O que esperar do show único de The Weeknd em São Paulo
Com transmissão ao vivo no YouTube, cantor promete uma produção inédita e a estreia de um novo capítulo musical.
Faz pouco mais de um ano que Abel Tesfaye, ou The Weeknd, revelou em uma entrevista o desejo de “matar” seu alter ego para fazer música apenas com o nome de batismo (Abel). Com um show único em São Paulo, no próximo sábado (07.09), parece que a hora chegou.
Segundo comunicado, a apresentação no Estádio MorumBIS seguirá a turnê After hours til dawn (2022-23) e estreará “uma produção nunca vista antes”. Nenhuma informação adicional foi anunciada, mas o artista canadense divulgou nesta quarta-feira (4.9) o lançamento de um novo álbum, Hurry Up Tomorrow, dando a entender que o show marcará seu próximo capítulo musical, com novas tracks e uma produção ainda mais nababesca.
View this post on Instagram
LEIA MAIS: 5 FATOS SOBRE THE WEEKND, QUE FAZ SHOWS NO RIO E EM SP
Segundo The Weeknd, o novo disco será o último de sua trilogia que começou com After Hours (2020) e continuou com Dawn FM (2022). O anúncio foi feito pelo Instagram, com um textão autoquestionador fazendo referências a algumas canções e uma trilha igualmente dramática.
“Hoje pareceu um giro sem fim”, escreveu. “Continuo distorcendo a verdade, imune às tonturas, entorpecido às náuseas. O que está por baixo grita em silêncio, olho no espelho e sinto o velho e o novo presos no limbo e incapazes de me mover. Ainda não me enfrentei… Exatamente aquilo que uma vez me tornou invencível falhou comigo no cenário mundial. Um novo trauma veio à tona… quando o dia de hoje acabar, descobrirei quem sou”. E concluiu: “Este álbum representa o ápice criativo do projeto, servindo como o terceiro e último capítulo elaborado com temas existenciais e autorreferenciais, como pode ser visto nos últimos teasers visionários que deixaram os fãs em chamas de expectativa por esta edição final.”
O artista vinha dando pistas da tal nova era desde julho, quando anunciou o show no Brasil e publicou uma série de vídeos enigmáticos com pequenos trechos de músicas inéditas. O mais recente, “Unprepared certainty…” (veja abaixo), lançado no dia 6 de agosto, mostra a sua evolução visual, desde a infância até à ascensão na música, com vários looks e penteados em animação 3D.
Ao todo foram divulgados três clipes, todos dirigidos pelo estadunidense Evan Larsen, que também participou da concepção visual do disco Dawn FM (2022) e das performances da turnê After hours til dawn, com a qual ele fez duas apresentações em São Paulo, no Allianz Parque em 2023, seis anos após seu primeiro show em solo brasileiro, no Lollapalooza. A estética dos vídeos segue a linha de saga bíblica do álbum, como se o processo de aniquilação retratado nas músicas – “Gasoline”, por exemplo, fala sobre atear fogo a si mesmo – estivesse chegando a uma conclusão.
Na semana passada, The Weeknd também outro teaser misterioso nas redes sociais (veja acima), anunciando a transmissão ao vivo do show pelo YouTube. Com um vídeo de pegada dark fantasy, cheio de fogo, raios, portais e até um túmulo neon, ele escreveu: “Deleite seus olhos. São Paulo terá transmissão ao vivo no dia 7 de setembro.”
Outros shows grandiosos
Desde que saiu do anonimato para se tornar um dos maiores artistas pop da sua geração – ele é o segundo mais escutado do Spotify, com 101.46 milhões de ouvintes mensais –, The Weeknd pegou gosto pelas superproduções.
Em 2021, ele foi escolhido para cantar no tradicional show do intervalo da final da NFL, o Super Bowl. Em apresentação adaptada para a pandemia, sem plateia no gramado, apostou em luzes, fogos e um coral, além de um exército de sósias com os rostos enfaixados, retratando o visual gore do disco After hours (2020). Para isso, não economizou e tirou do próprio bolso quase R$ 40 milhões para o show, que era uma meta sua desde que havia chegado ao estrelato.
View this post on Instagram
LEIA MAIS: THE WEEKND EXPLICA QUE ROSTO ENFAIXADO ERA CRÍTICA A CIRURGIAS PLÁSTICAS BANAIS
No Allianz Parque, no ano passado, The Weeknd distribuiu pulseiras iluminadas para o público, à la Coldplay, e fez um show de duas horas, acompanhado por uma gangue de dançarinos em quase todas as músicas – foram mais de 40 faixas. Durante a primeira metade da apresentação, o cantor vestiu uma espécie de farda militar robô, com braço de metal e um capacete futurista, que só foi removido após uma hora de show, quando assumiu um look preto mais clean.
Resta saber se ele manterá essa mesma vibe na apresentação do próximo sábado ou se o público terá outras surpresas, além dos lançamentos musicais. O show estava esgotado desde o início das vendas, no dia 25 de julho, mas novos ingressos foram disponibilizados nos setores cadeira superior, cadeira inferior e pista comum.
O músico também anunciou que irá doar 10% da renda líquida das vendas de produtos no evento e online para o Brazilian Soul Fund, dedicado a ajudar famílias após as enchentes no Rio Grande do Sul. Também há uma parceria com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, onde o equivalente a US$ 1 de cada ingresso vendido será revertido ao Programa Humanitário XO, que apoia a crise global da fome.
LEIA MAIS: AS POLÊMICAS DE “THE IDOL”, Série da HBO criada por Sam Levinson e The Weeknd
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes