JW Anderson, verão 2025 masculino 

Jonathan Anderson convida a um cochilo, piscando os olhos entre o sonho e a realidade, com desfile de verão 2025 masculino da JW Anderson.


Modelo desfila camisa com detalhes acetinados e coloridos da coleção de verão 2025 da JW Anderson.
JW Anderson, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images



O estilista irlandês Jonathan Anderson encerrou o terceiro dia da semana de moda de Milão (16.06) com a apresentação da coleção masculina de verão 2025 de sua marca própria, a JW Anderson. Com ela, convidou os espectadores a uma soneca, ou melhor, a refletirem sobre a ideia do que é sonho e o que é realidade. 

Começou pelo convite, uma camiseta com a expressão “real sleep”. A hora e o local do desfile também incentivava o descanso: pouco antes do anoitecer na cidade italiana (o sol se pôs por volta das 21h). A passarela estava decorada por lâmpadas incandescentes amarelas de luz baixa. 

Modelo com casaco acetinado e matelassado da coleção de verão 2025 de JW Anderson.

JW Anderson, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images

Modelo com jaqueta bomber verde de lã na apresentação da coleção de verão 2025 da JW Anderson.

JW Anderson, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images

Leia mais: O inverno 2024 da JW Anderson.

Outra curiosidade: o desfile da JW Anderson aconteceu horas depois da Prada, onde o argumento temático foi semelhante. Miuccia Prada e Raf Simons apresentaram looks cheios de jogos com os olhos, questionando também o que é real e irreal e encorajando o público a enxergar de perto para sacar a verdade. 

Com Jonathan Anderson, no entanto, não é necessário lupa. Se o casaco é a peça principal da sua pesquisa nesta estação, a dimensão ampliada ajuda a entender tudo de cara. O primeiro blusão, por exemplo, cobre o corpo como um edredom acetinado e matelassado. Depois, vem o colete-vestido com jeito de casulo e, então, a bomber giga de trama aberta, a ponto de se ver o fio e sentir fácil a proposta de conforto. 

Modelo com camiseta escrito Real Sleep na passarela da apresentação de verão 2025 da JW Anderson.

JW Anderson, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images

Junto com o relaxamento, chega o sonho. E uma série de tricôs remetem às fachadas das casas inglesas geminadas, de estilo georgiano, deixando nossa imaginação pensar em um Peter Pan prestes a invadir aquelas janelas. As proporções das roupas nos lembram uma criança, que experimenta a roupa dos pais. A trilha sonora, uma versão em piano do hit eletrônico “Better off alone”, toca como se fosse música de ninar. 

 Após o desfile, ao lado dos jornalistas, Jonathan Anderson afirmou que ele segue experimentando com a sua marca própria e, nesta temporada, testando principalmente como mudou a maneira do homem se vestir nos últimos anos. Daí que o mundo dos sonhos, a fantasia, funciona aqui como um paralelo para ideias menos rígidas e mais inusitadas de roupas para eles. 

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Por isso, os casacos e as bermudas ganham babados de estilo vitoriano no pescoço e nas pernas. O trench coat tem um excesso de tecido nas costas, que lembra uma capa, e as blusas emborrachadas têm mangas arredondadas que poderiam ter saído de uma fábula. Existem também misturas surpreendentes de materiais, como a renda com silicone, e brincadeiras com nossas memórias visuais, como a gravata enorme e os tecidos que caem do pescoço feito balões estourados. 

A parte mais interessante é que as viagens que Jonathan Anderson faz com várias referências acabam por criar produtos possíveis. Um dos exemplos é a parceria com a Guinness, famosa cervejaria irlandesa. A marca é dona de uma propaganda antiga e querida no país, com uma versão do clássico infantil “Brilha, brilha, estrelinha”, escrito em 1800, pela poeta Jane Taylor. 

Colaboração entre Guinness e JW Anderson na coleção de verão 2025.

JW Anderson, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images

Modelo com blusa volumosa em tom de rosa claro da coleção de verão 2025 da JW Anderson.

JW Anderson, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images

“Chuckle, chuckle, through the night, You are such a cheerful sight. Up above the world so high, Like a Guinness in the sky”, toca o jingle da empresa. Na coleção, o logo da cervejaria é trabalhado com pérolas em um moletom, e está ao lado do desenho da lua presente no anúncio original. 

Outro grande destaque é a nova bolsa loafer, que dá as caras já prometendo ser hit. Ela tem uma tira de couro, assim como a do icônico penny loafer, o mocassim original. 

E aqui vale a história: chamado originalmente de weejun (variação da palavra norwegian), o mocassim surgiu na década de 1930, nas mãos do americano G.H. Bass, inspirado nos sapatos de pescadores noruegueses. 

Detalhe da bolsa loafer de Jonathan Anderson.

JW Anderson, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images

Item fundamental do estilo preppy, com seu jeito entre o clássico e o descontraído, o mocassim virou penny loafer porque a tal da tira de couro que fica na parte de cima tem o tamanho exato de uma moeda de um centavo. 

Nas mãos de Jonathan Anderson esse modelo tão tradicional do vestuário masculino vira bolsinha de mão. Mais do que um cochilo, o estilista aposta mesmo é no sonho que vira realidade, aquele onde, enfim, é possível se permitir mais com a roupa, tirando o garoto livre de dentro do homem. 

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