Conhecemos em primeira mão a collab entre H&M e Glenn Martens
H&M e Glenn Martens, diretor criativo da Diesel e da Maison Margiela, lançam coleção colaborativa baseada em transformações de básicos do guarda-roupa.
No próximo dia 30, a collab entre H&M e Glenn Martens chega a lojas selecionadas da rede varejista em todo o mundo – o que, desde agosto deste ano, inclui o Brasil. Por aqui, as peças serão vendidas exclusivamente na loja do Shopping Iguatemi, em São Paulo, e no e-commerce próprio, com entrega para todo o país.

O estilista Glenn Martens e Ann-Sophie Johansson, chefe de design da H&M. Foto: Divulgação
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A fast fashion sueca foi pioneira nas parcerias com marcas e designers de luxo. A primeira delas foi em 2004, com Karl Lagerfeld. Desde então, muitas outras vieram – com Roberto Cavalli, Versace, Stella McCartney, Sonia Rykiel, Lanvin, Simone Rocha e Martin Margiela, grife da qual Glenn se tornou diretor criativo em janeiro (ele também ocupa o mesmo cargo na Diesel).
Para essa colaboração, porém, o estilista belga decidiu homenagear uma outra experiência profissional. No caso, os 11 anos que passou na direção de criação da Y/Project. A etiqueta foi fundada em 2010 por Yohan Serfaty e Gilles Elalouf. Yohan morreu por complicações de um câncer em 2013, data em que Glenn entrou em cena. Ele ficou lá até 2024. Sua saída foi anunciada meses após o falecimento de Gilles. O negócio encerrou as atividades em janeiro de 2025.

Richard E. Grant na campanha da collab entre H&M e Glenn Martens. Foto: Divulgação

Os vestidos transparentes da coleção. Foto: Divulgação
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“Minha estética está profundamente ligada a Y/Project. Criamos uma comunidade e um universo únicos. Quis dar a eles um momento extra de celebração”, diz Glenn Martens, durante coletiva de imprensa sobre lançamento. “A coleção para a H&M é uma carta de amor a esses últimos anos, ao meu time de estilo do passado e a Gilles.”
Em 2020, Glenn foi nomeado ao mais alto cargo de criação na italiana Diesel. Desde então, ele fez da democratização da moda um dos principais lemas da marca de jeanswear. Exemplo mais recente, é a apresentação da coleção de verão 2026, em formato de caça ao tesouro nas ruas de Milão. Ainda assim, o valor dos produtos são um fator limitante no alcance de públicos cada vez maiores. “Muitas vezes, em projetos para a Margiela ou Diesel, os fornecedores voltam com preços finais inviáveis para escalonar. Aqui, os volumes da produção diluem os custos. Para mim, isso foi essencial.”

Peças com malhas metálicas e arames embutidos permitem transformações e amassados. Foto: Divulgação

Mais imagens da campanha da coleção. Foto: Divulgação

A colaboração entre H&M e Glenn Martens lança dia 30 de outubro no Brasil. Foto: Divulgação
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Na collab entre H&M e Glenn Martens, o foco está em básicos nada básicos, bem ao estilo da Y/Project. Itens como um trench coat, uma jaqueta de tweed e uma camisa xadrez são feitas de malhas metálicas, com arames embutidos nas costuras internas, que permitem moldar ou amassar as roupas ao gosto do freguês. Algumas calças jeans e vestidos canelados têm colchetes nas laterais, nas barras e no decote que permitem aberturas diversas.
Ao todo, são 54 itens com preços entre 169 e 1.900 reais. As ofertas vão de cuecas, meias, camisetas e moletons a blusas e saias elaboradas, com efeitos de ilusão de óptica, além de regatinhas com alças de silicone que parecem flutuar sobre o corpo. Nos acessórios, os destaques são os colares de correntes robustas, os óculos tipo máscaras e as bolsas que também podem ter seu formato alterado. “A scrunch bag, a cereja do bolo. É minha peça favorita da coleção”, finaliza Glenn.

Destaque para a bolsa e para as peças com efeito trompe l'oeil. Foto: Divulgação

Colaboração entre H&M e Glenn Martens. Foto: Divulgação
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