Broquette: conheça a tendência que combina camisas de time com a ultrafeminilidade
Nova adaptação do coquette core, a tendência incorpora elementos do guarda-roupa masculino e faz um mix entre os dois universos.
Se você está no Tik Tok, onde tendências e estéticas surgem quase toda semana, em algum momento já deve ter se deparado com o coquette core. Ele traduz o espírito de uma garota idílica, romântica, mas paqueradora. Daí os babados, cores suaves, saias rodadas, sapatos mary jane com plataforma e acessórios com pérolas. Agora, esse estilo ultrafeminino com toque vintage se encontra com o universo das fraternidades estadunidenses, e nasce assim o broquette.
Cunhado por Alexi Alario, co-apresentadora do podcast de moda e cultura Nymphet Alumi, o nome é resultado da combinação de coquette (palavra francesa e usada no inglês para indicar uma mulher que gosta de flertar) com a expressão “bro”, abreviação de brother. Pense em tênis surrados combinados a camisas de beisebol, porém finalizados com grandes laços na cabeça. Ou então saias plissadas complementadas com boné de aba reta, regata de basquete e meia esportiva.
Alexi comenta que o broquette é a versão estadunidense do blokette, uma trend anterior que explora a fusão do vestuário masculino e feminino, mas com foco na vivência de jovens inglesese. No blokequette, por exemplo, uniformes e elementos de beisebol são substituídos por camisas de time de futebol e jaquetas pólo, peças que fazem parte do guarda-roupa – e cultura – britânica.
@tenningzhuangx blokette girlies ⚽️🎀🤍 #blokettecore #pintereststyle #tiktokfashion ♬ Originalton – speedup🐓
Se por um lado sapatos sujos e molhados (experiência canônica de quem vai para uma festa de faculdade) parece ser a coisa mais “antimoda” possível, por outro, é exatamente a falta de seriedade o grande apelo da tendência: poder brincar com visual e subverter estereótipos.
“O broquette não é uma homenagem direta à cultura das fraternidades, mas sim algo lúdico, que adiciona elementos femininos a um padrão que tradicionalmente não é. Nesse sentido, é uma adaptação das fraternidades pelas lentes de quem não participou dela”, faz Biz Scherbert, a segunda apresentadora do Nymphet Alumi. “Faça as pazes com o irmão dentro de você”, brinca ela.
Campanha da parceria Ambush x Nike com a estética Broquette. Foto: Instagram/@ambush_official
De acordo com as criadoras do podcast, a estética já mostra suas caras no entretenimento. No vídeo clipe de “Super Shy“,do NEWJEANS, as integrantes do grupo de K-Pop usam saias de pregas complementadas com legging metálicas esportivas. Outro exemplo é a campanha da nova coleção da Ambush para Nike, na qual as modelos também caminham entre o esportivo e o escolar.
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