Moda

Princesa Diana: lições de estilo de um ícone atemporal

Uma das personagens mais esperadas de The Crown, Lady Di brilha na quarta temporada da série da Netflix. Relembre algumas características marcantes do seu estilo icônico que seguem sendo referência mesmo mais de duas décadas após a sua morte.

PUBLICIDADE

Em 1980, boa parte do mundo colocou os olhos sob Diana Spencer e nunca mais tirou. Seu casamento com príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, foi apenas o início de uma série de eventos relacionados a Lady Di que viriam a ser acompanhadas de perto (até demais) por bilhões de pessoas. Não é à toa que a 4ª temporada de The Crown vem sendo uma das mais comentadas mesmo antes do seu lançamento, neste domingo (15.11).

Com Emma Corrin no papel da princesa Diana, os novos capítulos da série da Netflix mostram o relacionamento tumultuado dos pais de William e Harry e o enorme frisson causado por Lady Di como figura carismática. É claro que o figurino, um dos pontos altos de The Crown desde a sua estreia, também chama a atenção. Isso porque a "princesa do povo" sempre se comunicou de maneira brilhante por meio de suas roupas e rapidamente se tornou um ícone fashion global.

É inegável que, ainda hoje, mais de duas décadas após a sua trágica morte, seu estilo segue sendo referência no mundo todo. Reunimos aqui alguns aspectos marcantes do guarda-roupa da princesa Diana que inspiram multidões e valem a pena ser seguidos.

Lady Di e seus looks monocromáticos

\u200bPrincesa Diana usa sapatos e bolsa no mesmo tom de azul do vestido em visita \u00e0 Australia em 1996.

A princesa Diana era fã de sapatos e bolsas seguindo a cor do vestido

Tim Graham / Getty Images

Diana adorava montar looks totalmente monocromáticos – incluindo sapatos, bolsas e, algumas vezes, até joias na mesma cor do vestido. Isso valia tanto para roupas lisas, quanto para composições com estampas, mas era forte principalmente em eventos de gala.

Essa é uma tendência que costuma ir e voltar à moda, mas que nunca desaparece completamente. O estilo é perfeito para quem busca um visual elegante com um toque de modernidade, principalmente quando se aposta em cores vibrantes e no branco, como Lady Di costumava fazer.

Color Block

Princesa Diana usa look color block em visita a Hong Kong em 1989

Lady Di também gostava muito de looks color block

Georges De Keerle / Getty Images

Sem fugir dos acessórios combinando com os tons da roupa, a princesa Diana também adorava desfilar por aí com looks color block, unindo cores vibrantes em composições inesquecíveis. Suas combinações mais icônicas foram rosa com vermelho e roxo com vermelho.

Os visuais com cores blocadas foram bem fortes nos anos 1980 como um todo e volta e meia ressurgem. A graça está justamente em contrastar tons exuberantes com bom humor e requinte.

Ressignificar peças

Princesa Diana dan\u00e7a com pr\u00edncipe Charles em evento na Austr\u00e1lia usando chocker de esmeraldas como headband e vestido verde

Diana transformou chocker de esmeraldas em headband para evento na Austrália em 1985

Tim Graham / Getty Images

Lady Di definitivamente não gostava de tédio quando o assunto era se vestir. Uma das suas ousadias mais aplaudidas era ressignificar o uso de joias. Tudo começou com uma gargantilha de esmeraldas, presente da rainha Elizabeth II, transformada em headband para um evento na Austrália em 1985. Ela já havia circulado com o colar em outras ocasiões e o novo uso logo chamou a atenção.

Usar a criatividade é uma forma excelente de multiplicar as peças do seu guarda-roupas, principalmente com joias e acessórios. Um vestido pode virar camisa com a saia certa, o sutiã da lingerie pode fazer as vezes de top rendado e por aí vai. O segredo é realmente reservar um tempinho para experimentar novas possibilidades e criar produções com um charme a mais.

Poá

Princesa Diana de vestido com estampa po\u00e1 de Donald Campbell

Princess Diana Archive / Getty Images

A princesa de Gales era apaixonada por estampas clássicas no geral – como vichy, xadrez e listras – mas as de poá tinham um lugar especial em sua vida. Ela adorava brincar com a padronagem de bolinha, variando cores (das mais sóbrias às mais animadas) e tamanhos (das pequenininhas às maxi) com glamour a cada look. Até meia e chapéu de poá Diana usou, sempre combinando com outra peça da produção que levava a mesma estampa.

Apesar de ter uma história mais longa, o poá, petit-pois ou polka dot ganhou se popularizou nos anos 1950 – e nunca mais saiu de moda. É a aposta certeira para quem busca um visual clássico e divertido ao mesmo tempo, sempre trazendo um arzinho retrô às produções.

Androginia

Princesa Diana visita sobrinho rec\u00e9m-nascido usando palet\u00f3 e gravata

A princesa de Gales volta e meia aparecia com visuais andróginos

Julian Parker

Lady Di também era adepta aos looks andróginos. Não só pelo cabelo estilo tom boy, como por volta e meia incluir peças consideradas masculinas em suas produções. Em 1990, ela fez história e se tornou a primeira mulher da realeza a vestir calças em um evento de gala. Em outras ocasiões, ela também usou gravatas, smokings e paletós. Tudo sempre acompanhado por detalhes como joias e scarpins.

A moda genderless nunca saiu de debate, mas, neste momento em que as discussões sobre gênero e sexualidade para além do binarismo tomaram de vez o mainstream, ela está mais forte do que nunca. Para além de coleções especiais e provocações sociais, diversas grifes têm criado departamentos totalmente focados em peças sem gênero definido, bem como, cada vez mais, etiquetas com foco na androginia vêm surgindo.

Oversized

Princesa Diana usa look oversized em visita \u00e0 institui\u00e7\u00e3o de caridade em 1990

Georges De Keerle / Getty Images

Diana também era muito adepta às peças oversized, fugindo do acinturado comum aos visuais mais femininos da época. Isso bem antes do boom da Balenciaga. Seus blazers e moletons extralargos se tornaram uma de suas assinaturas.

O estilo está em alta atualmente ainda com a proposta de deixar as produções mais despojadas. Porém, enquanto Lady Di deixava os moletons apenas para os looks mais esportivos, quase sempre acompanhados de short biker, agora eles também compõem visuais mais complexos, muitas vezes acompanhados de botas ou sobrepostos por outros casacos.

10 looks verdadeiros da Princesa Diana que foram adaptados em The Crown

Reprodução The Crown

Atriz Emma Corrin e ator Josh O'Connor posam como Lady Di e Príncipe Charles em foto de noivado.




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE