Copenhagen Fashion Week: no que ficar de olho!? 

Famosa pelo street style e desfiles experimentais, a Copenhagen Fashion Week dá o start no calendário de moda internacional.


Modelo de vestido vermelho na passarela da Forza Collective durante a Copenhagen Fashion Week Inverno 2024.
Forza Collective, Inverno 2024. Foto: Getty Images



A Copenhagen Fashion Week começa nesta segunda-feira, 29.01, e segue firme até a próxima sexta-feira, 02.02, reunindo as coleções de inverno 2024 das principais marcas nórdicas. 

Durante esses cinco dias, o evento contará com 29 shows, além de talks, ativações e um dos street style mais comentados nas redes sociais. Chamado de scandi style, ele é conhecido por looks que unem minimalismo, conforto e diversão. 

Mulher com blusa cinza da Ganni.

Modelo com look da marca Ganni. Reprodução / @ganni

Nas passarelas, por sua vez, o que se espera do evento são características como maior diversidade no casting, uma preocupação atenta com sustentabilidade na produção e um quê maior de experimentação, com marcas jovens que não têm medo de se arriscar. 

A Copenhagen Fashion Week serve também como termômetro, senão uma prévia, do que veremos nas principais semanas de moda internacionais — o calendário oficial começa em Nova York (de 9 a 14.02) e encerra em Paris (de 26.02 a 5.03). 

Copenhagen Fashion Week: o que vai e o que fica

Na semana de moda que já catapultou para o mundo marcas como Cecilie Bahnsen e Ganni, veteranos como Rotate, Saks Potts e Stine Goya são destaques. 

A Ganni, que estreou na CPHFW há uma década, decidiu não participar desta temporada. Isso não significa, porém, que a marca está completamente fora do evento. No lugar de um desfile, ela vai apresentar uma exposição chamada de “Future, Talent, Fabrics”, em que sete artistas e designers dinamarqueses emergentes apresentam seus trabalhos na Nikolaj Art Gallery, um espaço adjacente à sede da Ganni.

Este é o resultado da iniciativa Fabrics of The Future, criada agora pela Ganni, e que incentiva o uso de materiais alternativos e mais responsáveis por novos designers. O projeto acontece dentro do programa de novos talentos da CPHFW que, por sua vez, foi lançado na temporada de verão 2023. 

Modelo com look branco da marca Nicklas Skovgaard.

Modelo com look da marca Nicklas Skovgaard Reprodução / @nicklasskovgaard

Quem abre a semana é Nicklas Skovgaard, estilista que leva para o evento a sua segunda coleção, após uma bem sucedida estreia na temporada passada, em que se destacou a performance teatral. Outro momento importante é a estreia da J. Lindeberg nas passarelas. A marca sueca, porém, é veterana, e está prestes a completar 30 anos. A Mfpen, por sua vez, uma marca cult de moda masculina, vai lançar opções para garotas.

Entre os novos nomes para ficar de olho, foco em Alectra Rothschild, estilista que já trabalhou em casas como Mugler, Iris van Herpen e Alexander McQueen. A sua roupa com jeito de rave já foi usada por nomes como Michèle Lamy e a cantora Arca. 

O estilista Kristofer Kongshaug, por sua vez, já trabalhou em marcas como Dior, Lanvin e Balmain. Em 2022, ele fundou a sua marca própria, a Forza Collective e, com ela, tem chamado a atenção por looks de festa mas com jeitão minimal-quase-futurista. 

Leia também: 14 looks de street style da Copenhagen Fashion Week.

 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes