5 marcas de design que usam material reaproveitado

Domingos Tótora, Érico Gondim e Novidário aparecem entre as marcas de design brasileiras que reaproveitam materiais descartados.


Marcas de design: Domingos Tótora
Marcas de design investe na produção com material reaproveitado. Na foto, obra do mineiro Domingos Tótora. Foto: Domingos Tótora



Garrafas, caixa de ovos e resíduos de construção são alguns dos materiais reutilizados por diferentes marcas de design brasileiras na produção de novas peças. Entre elas, há o trabalho do mineiro Domingos Tótora, que desenvolve mobiliário, objetos e esculturas artísticas por meio do papelão reciclado.

A seguir, conheça mais sobre o trabalho de Domingos e de outros nomes do design que reaproveitam materiais descartados:


Domingos Tótora

Marcas de design: Domingos Tótora

Obras do designer mineiro Domingos Tótora. Foto: Domingos Tótora / Divulgação

Faz mais de 20 anos desde que o designer e artista mineiro Domingos Tótora começou a criar usando papelão descartado. Em seu ateliê localizado em Maria da Fé, em Minas Gerais, transforma o material em massa e a modela formando mobiliário, complementos e obras de arte, que também são tingidos com pigmentos de terra.

LEIA TAMBÉM: DOMINGOS TÓTORA: DESIGNER USA PAPELÃO RECICLADO PARA CRIAR MOBILIÁRIO E OBJETOS

Assimply

Marcas de design: Assimply

Mobiliário da coleção Nu, do Assimply. Foto: Divulgação

Estúdio de design baseado na cidade do Rio de Janeiro, o Assimply foi fundado em 2021 pelo carioca Victor Xavier e o dinamarquês Søren Hallberg. O casal de designers desenvolve mobiliário e objetos reutilizando diferentes materiais, como caco de vidro e resíduos de demolição, criando superfícies com desenhos únicos. Em 2024, a marca venceu o EDIDA BR na categoria Talento em ascensão e, em 2025, foi uma das finalistas em Upcycling.

 

Bekka Studio

Marcas de design: bekka studio

Peças da linha Abissal, do Bekka Studio. Foto: Divulgação

Garrafas e potes de plástico, caixas de ovos e pratos de isopor são alguns dos materiais utilizados pela artista visual e designer cearense Brenda Guimarães, responsável pelo Bekka Studio. Para a sua marca, baseada no Rio de Janeiro, ela desenvolve luminárias, mobiliário e objetos, além de obras de arte, que ganham traços orgânicos. Em 2025, ela foi uma das finalistas na categoria Upcycling no EDIDA BR.

Novidário

Marcas de design: Novidário

Banco da coleção Trilha, da Novidário. Foto: Divulgação

Marca paulistana comandada pela arquiteta Luciana Sobral e o designer José Machado, a Novidário é especializada em mobiliário para espaços de convívio. Neste ano, venceu o EDIDA BR na categoria Upcycling, com a Linha Trilha, composta por diferentes tipos de mesas e bancos constituídos de plástico reciclado.

 

Érico Gondim + RatoRói

Marcas de design: Érico Gondim + RatoRoi

Luminária da linha Corrupio, de Érico Gondim com RatoRói. Foto: Divulgação

Em colaboração com a catarinense RatoRói, o designer e artista cearense Érico Gondim criou a linha Corrupio, de luminárias, espelhos e vasos, feitos a partir de sacolas e embalagens plásticas, e com formas inspiradas no brinquedo infantil composto por um disco que roda em um cordinha. Mais recentemente, eles também criaram a mesa lateral Icapuí, que remete às falésias cearenses, e também tem plástico reciclado em sua composição.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes