Demna deixa a Balenciaga e vira diretor criativo da Gucci

Grupo Kering, detentor de ambas as marcas, anuncia que Demna sai da Balenciaga e assume a Gucci. 


Retrato de Demna
Demna deixa a Balenciaga e vira diretor criativo da Gucci Foto: Getty Images



O Grupo Kering anunciou nesta quinta-feira (13.03) que Demna sai da direção criativa da Balenciaga e assume a Gucci. A holding é detentora de ambas as marcas.

No comunicado do grupo, o estilista afirma: “Estou animado para me juntar à família Gucci. É uma honra contribuir para uma Maison que eu respeito profundamente e admiro há muito tempo. Estou ansioso para escrever junto com Stefano (CEO) e toda a equipe um novo capítulo da incrível história da Gucci.”

Leia mais: A Hollywood de Demna no pre-fall 2024 da Balenciaga

Nascido na Georgia, Demna já trabalhou nos ateliês da Louis Vuitton e Maison Margiela e cofundou a Vêtements, em 2014. No ano seguinte, ele virou diretor criativo da Balenciaga, por onde construiu uma história de uma década.
Famoso pelo estilo provocativo, o designer mistura elementos ordinários das ruas e da vida com alfaitaria afiada, experimentações tecnológicas e construções couture — ele reativou a alta-costura da Balenciaga em 2021, após 53 anos desativada.

Por lá, as vendas da Balenciaga praticamente quadruplicaram nos primeiros cinco anos de gestão, ultrapassando €1,5 bilhão em 2021. Nos primeiros cinco anos de gestão, ele praticamente quadriplicou as vendas da casa, ultrapassando 1,5 bilhão de euros em 2021. Agora, a esperança é a de que sua chegada a Gucci reverta a queda de 46% dos lucros da grife italiana no ano passado.

Leia mais: O que a saída de Sabato de Sarno da Gucci indica sobre a moda? 

“A contribuição de Demna para a indústria, para a Balenciaga e para o sucesso do Grupo tem sido extraordinária. Seu poder criativo é exatamente o que a Gucci precisa”, afirmou François-Henri Pinault, Presidente e CEO da Kering.

A última apresentação de Demna para a Balenciaga será o desfile de alta-costura em julho. Depois, ele assume oficialmente a Gucci, mas uma data para o desfile de estreia ainda não está definida — é esperado que seja já na próxima temporada, em setembro.

Leia também: Sabato de Sarno deixa a direção criativa da Gucci

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes