Como usar meias para tirar seu look do básico

Meia 3/4, 7/8, coloridas, de renda... Com atenção especial, até a clássica meia branca pode deixar uma produção mais interessante. A seguir, compilamos dicas e truques com o acessório.


Oito sugestões de como usar meias muito além do básico: veja como incorporar a meia branca, colorida, 7/8, 3/4 e muitas outras para elevar o visual
Fotos: Getty Images



Se você costuma colocar suas meias no modo automático, talvez possa se interessar por esta matéria. É que o acessório pode fazer toda a diferença no seu visual. Então, em vez de deixá-las imperceptíveis, dê uma atenção especial a elas. Quer dicas? Abaixo, mostramos como os principais modelos disponíveis no mercado podem ajudar na sua produção.

A mais tradicional das tradicionais: a meia branca

Quase todo mundo é dono de um par de meias brancas. Apesar da versatilidade, o modelo foi mal olhado por muito tempo. Pois bem, não mais. E pode agradecer o retorno da moda dos anos 1980, 1990 e 2000. Com tênis, elas amarram o mood esportivo com gostinho retrô. Com sapatilhas, mocassins e calçados menos casuais, dão aquele bem-vindo contraste surpreendente, meio fora do lugar. Como se, ao bater os olhos, pensássemos que elas nem deveriam estar ali – a proposta é justamente essa.

Meia com salto

O fator surpresa funciona especialmente bem com sandálias de salto alto, principalmente as abertas. Para quem está a fim de ousadia, a dica é ir na mistura de cores – vale usar tons complementares ao  calçado e até padronagens. Para quem não se sente tão confortável, pode ir de combo monocromático que não tem erro.

Nem lá em cima, nem lá embaixo: meia ¾

Um pouco abaixo do joelho, a meia ¾ raramente passa despercebida e ganha ainda mais destaque quando combinada a comprimentos míni. A dupla de meia comprida e roupa curta, aliás, é ótima para os dias de meia-estação, em que faz frio um hora e calor na outra, sabe? Além do modo convencional, esticado, dá para usá-las encolhidas, com efeito parecido ao da polaina. Vale lembrar também do inverno 2022 da Miu Miu, que trouxe o modelo combinado a roupas de comprimento mídi. Proposta que se repetiu no inverno 2023 da Dior.

Lá em cima: meia ⅞

Quer deixar uma roupa com fenda mais descolada? Meia ⅞. O modelo, que vai até o meio da coxa, é perfeito para aumentar o grau de sensualidade ou apenas para tirar o look do óbvio. O acessório também é essencial ao estilo preppy, bem em alta no momento, ao lado de uma camisa social e saia de pregas, bem colegial. Para não deixar o visual tão literal, aposte sem medo em sapatos pesados ou casacos volumosos, e pronto.

Meia com meia

Para deixar a tradicional meia-calça preta menos tradicional, a sobreposição de outra meia mais curta é ideal. Pode ser como Hailey Bieber, com uma branca básica, fazer um jogo de tom sobre tom ou brincar com diferentes comprimentos. Possibilidades não faltam. É só soltar a criatividade.

Meias coloridas

Falando em cores, se depender da Miu Miu (ela de novo!), o inverno 2023 será mais vibrante com a adição de meias-calças coloridas. Em laranja, verde ou roxo, o acessório apareceu combinado a hot pants ou sozinho, como se fossem calças, sem nada por cimas. Mas se a intenção é apenas ter um ponto colorido, os modelos convencionais já dão conta do recado. Tavi Gevinson, por exemplo, combinou um minivestido preto com sandália e meias roxas. E tem quem use as versões coloridas com chinelo e blazer ou até mesmo com calças jeans – nesse caso, dobrar a barra ajuda a dar destaque.

Meias de renda

Outra promessa para o inverno são as meias de renda. A Chanel trouxe o acessório em seu último desfile na semana de moda de Paris. Por lá, ele veio em branco ou preto, bem no mood clássico da marca. Na temporada anterior, a de verão 2023, Nensi Dojaka apresentou uma versão nada comum, na qual somente uma das pernas era decorada com textura.

Meias com estampas, texturas, bordados e mais um tudo

Se só renda ou cor não forem o suficiente, pode relaxar. Hoje, o mercado é bem aquecido e rola encontrar de tudo um pouco: estampas (das listradas às mais criativas e elaboradas), textura (alô, paetê e pelinhos!), aplicações, babados ou todos esses elementos em uma peça só. Essas meias roubam a cena – discretos não são bem-vindos – e transformam até as produções mais sérias.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes