Pierpaolo Piccioli deixa a Valentino

Na direção criativa desde 2016 e há mais de 25 anos na Valentino, o estilista anunciou nesta sexta-feira (22.03) sua saída da casa.


Pierpaolo Piccioli sai da Valentino
Pierpaolo Piccioli, na passarela da Valentino inverno 2024 Getty Images



modelo no desfile de inverno 2022 da Valentino.

Famosa pelo vermelho, Pierpaolo Piccioli inseriu o rosa total no universo da marca, em 2022

É o fim de uma era. Há 25 anos na Valentino, o estilista Pierpaolo Piccioli, que fez duo com Maria Grazia Chiuri (hoje na Dior) na direção criativa durante oito anos, e assumiu sozinho o posto mais alto da casa em 2016, anunciou hoje (22.03) sua saída de uma das maisons mais tradicionais da moda italiana.

No anúncio oficial divulgado à imprensa, o CEO, Jacopo Venturini, agradece Picciolo pela “sua visão, comprometimento e criatividade”. Rachid Mohamed Rachid, chairman da marca, segue na mesma linha, destacando sua “contribuição ao longo desses 25 anos”: “Estendemos nossa mais profunda gratidão a Pierpaolo por ter escrito um importante capítulo na história da Maison Valentino.”

Valentino: a nova dança das cadeiras

Famoso pela sensibilidade e talento, Pierpaolo Piccioli, que entrou na Valentino em 1999, divulgou no seu Instagram pessoal uma foto de despedida, com a equipe da marca e um texto em que narra um pouco da sua bonita jornada: “Nem todas as histórias têm um começou ou um fim, algumas são uma espécie de presente eterno que brilha tanto que não produz nenhuma sombra. Eu estive nesta companhia por 25 anos, e por 25 anos, existi e vivi com as pessoas que teceram as tramas desta linda história que é minha e nossa”.

Leia mais:
Paris Fashion Week: Valentino inverno 2024

Modelo com vestido transparente na passarela da coleção de inverno 2024 da Valentino.

Inverno 2024 da Valentino: o último de Pierpaolo Piccioli

E continua, agradecendo equipe e direção da marca. “Tudo existiu e existe graças às pessoas que conheci, com quem trabalhei, com quem compartilhei sonhos e criei beleza, com quem construí algo que pertence a todos e que permanece imutável e tangível. Esse patrimônio de amor, sonhos, beleza e humanidade, eu o carrego comigo, hoje e sempre. Esta é a beleza que criamos: vida, esperança, oportunidade e gratidão, e meu povo, meu coração e o amor que lhe dá todas as possibilidades do mundo, especialmente aquelas que você não poderia imaginar sozinho. Graças ao Sr. Valentino e a Giancarlo Giammetti, que me abençoaram com sua confiança, graças a cada pessoa que tornou isso possível de uma forma ou de outra, foi um privilégio e uma honra compartilhar minha jornada e meus sonhos com vocês.”

Leia mais:
Game of Thrones: a dança das cadeiras na moda

A Valentino ainda não divulgou quem substituirá o estilista, tampouco Pierpaolo se pronunciou sobre seus próximos passos. Nesta mesma semana, o belga Dries van Noten foi outro a se despedir da moda, anunciou sua aposentadoria.

Leia mais:
A trajetória de Pierpaolo Piccioli: da dupla com Maria Grazia Chiuri ao voo solo na Valentino

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes