Em Roma, Valentino desfila alta-costura na escadaria da Piazza di Spagna
Foto: Getty Images
PUBLICIDADE

A alta costura é notoriamente conhecida por apresentar roupas de festa, tanto pelos preços astronômicos praticados quanto pelas técnicas de artesanato precisas e que, no fundo, requerem uma ocasião especial para serem usadas. Nos últimos anos, no entanto, alguns estilistas estão buscando trazer essa imagem para o dia a dia, criando peças mais simples na estética, mas que ainda carregam o feito à mão da couture.

O minimalismo de Pierpaolo Piccioli, que já deu as caras em várias coleções da Valentino, de alta-costura ou prêt-à-porter, no entanto, ficou um pouco de lado no desfile apresentado nesta sexta-feira, 08.07, em Roma. Fora do calendário oficial da couture, que rolou dos dias 4 a 7, em Paris, a maison levou convidados para Roma, mais especificamente para Piazza di Spagna, para mostrar as criações do ateliê da marca com sede na capital italiana. Há, sim, peças de alfaiataria aparentemente mais simples, como as calças amplas, os trench-coats e as camisas fininhas, mas o que realmente chama a atenção são os trabalhos manuais precisos em vestidos exuberantes para a noite – como a alta-costura costuma ser.

Foto: Getty Images

A ideia por trás da coleção era “tornar central o que antes era periférico, que transforma em protagonistas aqueles que, outrora, não foram sequer coadjuvantes, que busca glamour no que é imperfeito e distante do cânone”, como explicado no texto divulgado momentos antes do desfile. Esses conceitos vêm disfarçados – muito bem, é verdade – em um desfile colorido e cheio de vida e detalhes para se olhar com atenção, como as penas que decoram tornozelos, os laços que adicionam mais uma cor à looks de saia armada e camisa transparente e os bordados em vestidinhos curtos e volumosos.

PUBLICIDADE

A imagem das modelos descendo a escadaria icônica da praça e caminhando até chegar em uma passarela igualmente gigante é de tirar o fôlego, assim como os looks criados a partir da dicotomia de cores contrastantes por Piccioli. Lilás com verde, laranja com rosa, amarelo com roxo, prateado com fúcsia, o estilista cria harmonia com facilidade mesmo misturando peças de tons tão vibrantes.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.