Greenpeace faz upcycling e doa jaquetas para pessoas em situação de vulnerabilidade
"Vestir a bandeira, defender o clima" é o novo projeto da Greenpeace em colaboração com Cabrochas e Casa 1.
Em 2023, a Greenpeace utilizou uma bandeira de 20 metros de diâmetro como forma de promover a participação pública em medidas políticas para a adaptação climática. Este ano, o objeto recebe vida útil prolongada e se torna a matéria-prima para a confecção de mais de 100 jaquetas e bolsas. As peças, no entanto, não estarão à venda: serão doadas para pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade na capital de São Paulo.
O projeto, chamado de “Vestir a bandeira, defender o clima”, acontece em colaboração com a marca pernambucana sustentável Cabrochas e com a Casa 1, que acolhe jovens expulsos de casa por suas identidades de gêneros ou orientações socioafetivas.
“Cada uma das peças produzidas nesta ação é única e singular, o que comprova a eficiência da logística reversa que, através do poder do upcycling acolhe a diversidade de sermos muitos, únicos e importantes em nossas existências”, explica a criadora da Cabrochas, Maria Gabrielly.
“O percurso e a história dessa ação afirmam que temos que estar juntes contra a desigualdade e pela proteção do meio ambiente. A pauta ambiental é sim uma pauta LGBT+ e a pauta LGBT+ é também é uma pauta ambiental”, complementa Ângelo Castro, diretor de Educação e Cultura da Casa1.
Ativistas da Casa 1 e membros da comunidade LGBTQIANP+ colaboradores do Greenpeace paticiparam do ensaio de divulgação da ação, bem como a deputada federal Erika Hilton, o influenciador Vitor DiCasto e a cantora Pepita.
Foto: Tamara dos Reis
LEIA TAMBÉM: CONHEÇA TRÊS PROJETOS DE UPCYCLING QUE DÃO VIDA NOVA A SNEAKERS
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes