O verão 2023 da ZEGNA captura o zeitgeist da alfaiataria contemporânea e já chegou ao Brasil!

Desfilada no Oasi ZEGNA, em Trivero, a coleção assinada por Alessandro Sartori comprova a simbiose perfeita entre as peças da grife e seu projeto de preservação florestal.





CONTEÚDO APRESENTADO POR ZEGNA

A missão de Alessandro Sartori não é das mais simples. De acordo com o diretor criativo da ZEGNA, seu trabalho em frente à grife é o de manter-se sempre com um mesmo questionamento em mente: “o que vem a seguir para a alfaiataria?”

Na reportagem “Suit up!” da mais recente edição da ELLE Men, tentamos solucionar esse mistério e, obviamente, algumas das respostas mais contundentes estão na coleção de verão 2023 da marca capitaneada por ele.

 

CENÁRIO IMPONENTE

Durante aquela temporada da Semana de Moda Masculina de Milão, o estilista deslocou imprensa e convidados em 120 quilômetros para longe da cidade onde acontece oficialmente o evento.

Em Trivero, o público do desfile conheceu o moinho fundado em 1910 pelo próprio Ermenegildo Zegna. Os 100 quilômetros quadrados de preservação florestal que circundam este prédio também pertencem e são mantidos pelos herdeiros do patrono da etiqueta, que batizaram o território de Oasi ZEGNA.

 

ZEGNA lookbook02

 

MODA FASCINANTE

O sol de fim de tarde, que batia amarelado na passarela a céu aberto, foi o cenário perfeito para a apresentação dessa coleção que captura com maestria o zeitgeist da alfaiataria atual. “A ideia é usar o nosso artesanato como uma ferramenta progressiva”, explica o estilista responsável pelo espetáculo.

No shape

“Experimentamos formas mais leves e acabamentos que dão a esses shapes um novo aspecto. Trata-se de uma nova silhueta que expande a linguagem da ZEGNA, ao mesmo tempo em que solidifica o seu espaço no guarda-roupa masculino contemporâneo”, continua.

Ou seja, ainda que o resultado dos looks desfilados tenha uma aparência moderna, um olhar mais atento percebe facilmente que cada uma das peças ali dispostas tinha a alfaiataria como ponto de partida.

Na superfície

Estamos falando de modelagens tradicionais que ganharam novos recortes e ficaram mais soltas. Os itens mais tradicionais, por sua vez, também foram reinterpretados.

Em tecidos tecnológicos e ultrapremium – caso da fibra Oasi Cashmere, novidade da ZEGNA para 2023 –, eles desenhavam looks que honram o histórico da grife e dialogam com a moda do momento.

Na paleta

Isso sem falar na deslumbrante cartela de cores que espelhava tons encontrados em detalhes dos arredores: o ameixa queimado e acinzentado dos telhados, o terracota quente e escuro dos tijolos, o amarelo esverdeado brilhante das folhas iluminadas pelo sol na copa das árvores…

 

TOQUE DE POESIA

Cada um dos elementos da coleção de Sartori corroborava para uma leitura poética sobre a relação entre o verão 2023 da ZEGNA e o Oasi ZEGNA – claramente, uma coisa depende intrinsecamente da outra. E agora esse universo acaba de desembarcar nas lojas da marca no Brasil. 

ZEGNA stitch01

P.S.: Aos fãs dos sneakers Triple Stitch da ZEGNA, um aviso importante. Novas versões da colaboração da grife com o designer Daniel Bailey também fazem parte desta coleção!

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes