Swarovski abre exposição em Milão

Segunda etapa da mostra itinerante da Swarovski, Masters of Light, chega a Milão em versão ampliada para reforçar o link entre a marca austríaca e a moda de luxo.


Jewel Box da exposição Masters of Light da Swarovski, em Milão.
Foto: Divulgação



Depois de estrear em Xangai, em setembro de 2023, a exposição itinerante da Swarovski, Masters of Light, chega a Milão em versão ampliada. Aberta ao público até dia 14 de julho, no recém-renovado Palazzo Citterio, anexo à Pinacoteca di Brera, a mostra cobre quase 130 anos de história, moda e cultura pop.

Idealizada pela diretora criativa da marca, Giovanna Engelbert, e com curadoria do jornalista e crítico de moda britânico Alexander Fury, Masters of Light tem entre seus destaques os mais de 50 looks e acessórios de nomes como Alexander McQueen, Versace, Giorgio Armani, Marc Jacobs, Balenciaga, Prada, Loewe, Gucci, e Thierry Mügler.

exposição The Masters of Light da Swarovski, em Milão.

Looks de Alexander McQueen feitos com cristais Swarovski na exposição Masters of Light, em Milão. Foto: Divulgação.

exposição The Masters of Light da Swarovski, em Milão.

Looks feitos com cristais Swarovski para celebridades e expostos na mostra Masters of Light, em Milão. Foto: Divulgação.

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Outro ponto alto são os looks de celebridades: um top de 1952 de Josephine Baker, um vestido Versace de 1996 usado por Tina Turner, o chapéu brilhante de Philip Treacy para Grace Jones, o conjunto Dolce & Gabbana que Madonna vestiu na turnê The Girlie Show, em 1993, até produções recentes – o visual vermelho de Doja Cat pela Maison Schiaparelli, o macacão Egon Lab de Harry Styles e o vestido-luminária de Katy Perry.

A Swarovski é um dos casos raros de dobradinha de sucesso: a empresa é conhecida como fornecedora de matéria-prima – no caso, de cristais lapidados com tecnologias e processos patenteados – e como produtora de itens de decoração e moda. É para reforçar essa última parte que a casa austríaca decidiu levar parte da sua trajetória ao redor do mundo.

Trata-se de um esforço crescente desde 2020, quando Giovanna Engelbert assumiu o posto de diretora de criação. Parte de seu trabalho é elevar a percepção da marca e atrair uma clientela mais jovem.Para tanto, tem investido em um estilo bold, colorido, associação com artistas e eventos culturais, colaborações e no desenvolvimento de coleções de diamantes cultivados em laboratório para expandir a presença da etiqueta no mercado de luxo. 

Sala dedicada aos diamantes de laboratório na flagship de Milão da Swarovski.

Sala dedicada às coleções de diamantes criados em laboratório na flagship da Swarovski, em Milão. Foto: Divulgação.

Flagship da Swarovski em Milão.

Flagship da Swarovski, em Milão. Foto: Divulgação.

exposição The Masters of Light da Swarovski, em Milão.

A Jewel Box, na exposição Masters of Light, da Swarovski, em Milão. Foto: Divulgação.

Algumas peças de alta-joalheria da Swarovski estão expostas numa das sete partes da exibição, e foram colocadas à venda pela primeira vez na flagship da grife em Milão em abril deste ano, mesmo mês de sua inauguração. Além das preciosidades feitas em laboratório, a loja oferece coleções bijuterias, relógios, óculos, decoração, collabs e colaborações com marcas internacionais.

Os pontos de venda integram uma estratégia para enaltecer a experiência de compra. A ideia, segundo Giovanna, é fazer dos espaços caixas de joias gigantes. Uma versão reduzida desta proposta também pode ser encontrada em um dos pátios do Palazzo Citterio. No seu interior, uma seleção dos principais lançamentos assinados pela designer e consultora italiana.

O jornalista Luigi Torre viajou para Milão a convite da Swarovski.
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