Law Roach declara sua aposentadoria. Mas seria esta sua decisão final?
O stylist relata que "falsas narrativas" da indústria o levaram à decisão. Seguidores e amigos próximos rebatem e pedem pela continuidade de sua carreira, marcada sobretudo pelos trabalhos com Zendaya e Céline Dion.
“Aposentado”. Foi com uma imagem desta palavra, compartilhada no Instagram na noite desta última terça-feira (16.03), que Law Roach anunciou a sua aposentadoria. Na legenda, o stylist, celebrado sobretudo pelo trabalho com Zendaya, revelou que a decisão ocorreu pelas “mentiras e falsas narrativas” da indústria em que está inserido.
“Meu copo está vazio. Obrigado a todos que apoiaram a mim e a minha carreira nesses anos. A cada pessoa que confiou a mim a sua imagem, sou muito grato por você. Se esse negócio fosse apenas sobre roupas, eu o faria pelo resto da minha vida, mas infelizmente não é. As políticas, as mentiras e as falsas narrativas finalmente me pegaram. Vocês venceram. Estou fora”, escreveu.
O relato provocou diferentes reações em seus seguidores – muitos deles, amigos pessoais e colegas profissionais. Enquanto alguns o desejaram sorte e salientaram que ele deveria priorizar sua saúde mental, outros, como Naomi Campbell, pediram para que ele persistisse. “Eu não vou deixar! Nós não desistimos, nós nos empenhamos com tudo”, rebateu a supermodelo. “Se aposente do drama, mas não da moda. A beleza e a criatividade sempre vencem. Amo você”, acrescentou a stylist Denna Giannini.
As respostas à publicação, bem como o tom de desabafo, deixam dúvidas sobre a decisão. Será que é definitivo ou não? Duas noites antes, no domingo (12.03), Law vestiu quatro celebridades para a festa pós-Oscar da Vanity Fair, entre elas Megan Thee Stallion e Hunter Schafer. Ou seja, estava na ativa.
No entanto, algo que não deixará dúvidas, se a decisão for consolidada, é sua precocidade. Law Roach não é exatamente novo na indústria: sua jornada começou em 2009, mas ganhou notoriedade principalmente nos seis últimos anos. Além da célebre parceria com Zendaya, o stylist (ou arquiteto de imagem, como prefere ser chamado) chamou atenção por transformar o visual de Céline Dion e, posteriormente, o da estrela do Tik Tok Addison Rae. Em 2016, chegou às televisões como jurado da 23ª temporada do programa America’s Next Top Model.
Assim como seus feitos, sua representatividade também é simbólica. “Todo meu trabalho é baseado nisso. Existem muitos meninos negros que nunca se veem representados na moda e não sabem que podem criar um negócio de sucesso. Quero mostrar às pessoas que um homem negro pode chegar a um certo nível sem ser, necessariamente, um jogador de basquete ou, sei lá, um rapper. Nós também existimos na moda, na arte, na política”, declarou em entrevista à Lelê Santana para a Elle View de novembro de 2021. Em 2017, Roach foi o primeiro designer negro a estrelar a edição anual “Stylists & Stars” da The Hollywood Reporter, capa para o qual voltou quatro anos depois, quando foi considerado o stylist do ano pela revista. No ano passado, ganhou o prêmio de mesmo título no CDFA Awards, a premiação do conselho estadunidense de moda e design. Uma carreira de inegável impacto, que merece ser continuada.
Atualização:
Na noite da quarta-feira (15.06), Roach se apresentou no desfile da Hugo Boss em Miami e, na ocasião, esclareceu mais detalhes sobre sua aposentadoria. Em entrevista à Vogue USA antes de caminhar pela passarela, o stylist declarou que não abandonará a carreira na moda por completo, mas deixará de trabalhar com celebridades. “Eu amo a moda, eu amo a indústria e amo ser criativo. Estou me aposentando somente da parte de estilizar celebridades, de servir e estar à serviço de outras pessoas”, disse.
Law ainda adicionou estar agradecido pelas respostas de carinho recebidas em sua publicação sobre a aposentadoria, algo que funcionou, para ele, como uma virada de chave. “Eu fiz tudo que eu queria fazer nesta carreira. Eu recebi os prêmios, os elogios e eu mudei a vida das pessoas. Eu apenas sinto que já fiz o bastante, sabe? O post do Instagram não foi um golpe de marketing. Eu só estava me dando a permissão de dizer a mim mesmo ‘está tudo bem, você pode fazer outra coisa'”.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes