Segundo episódio de Clodovil do avesso destaca o início da carreira do costureiro
Podcast da ELLE Brasil conta como Clodovil Hernandes conseguiu seu espaço no contexto da moda no Brasil nos anos 1960 e destrincha rivalidade com Dener na chamada Guerra das Tesouras.
As dificuldades financeiras, os primeiros prêmios, as brigas com a concorrência: depois de mergulhar na infância do costureiro, o podcast Clodovil do avesso aborda o agitado início de carreira de Clodovil Hernandes.
Clodovil se mudou para São Paulo no final dos anos 1950 e, apesar dos perrengues iniciais, logo começou a se destacar no cenário da moda. O momento era propício: as tecelagens brasileiras estavam investindo fortemente na divulgação de seus produtos e começaram a patrocinar desfiles, com direito a premiação dos melhores modelos.
Leia também:
Novo podcast da ELLE mergulha na vida de Clodovil Hernandes
Em 1960, Clodovil recebeu o prêmio Agulha de Ouro no Festival da Moda por um look desenhado para o ateliê La Signorinella. A roupa, um tailleur listrado de popeline cinza e branco, era bem ousada para a época – um traje de homem feito para uma mulher, segundo a definição do seu criador.
A primeira criação premiada de Clodovil (no alto, à direita). Foto: reprodução de página da revista Manchete
No ano seguinte, ele seria novamente premiado, dessa vez, com a honraria máxima, a Agulha de Platina, dada para trajes de gala. No caso, era um vestido de musseline em diferentes tons de amarelo, acompanhado de uma túnica translúcida.
O vestido premiado com a Agulha de Platina (foto maior, à esquerda). Foto: reprodução de página da revista Manchete
O sucesso de Clodovil e sua crescente popularidade ganharam um combustível a mais com a disputa acirrada com Dener Pamplona de Abreu, naquele tempo, o maior nome da moda no país. No podcast, os estilistas Ronaldo Ésper e José Gayegos relembram o clima de competição entre os colegas de corte e costura – incluindo um arranca-rabo por causa de um certo vestido de noiva.
Leia também:
Clodovil do avesso: o menino que desenhava
O episódio tem ainda a participação de João Braga, professor de História da Moda na FAAP e de história da arte na Faculdade Santa Marcelina, que dá o contexto dessas primeiras décadas em que a moda made in Brazil dava seus primeiros passos.
Clodovil do avesso é um podcast jornalístico produzido pela ELLE Brasil, narrado pela redatora-chefe Patricia Oyama e pelo editor de moda Gabriel Monteiro, que também assinam o roteiro e a reportagem. São seis episódios, lançados sempre às sextas-feiras.
Onde ouvir o podcast Clodovil do avesso?
O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music. Também é possível ouvir no próprio site da ELLE (acesse a home page e clique no play na chamada do podcast). Se quiser ler a transcrição do episódio, clique aqui.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes