Como usar camisa de time: 5 dicas para incorporar a tendência esportiva
As blusas de uniformes de seleções e equipes de futebol e outras modalidades estão em alta mais uma vez. A seguir, mostramos como levar o item da passarela para o seu guarda-roupa.
Pais, tios, amigos e namorados que vestem a camisa de time de futebol em toda e qualquer situação já podem pedir reparação pública. Brincadeiras à parte, a blusa dos uniformes esportivos – e de diferentes modalidades – voltou às listas das tendências da temporada.
Exemplos mais recentes podem ser encontrados nos desfiles masculinos de verão 2024 de Milão e Paris. É só olhar para 3.Paradis, Etro e Louis Vuitton, agora sob direção criativa de Pharrell Williams. Aliás, o artista e rapper deu bastante ênfase à peça em sua estreia na maison francesa. Suas versões são super deluxe, com mangas longas e curtas, e de couro.
Na mesma temporada, Jonathan Anderson recebeu os aplausos pelo desfile de sua marca JW Anderson com a camisa oficial da seleção irlandesa de rugby – e uma variação dela também deu as caras na coleção. E sim, são todas propostas masculinas, mas que funcionam muito bem como femininas. Afinal, roupa não tem gênero, né?
Jonathan Anderson com a camisa da seleção irlandesa de rugby. Foto: Getty Images
Leia mais:
A importância da camisa no futebol feminino de várzea
Meses atrás, a cantora Rosalía causou frisson ao lançar uma edição limitada de camisas com o time Barcelona F.C. Estampada com o logo de Motomami, seu último álbum, a peça de 400 euros é cobiçada até hoje pelos seus fãs – até os que nem ligam para o esporte. O mesmo clube já havia realizado uma collab parecida com o rapper Drake no final do ano passado.
Ah, e pode somar aí o início da Copa Mundial de Futebol Feminino. Ou seja, o assunto que já estava quente, vai ficar quentíssimo. E para facilitar a vida de quem se interessou pela trend, aí vão algumas sugestões de como incluir a camisa de uniformes esportivos em looks diferentes.
Mix de cores e estampas
Brincar com as cores vivas quase sempre presentes nas camisas de times é uma saída fácil e divertida para fazer uma composição estilosa. É só trocar a calça jeans ou saia preta básica por alguma peça estampada ou com padronagens como listras e xadrez. Se ficar na dúvida de como fazer a combinação, uma fórmula que não dá errado é ter na estampa uma cor similar à da blusa. Lívia Marques Nunes, por exemplo, leva o azul da blusa à saia.
Acessórios inesperados
Criar contrastes é outro jeito interessante de usar as camisas esportivas – Rihanna que o diga. E fica a dica da cantora: levar acessórios festivos, cheios de brilho, à produção com quê atlético. Sandálias de salto também são ótimas aliadas para fugir do óbvio mas não as únicas: sapatilhas, mocassins e botas pesadas cumprem o mesmo papel.
Sobreposições
Uma boa pedida é usar a camisa esportiva por baixo de peças com uma outra linguagem, tipo um corset ou uma blusa romântica com babados, deixando somente as mangas e a gola visíveis. O truque também funciona com vestidos sem mangas, como os de alças finas ou tomara que caia.
Camisa de time oversized
Usar a camisa bem folgada ou alguns números acima do seu tamanho, dá toda uma outra camada de versatilidade à peça. Às vezes, nem precisa de muito mais: ela já serve de vestido. Daí é só complementar com um sapato imponente, como uma bota western ou tênis com meia aparente. O que não impede um pouco de elaboração extra. Se for o caso, vale adicionar alguma peça de baixo com textura, como uma saia de babados ou legging de látex.
Toda esportiva e utilitária
Aproveite a referência esportiva da camisa para criar uma produção inteira no mood utilitário, com calças cargo ou parachute. Outra opção são peças nesse estilo, mas feitas de tecidos acetinados ou similares ao do uniforme, à parte inferior. Ah, e tênis é sempre muito bem-vindo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes