Além do Samba: 4 modelos de tênis que estão de volta às ruas
Puma Palermo, Nike Air Rift e outros modelos de tênis estão tão cobiçados quanto o Samba da Adidas
Às vezes, parece que não existem outros modelos de tênis. Para onde você olha, lá está um Samba. Originalmente chuteira, o tênis lançado em 1950 pela Adidas vive nova fase, em diferentes cores e reinterpretado nas mais diversas parcerias. Exemplo recente é a versão prateada com detalhes de renda assinada pela designer britânica Grace Wales Bonner, que esgotou horas depois de ir ao ar.
Mas este não é o único desejo atual das fashionistas: oções históricas estão virando objeto de disputa entre insiders, que varrem brechós e lojas de second-hand atrás de uma versão para chamar de sua. Apresentamos quatro pares que estão bombando nas redes, com alta procura. Para a nossa sorte, alguns deles foram recentemente relançados. Olha só:
Onitsuka tiger Mexico 66
Não é exagero dizer que o Mexico 66, da Onitsuka Tiger, está quase empatando com o Samba, no quesito desejo. Adotado por celebridades como Kaia Gerber e Hailey Bieber, este é um dos modelos de tênis mais simbólicos da marca japonesa. Afinal, uma versão sua foi usada por Bruce Lee no filme Jogo da Morte, enquanto que a atriz Uma Thurman imortalizou esta exata versão, amarela e preta, em Kill Bill. A empresa, no entanto, não está presente oficialmente no Brasil.
Leia também: 10 tênis favoritos da redação
Puma Palermo
A Puma trouxe de volta a silhueta Palermo, um sucesso na década de 1980, principalmente entre os fãs de futebol. Inspirado na cidade italiana que dá seu nome, o modelo fez um buzz recente ao aparecer nas produções da modelo Emily Ratajkowski. Felizmente, ele está disponível no Brasil, nas combinações de azul e branco, verde e rosa, azul e laranja, lá no site oficial da marca.
Nike Air Rift
Lançado em 1996, o Nike Air Rift chama a atenção pelo corpo enxuto, mais próximo do formato dos pés. Acontece que o modelo de tênis foi inspirado nos corredores barefoot do Quênia, conhecidos por correrem descalços, para otimizar a prática. Relançado há oito anos, o item, porém, foi para além da performance e caiu nas graças dos amantes de moda. Difícil de achar, uma boa dica é garantir o seu quando estiver nos Estados Unidos ou Japão – inclusive, este é o país de origem da Tabi, silhueta onde existe essa separação entre os dedos.
Adidas Box Hog – e outros tênis de boxe
Eles vêm das quadras, mas também dos ringues. Outros modelos de tênis que estão vivendo um momento de auge são os originalmente desenvolvidos para o boxe, como o Adidas Box Hog. Criado na década de 1960, o sapato se alonga na perna, para dar suporte ao lutador, e aparece em versões de cano médio e alto. Usadas de forma casual, elas se confundem com botas. Daí vale pensar em combiná-las com saias e vestidos de comprimento curto para brincar com as proporções, como fez a influenciadora Camelia Farhoodi, na foto acima. O Box Hog já está em sua terceira evolução, por enquanto esgotada no Brasil.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes