Closet dos sonhos: 6 projetos inspiradores

Se você está pensando em criar um espaço em casa para organizar roupas, calçados e acessórios, veja as dicas a seguir para conquistar um ambiente bonito e funcional.


closet Ana Rozenblit Foto Sidney Doll
Closet projetado pela arquiteta Ana Rozenblit. Foto: Instagram/@ana_rozenblit_ | Sidney Doll



Definido como um pequeno cômodo para acomodar os itens de vestuário, o closet é o sonho de muita gente. Afinal, quem não gostaria de ter um espaço em casa reservado apenas para dispor as roupas, calçados e acessórios, como em uma vitrine de loja? Com camisas, vestidos, calças e casacos separados por tipos e cores, nichos reservados especialmente para as bolsas e gavetas recheadas de divisórias para organizar bijouterias, relógios, óculos e lenços, tudo fica muito bem exposto, iluminado e valorizado para montar cada look. Mas, para conquistar uma estrutura funcional e esteticamente harmoniosa, seja um closet com armários fechados ou do tipo aberto, também conhecido como walk-in closet, vale se atentar a algumas dicas importantes.

E a primeira delas é: antes de pensar no projeto e no visual, é essencial ter uma ideia clara de tudo o que precisará ser acomodado no espaço. “Devemos começar pelo levantamento de todas as roupas, sapatos e itens específicos que o morador possui. Fazer literalmente um inventário das peças para prever a melhor acomodação¨, explica a arquiteta Patrícia Penna, que também leva em consideração os hábitos de cada cliente: “Para projetar um closet sob medida, é preciso ter atenção às especificidades e demandas – a maneira como cada pessoa gosta de acomodar os itens de vestuário determinará a necessidade de um maior número de gavetas, prateleiras ou cabideiros”.

Leia também:
Guarda-roupa, closet e arara: 10 ideias para você se inspirar

Já a arquiteta Ana Rozenblit lembra que é essencial pensar nas formas de guardar e visualizar os itens, o que pode variar muito conforme o estilo de vida de cada um. “Se o morador é um empresário, por exemplo, que usa muitos ternos e camisas em dias de semana, a utilização de cabideiros será distinta se comparada a um profissional de educação física, com a necessidade de espaços ideais para acomodar roupas de ginástica, ou seja, gavetas e prateleiras¨, destaca a profissional.

Outros pontos de atenção a se considerar na hora de projetar um closet, além do melhor aproveitamento de espaço, disposição dos módulos e divisórias, são os materiais utilizados, que devem facilitar a limpeza e a visualização dos itens. Não se pode esquecer também a circulação livre no local, o que inclui a abertura e o fechamento confortável de portas e gavetas. E, por fim, a iluminação – esta última, preferencialmente, deve ser abundante e difusa, sem a propagação de sombras e semelhante à luminosidade natural. Não menos importante, caso haja espaço e recuo disponível no closet, um espelho de corpo inteiro pode concluir lindamente o projeto.

 

Conforto e elegância com sistema de closet inteligente

closet SaveClip.App 545990267 1189380986559798 4549768134481596755 n

Foto: Instagram/@dellannooficial | Victor Guilherme

Composto por armários com modulações e divisórias versáteis – além de uma generosa ilha com bancada e gavetas, o closet system da Dell Anno conta com uma combinação sofisticada de materiais e superfícies com diferentes texturas, entre tons sóbrios, transparências e uma delicada e eficiente iluminação interna. O projeto proporciona sensação de continuidade no espaço e pode ser totalmente customizado.

Leia também:
Dell Anno de A a Z

Closet planejado com portas de vidro e iluminação interna

closet SaveClip.App 540438343 18523960279045883 4570719492596680696 n

Foto: Instagram/@julianasilvafaustini

Neste projeto da arquiteta Juliana Silva Faustini, o closet para um casal foi projetado para ter uma boa área de circulação livre, o que resultou em um ambiente amplo, organizado e confortável. A marcenaria tem divisões específicas para roupas, calçados, bolsas e acessórios, e o recurso das portas de vidro junto da iluminação interna valoriza a composição e ainda garante que os itens fiquem visíveis e acessíveis.

 

Walk-in closet com painel de madeira e porta de correr

closet Degrade Arquitetura I Foto Julia Novoa

Foto: Instagram/@degrade_arq | Julia Novoa

Assinado pelo escritório Degradê Arquitetura, este closet surgiu a partir da integração do dormitório ao lado. Como os moradores queriam um modelo aberto, sem portas de armários, as arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzú criaram um painel de lambri laqueado na cor branca, com porta de correr, que isola o ambiente do quarto. Dentro do espaço, cabideiros, gaveteiros e prateleiras acomodam as roupas, sapatos e acessórios. 

 

Closet em formato de L com charme de móvel vintage

closet Cris Cavalheiro I Foto Guilherme Pucci

Foto: Instagram/@cavalheiro_arquitetura | Guilherme Pucci

Construído em MDF preto com lâminas de compensado, este closet com projeto da arquiteta Cris Cavalheiro mistura tons sóbrios e madeira com acabamento natural. A marcenaria em formato de L tem módulos com prateleiras abertas, portas de correr e profundidade de 80 centímetros, mais generosa que o habitual. O charme final fica pelo móvel vintage de tipografia cheio de gavetinhas, que agora guardam bijuterias. 

 

Projeto de closet minimalista e com tons suaves

closet Patricia Penna Foto Leandro Moraes

Foto: Instagram/@patricia_penna_arquitetura | Leandro Moraes

Anexo à suíte master, este closet ganhou marcenaria sob medida pelas mãos da arquiteta Patrícia Penna. Do tipo corredor, o ambiente comporta armários com portas de correr com espelho bronze e, na parede oposta, bancada multifuncional, prateleiras e um módulo baixo para o frigobar. O destaque fica para a tela tensionada no teto, que proporciona uma iluminação difusa e sem sombras, ideal para se vestir e se maquiar.

 

Marcenaria escura, estilo industrial e muitos tênis

closet Ana Rozenblit Foto Sidney Doll 1

Foto: Instagram/@ana_rozenblit_ | Sidney Doll

Elaborado para a jornalista Mari Palma, este closet criado pela arquiteta Ana Rozenblit, com mobiliário sob medida da SCA Jardim Europa, mescla algumas paixões da moradora, como o estilo industrial, o mundo geek e os muitos pares de tênis. Com marcenaria escura e detalhes em alumínio, a estrutura tem prateleiras abertas para os calçados e módulos fechados para as roupas, além da ilha central para organizar lenços e óculos.

Leia também:
Closet de milhões: o acervo de figurinos da Rede Globo (conteúdo aberto ELLE View)

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes