Reinaldo Lourenço, couture 2024
Comemorando 40 anos de marca, Reinaldo Lourenço faz apresentação de coleção couture 2024 onde brilham os clássicos.
Não importa que seja domingo (24.03), Reinaldo Lourenço reúne uma lista de convidados poderosa – clientes fiéis, influenciadoras, editoras e a deputada federal Erika Hilton –, no palco do auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina. E o motivo é mais que especial: o estilista comemora 40 anos de marca e faz isso com uma apresentação couture.
Se a alta-costura é uma patente de exclusividade francesa, em março do ano passado, o costureiro abraçou o termo e mostrou seu modo de fazer uma couture à brasileira (no caso, feita em solo nacional). Trata-se de uma roupa de altíssimo padrão, feita em ateliê e com provas o suficiente para cair como uma luva no corpo da cliente.
Leia também: Reinaldo Lourenço apresenta coleção couture à brasileira.
Na coleção couture 2024, clássicos da história de Reinaldo brilham, mas não na reprodução de looks, e, sim, dando sequência a assinaturas de seu trabalho. A sua alfaiataria impecavelmente construída, por exemplo, ganha canutilhos cintilantes que acompanham o caminho da costura, sem medo de a revelar. As modelagens em que o vestido parece um costume, ou o costume parece um vestido despertam desejo.
Reinaldo Lourenço, couture 2024. Foto: Agência Fotosite / Zé Takahashi
Os vestidos feitos a partir de pequeníssimas tiras de tecido acetinado também remetem à assinatura delicada de Reinaldo com tiras de couro, em temporadas passadas.
A estampa de leopardo é criada com bordado e aparece no macacão grudado ao corpo, no vestido camisa de mangas longas e no trench coat. Estes são bons exemplos de como a sua atenção aos detalhes é rigorosa.
Reinaldo Lourenço, couture 2024. Foto: Agência Fotosite / Zé Takahashi
Existe um leve aspecto retrô no todo que, segundo o costureiro, vem de um olhar que passa por Charles James e chega a Dener, e, quem assiste ao desfile, percebe também pelo futurismo sessentista, os fluidos que recuperam os anos 1970, e alguns vestidos de baile, bem anos 1980, com o lamê dourado.
Reinaldo Lourenço, couture 2024. Foto: Agência Fotosite / Zé Takahashi
Em um texto para os convidados, Reinaldo afirma que, cada vez mais, se sente atraído pela longevidade, o respeito à tradição e à produção artesanal. E se engana quem acredita que isso é um olhar carregado de passado. É, aliás, uma boa forma de pensar no futuro: preservando um bem tão valioso como o acabamento.
Leia mais: Reinaldo Lourenço comemora 40 anos de marca e fala com exclusividade sobre passado, presente e futuro.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes