As principais tendências de 2021, de acordo com o Pinterest
Plataforma divulgou seus estudos sobre comportamento para o próximo ano e nós contamos aqui os destaques para moda, beleza e decoração.
Se tem uma rede social que parece que estava pronta para 2020, ela é o Pinterest. Amada pelos entusiastas do DIY, receitas e decoração, a plataforma foi um prato cheio na quarentena para quem quis testar novas habilidades. Usando todos esses dados gerados por uso gigantesco, nesta quinta-feira (10.12), foi divulgado o Pinterest Predicts, report com previsões sobre comportamento para 2021. Nesta matéria, separamos as tendências que mais nos chamaram atenção na apresentação e que dão uma boa noção do interesse dos seres humanos nos próximos meses em moda, beleza e decoração.
A principal tendência de moda para 2021 é…
Na moda, o interesse em roupas confortáveis que vimos em 2020 deve continuar com força no próximo ano, de acordo com a plataforma. As pessoas vão buscar peças que misturam conforto e elegância, como macacões de algodão, vestidos para ficar em casa (como o nap dress), modelagens oversized e conjuntinhos de moletom. A ideia é apostar em itens que podem servir para fazer exercícios e também para jantar fora, por exemplo.
As roupas acolchoadas, estilo doudoune e matelassê, também estarão em alta. Dentro de casa, a aposta será em meias fofinhas e pantufas. Uma peça específica chama atenção com um aumento de 155% de interesse, o “cardigã casulo”, ilustrado no destaque desta matéria.
Dois extremos na beleza
As previsões da plataforma mostram dois extremos nessa área: de um lado, a busca pelo minimalismo no skincare e uma maquiagem mais natural. Do outro, a extravagância no visual — principalmente pela Geração Z. É verdade que as dezenas de passos da rotina coreana deixam muita gente confusa e, por isso, as pessoas andam buscando como criar uma versão de rotina com menos produtos e também com ingredientes mais naturais.
O termo maquiagem indie também cresceu e, nesse caso, indie significa um visual recheado de itens que lembram a infância, como emojis, unhas com estampas de smiley e até maquiagem inspirada em borboletas, como na “estética kidcore”, que falamos aqui.
“Cloffice”, a mistura de closet com home office, é a nova febre do Pinterest
Ficar muito tempo em casa afetou a nossa forma de se vestir, de se alimentar, de trabalhar e também a disposição dos ambientes internos. Salas que viraram pequenas academias, quartos que passaram a ser usados como cenário para lives e por aí vai. Nesse sentido, uma tendência pode ser observada: a da volta do desejo por ambientes separados por paredes e portas. As plantas dos apartamentos, que andavam cada vez mais abertas, agora perdem espaço em um momento em que muitas pessoas podem acabar não precisando voltar aos escritórios. O Pinterest prevê uma volta dos espaços fechados, mas que tenham mais de uma função, como um “cloffice”, a junção de home office com closet. As pessoas andam buscando também soluções criativas para ambientes que já são abertos, como estantes de livros altas para separar melhor os cômodos.
Japandi: conheça o estilo que está substituindo o minimalismo na decoração
Quando falamos de visual, o “japandi” é o que há de mais quente para o ano que vem. De acordo com a plataforma, ele consiste no encontro do design japonês com a estética escandinava, e é definido por linhas simples, cores neutras e layouts relaxantes. Além disso, há bastante foco em materiais naturais, como madeira, bambu e cerâmica.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes