni na Calvin Klein

Raf Simons em sua época de diretor criativo da Calvin Klein Collection. Foto: Getty Images

A Calvin Klein foi vendida para a Phillips-Van Heusen Corp (hoje PVH Corp., o mesmo grupo da Tommy Hilfiger) em 2003, por 700 milhões de dólares. Klein se afastou da direção criativa e virou consultor de design. No seu lugar, entraram três novos estilistas: Francisco Costa, na parte feminina da Calvin Klein Collection, onde ficou por 13 anos, Italo Zucchelli, na masculina, onde ficou por 16 anos, e Ulrich Grimm, nos acessórios. 

Raf Simons virou diretor criativo da Calvin Klein em 2016. Após um período curto, mas marcante, na Dior (2012-2015), a contratação do belga foi vista como um risco. Funcionou em partes e por pouco tempo. Em dezembro de 2018, ele deixou o posto. Depois de sua saída, a marca não colocou ninguém em seu lugar, encerrou a linha Calvin Klein Collection e parou de desfilar. Até agora. 

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