Fashion Futures: premiação do Instituto C&A chega à 2ª edição
Inscrições para o prêmio que visa reconhecer, fortalecer e dar visibilidade a profissionais e projetos comprometidos com um futuro melhor da moda já estão abertas.
CONTEÚDO APRESENTADO POR C&A
Atenção, criativos, visionários e profissionais da moda em geral: já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Fashion Futures, a premiação bianual do Instituto C&A. “Queremos reconhecer, reunir e mobilizar os atores-chave da indústria que, com seus projetos e ações, desenvolvem soluções para os impactos socioambientais negativos sob a perspectiva da moda do amanhã”, diz Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A.
Criada em 2021 com o objetivo de incentivar, apoiar e promover transformações no mercado e na indústria de moda, a iniciativa conta agora com novas categorias para melhor refletir a realidade e diferentes áreas de atuação. Ao todo, elas são sete, e foram divididas em três grupos: investir, conectar e reconhecer.
O primeiro deles é composto de duas categorias. Uma é Projetos sociais, advocacy e políticas públicas. Ela é dedicada aos projetos que mobilizam comunidades por meio de ações que conectem moda à responsabilidade social e ambiental. A organização vencedora será premiada com 50 mil reais.
Na outra, Desfiles ou Fashion Film, o foco são os trabalhos de audiovisual, um dos setores mais presentes e fundamentais na moda de agora. Além do prêmio, a marca ou designer ganhador poderá assinar um contrato com o Instituto no valor de 20 mil reais para uma produção conjunta.
Já as categorias do grupo Conectar são: Marca para inclusão e redução de desigualdades, Marca com impacto ambiental positivo, Novos materiais, inovação e combate a mudanças climáticas (para universidades ou pesquisadores responsáveis por novas iniciativas e soluções sustentáveis para a cadeia de produção de moda) e Economia Circular (para ações em prol do consumo circular, como revenda, upcycling e reciclagem).
O intuito desse segundo pilar é promover trocas, potencializar transformações e ampliar o alcance de pequenas marcas e profissionais independentes para além de suas bolhas e nichos. Em outras palavras, é sobre estabelecer relações capazes de dar tração e sustentabilidade financeira aos seus negócios. Para tanto, os vencedores poderão se conectar com a área de ASG e com a cadeia de valor da C&A e de parceiros por meio de possíveis colaborações, testes e projetos.
As inscrições para as categorias dos grupos Investir e Conectar ficam abertas entre os dias 07 e 21 de novembro no site do Fashion Futures.
Por fim, no eixo Reconhecer, o Instituto C&A irá homenagear uma personalidade que tem se destacado dentro do ecossistema da moda. Daí o nome da categoria: Personalidade Fashion Futures do Ano. Diferentemente das demais, esta não está disponível para inscrições do público. A ganhadora será escolhida a partir de um processo de duas etapas. A primeira é a indicação orgânica, feita por comentários em um post no perfil do Instituto no Instagram. Os dez nomes mais citados serão, então, submetidos à banca de avaliação para definição dos três finalistas e do vencedor.
Fazem parte da banca avaliadora: Maria Prata, jornalista e diretora de conteúdo do Iguatemi; Fernanda Simon, do Fashion Revolution; Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A; Luigi Torre, diretor de moda da revista ELLE; Camila Zelezoglo, da Abit; João Souza, diretor Comercial e de Produtos do Feminino da C&A; Cyntia Kasai, gerente-sênior de ASG da C&A, e outros.
Para mais informações sobre a segunda edição do prêmio Fashion Futures, acesse: institutocea.org.br/fashionfutures.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes