Os melhores podcasts de 2025
Da estreia de audiosséries a novas temporadas, confira o que o time da ELLE não deixou de ouvir.
Entre uma produção da casa, estreia de audiosséries e novas temporadas de programas já consagrados, confira os melhores podcasts de 2025, segundo o time da ELLE:
ESTREIAS:
Ver essa foto no Instagram
Ocimar Versolato do avesso, da ELLE Brasil
“Vale muito a pena ouvir a série Do avesso, da ELLE Brasil, que começou no ano passado, com o Clodovil, e segue agora com Ocimar. São personalidades ricas, interessantes. Acho que é um resgate importante da história da moda brasileira, especialmente para novas gerações que talvez não tenham tido contato com estilistas como ele – Ocimar teve uma carreira brilhante tanto aqui quanto fora do país. Esse podcast é um trabalho impecável de reportagem do editor de moda Gabriel Monteiro e da redatora-chefe Patricia Oyama, que acaba trazendo um panorama do Brasil na época em que esses personagens viveram. É uma viagem cultural por meio da moda.”
Susana Barbosa, diretora editorial da ELLE
LEIA MAIS: ELLE Brasil lança o podcast Ocimar Versolato do Avesso
Duas e tanto, de Carol Pires e Marina Dias
“Como diz a famosa frase, o Brasil não é para principiante. E mesmo para os iniciados, não tá fácil. Haja podcast de política para dar conta do noticiário. Neste ano, aderi (atrasada) ao Duas e tanto, das jornalistas Carol Pires (autora de Retrato narrado, podcast sobre a trajetória de Jair Bolsonaro, além de roteirista do documentário Democracia em vertigem) e Marina Dias (correspondente do The Washington Post no Brasil e que às vezes dá pinta no Foro de Teresina). A premissa é a seguinte: duas vezes por semana, uma amiga liga para a outra para discutir o assunto da vez, de uma forma descomplicada – por mais que o tema vá das Eleições 2026 ao massacre no Rio –, em 15, 20 minutos – “o tempo de passar um café”. E elas revelam que usam brinco grande no videocast para ninguém reparar no frizz do cabelo delas.”
Bruna Bittencourt, editora de cultura da ELLE
Marília: O outro lado da sofrência, de Carol Prado
“O podcast tenta entender e explicar o fenômeno que foi Marília Mendonça, a cantora que inaugurou o gênero feminejo – rótulo, aliás, que ela não gostava. Produzido por Carol Prado e Cabra, é uma série de cinco episódios em que as jornalistas conversam com especialistas em música, artistas do sertanejo e fãs para remontar a história da cantora, do seu sucesso e a importância da sua contribuição para o gênero.”
Giuliana Mesquita, editora assistente de moda
Ver essa foto no Instagram
Vítima da moda, de Chico Felitti
“A última empreitada de Chico começou a ser feita antes mesmo do fenômeno A mulher da casa abandonada (2022) ir ao ar. Disponível na plataforma Audible, os dez episódios narram o caso que chocou a alta sociedade do Rio de Janeiro em 2004, quando o estilista Amaury Veras, da grife Frankie Amaury, foi encontrado enforcado em uma echarpe de seda em seu próprio apartamento, no Arpoador. O principal suspeito era seu parceiro e sócio, Frankie Mackey, que acabou fugindo para a Argentina, onde nasceu, temendo a prisão. Mais de 20 anos depois, o jornalista revisita essa história carregada de polêmicas e apresenta figuras importantes do período em que a marca viveu seu auge, além de mostrar como a sociedade da época lidou com a tragédia.”
Gustavo Balducci, editor de arte da ELLE
LEIA MAIS: Podcast Vítima da moda mergulha no caso Frankie e Amaury
Ver essa foto no Instagram
Silenciadas, de Cristina Fibe
“Uma das maiores vozes no que diz respeito à divulgação de crimes contra as mulheres, a jornalista já havia denunciado o ex-líder espiritual João de Deus – é autora de O abuso da fé (2021) – e nos brinda neste ano com o podcast lançado pela Audible, em parceria com a Piauí. Em seis episódios, Cris narra os desafios enfrentados pelas mulheres, inclusive, na grande mídia, que frequentemente trata os casos com pouco destaque e viés machista. Imperdível.”
Renata Piza, redatora-chefe da ELLE
NOVA TEMPORADA:
Fashion Neurosis, de Bella Freud
“Que incrível ouvir as conversas conduzidas com doçura e inteligência pela estilista inglesa, bisneta de Freud. Em seu divã improvisado na sala de estar da sua própria casa, Bella recebe nomes que vão de Rick Owens (imperdível) a Nick Cave (imperdível 2), passando por figuras difíceis de se encontrar na imprensa, como a do escritor norueguês Karl Ove Knausgard (imperdível 3, para quem gosta de literatura).”
Renata Piza, redatora-chefe da ELLE
LEIA MAIS: Em Fashion Neurosis, Bella Freud aborda o lado psicológico e emocional da moda
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



