ELLE Brasil lança o podcast Ocimar Versolato do Avesso
Depois de revisitar a história de Clodovil, ELLE Brasil apresenta Ocimar Versolato do Avesso, novo podcast original que reconstrói a vida do primeiro brasileiro a dirigir uma maison francesa e a desfilar na semana de alta-costura.
A série Do Avesso resgata grandes nomes da moda brasileira. O primeiro biografado foi Clodovil Hernandes, que teve a sua trajetória destrinchada no podcast Clodovil do Avesso. Agora, com quatro episódios, é a vez de Ocimar Versolato do Avesso percorrer a vida de um dos criadores mais talentosos do país e tentar responder a pergunta: por que essa figura singular e controversa, com um legado artístico importante, é tão pouco lembrada hoje em dia?

Ocimar em seu ateliê, em Paris, em março de 1996. Foto: Getty Images
Leia mais: Clodovil do Avesso: O menino que desenhava
Ao longo de três meses, a equipe da ELLE Brasil ouviu profissionais da moda, artistas, familiares, amigos e ex-amigos que acompanharam Ocimar desde a infância no ABC paulista, passando pelos anos de destaque na Europa, até suas tentativas de retomar a carreira no Brasil. Primeiro estilista brasileiro a apresentar sua grife na semana de moda de Paris, também foi o primeiro a comandar uma maison francesa, a Lanvin, e a desfilar na semana de alta-costura.
Nascido em São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 1º de abril de 1961, Ocimar chegou a iniciar a faculdade de Arquitetura, mas logo abandonou o curso para se dedicar ao vestuário. Em 1987, depois de trabalhar em confecções com o irmão mais velho, Odamar, matriculou-se no Studio Berçot – a conceituada escola dirigida por Marie Rucki – e se mudou para Paris. Era o começo de uma carreira fulgurante.

Gisele Bündchen desfila look da coleção de alta-costura de inverno 1999 de Ocimar Versolato. Foto: Getty Images
Leia mais: Segundo episódio de Clodovil do Avesso destaca o início da carreira do costureiro
Destaque entre os formandos do Berçot, Ocimar foi contratado para o ateliê de Hervé Léger, mas logo percebeu que tinha fôlego para trabalhar de forma independente: com a ajuda de amigos, lançou sua própria marca e desenvolveu a primeira coleção no apartamento da modelo Gisele Zelauy. Entre 1994 e 1995, o brasileiro era considerado um dos nomes mais influentes da cena fashion internacional.
Na Lanvin, onde assumiu o cargo de diretor criativo em 1995, permaneceu apenas dois anos. Seu temperamento difícil é apontado por muitos entrevistados como o principal motivo para seus sucessivos declínios. Ocimar chegou a reabrir seu ateliê em um dos endereços mais emblemáticos – e caros – de Paris, a Place Vendôme, e pouco depois foi convidado a integrar a Câmara Sindical da Alta-costura (hoje Federação da Alta-costura e da Moda). Também avançou no segmento de beleza com a Ocimar Versolato Cosmetics, na qual participou diretamente da criação de 13 fragrâncias e de uma linha completa de maquiagem.

A modelo Ines Ribeiro durante o desfile da coleção de verão 1998, de Ocimar Versolato. Foto: Getty Images
Leia mais: Clodovil lançou de jeans a carro
A jornada de Ocimar foi marcada por altos e baixos, dívidas, investimentos vultosos e retomadas, até a morte precoce, vítima de um AVC, aos 56 anos. Além de recuperar essa história, o novo podcast da ELLE oferece um panorama dos bastidores da moda e mostra como essa indústria pode ser tão glamourosa quanto implacável. Ocimar Versolato do Avesso tem reportagem, roteiro e narração dos jornalistas Patricia Oyama e Gabriel Monteiro. A gravação e finalização é da Compasso Coolab e a trilha sonora original da In Sonoris Causa. E, claro! Já está disponível nas principais plataformas de áudio.
Ouça Ocimar Versolato do Avesso em: Spotify | Apple Podcasts | Amazon Music | Deezer
Leia também: Episódio final de Clodovil do Avesso aborda últimos dias em Brasília
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes


