Filmes e séries sobre estilistas ganham as telas: quais assistir já e por quê

De trás para frente das câmeras: os estilistas saem dos bastidores da moda para ganhar os holofotes no cinema e na televisão. Listamos filmes e séries sobre estilistas que você precisa ver já.


gabrielle chanel, interpretada por juliette binoche, na série "The New Look".
Gabrielle Chanel, interpretada por Juliette Binoche, na série "The New Look". Foto: Divulgação/IMdB



Aparentemente, depois de zumbis, vampiros, paranormalidades e do fascínio por refazer ou retomar séries antigas, a nova moda das plataformas de streaming é fazer conteúdos sobre… Moda. Ou, para sermos específicos, sobre os nomes por trás das maiores marcas da atualidade. Se reparar bem, séries sobre estilistas não param de surgir. 

Cristóbal Balenciaga chegou em janeiro ao Star+ com uma série homônima de 6 episódios. O couturier também aparece em The New Look, lançada no dia 14 de fevereiro na Apple TV+. A produção resgata a forma como os principais players da alta-costura – pense em Chanel, Christian Dior, Pierre Balmain e seus contemporâneos – navegaram o período da segunda guerra mundial e o que veio depois dele.

séries sobre estilistas e the new look: explora década de 50 sob a ótica de estilistas como dior, chanel e balenciga

The New Look reúne personagens célebres da moda. Foto: Divulgação/IMdB

Em breve, John Galliano chegará ao Mubi, plataforma focada em obras cult e independentes, com o documentário High & Low, que acompanha sua trajetória desde a formatura na Central Saint Martins, em Londres, à sua passagem e demissão da Dior e chegada na Maison Margiela. 

LEIA TAMBÉM: 7 documentários de moda para assistir já no streaming

Mas por que estilistas têm ganhado um título para chamar de seu no cinema ou na televisão?

Anos atrás, se você pedisse indicações de programas de moda para assistir, provavelmente as respostas seria America’s Next Top Model, Project Runway ou semelhantes. “No entanto, os reality shows perderam sentido e, portanto, ibope”, diz a pesquisadora de tendências e coolhunter Natália Fialho.

“Agora parece mais interessante e aspiracional acompanharmos biografias de ícones da moda. São histórias de pessoas extraordinárias, à frente de seus tempos”, continua Natália. Num mundo conectado, onde todos podem ter seus 15 minutos de fama nas redes sociais, são esses tipos de narrativas  que entretém e proporcionam algum escape da realidade. 

Basta olhar para os sucessos das plataformas de streaming para tirar a prova. Boa parte deles são baseados em histórias reais: The Crown, Inventando Anna, Griselda – todos da Netflix. 

séries sobre estilistas surgem após boom de títulos sobre figuras históricas como the crown

Séries sobre estilistas surgem após boom de títulos baseados em figuras históricas como The Crown. Foto: Divulgação

A cultura do espetáculo ainda é responsável por potencializar o papel da celebridade. E alguns estilistas não são apenas criadores de roupas, mas pessoas que alimentam nosso interesse por sua intimidade – alguns são verdadeiras estrelas, vide Tom Ford e Karl Lagerfeld (que será interpretado por Jared Leto em sua cinebiografia já em produção).

Ao Business of Fashion,  a apresentadora e crítica de moda Caryn Franklin defende que essas séries, apesar da boa fotografia e material histórico, cativam por simplesmente aguçar nossa curiosidade inata e interesse pela fofoca.

“É claro que iremos assistir esses lançamentos pela interação humana e pela representação dos altos e baixos de um tipo de sucesso que poucos de nós conhecemos. Mas também adoramos a excitação dos tablóides”, disse ela. 

As séries sobre estilistas e futuros filmes chegam em um momento fortuito, porém calculado. Exposições focadas nas histórias de grandes nomes da moda já se mostraram um sucesso de bilheteria em museus internacionais.

No Victoria & Albert Museum, em Londres, os ingressos para “Gabrielle Chanel – Fashion Manifesto” esgotaram meses antes da finalização da mostra, que segue até o dia 10 de março. Buscas, menções e interesse por certas marcas e criadores nas redes sociais também são levadas em conta. Bem como notícias polêmicas dignas de manchete de jornal.

Todos esses aspectos indicam a existência de uma hipermoda. Trata-se de um fenômeno de extrapolamento da moda para além da sua própria indústria. “Hoje, o sistema da moda está em todas as esferas. Ela participa de tudo no que for para aumentar sua audiência”, comenta Márcia Borges, professora e pesquisadora de moda com foco em comportamentos sociais. 

“A moda se torna importante para o entretenimento, o turismo e as artes. O vestuário vira apenas uma parte de seu mecanismo. Ou seja, ela passa a encontrar potencial capital em todos os lugares”, continua a professora.

Abaixo, uma lista de filmes e séries sobre estilistas disponíveis atualmente nas plataformas de streaming. 

Série: The New Look, primeira temporada, na Apple TV +

Série: Cristóbal Balenciaga, na Disney+ 

Série: Halston, na Netflix

Documentário: Alexander McQueen, no Telecine

Documentário: McQueen, o visionário da moda, na Amazon Prime

Filme: Coco antes de Chanel, compra avulsa na Apple TV

Filme: Saint Laurent, na Amazon Prime

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes