A evolução do estilo de Paul McCartney
O ex-Beatle, que faz turnê no Brasil, renovou seu estilo mantendo a alfaiataria durante mais de 60 anos de carreira.
Na música, Paul McCartney é um clássico: o tipo de ícone sempre revisitado e que se atualiza ao longo das décadas. Na moda, pode-se dizer o mesmo do estilo do ex-Beatle. Com diferentes fases e milhares de looks fotografados ao longo de mais de 60 anos de carreira, o artista mantém sua marca registrada – um misto de alfaiataria com um twist de transgressão –, reciclada periodicamente.
Da estética “bom moço” renovada por elementos rebeldes da contracultura mod no início dos Beatles, passando pelo período psicodélico dos anos 1970 até chegar às combinações atuais (caso do blazer sem gola usado no show em Belo Horizonte no último dia 3 de dezembro), acompanhe a evolução do estilo deste mito que, aos 81 anos, se apresenta no Brasil com a turnê Got back até 16 de dezembro (esta última apresentação, no Maracanã, Rio de Janeiro, será transmitida pela Disney+).
Paul relaxando em 1964 Foto: Unknown/Mirrorpix/Mirrorpix via Getty Images
1964 – Bom moço da contracultura
Alguns anos antes da imagem de Paul acima, os Beatles cunharam em 1961 a estética que se tornaria referência de uma época e do estilo de uma geração. Nas fotos de divulgação da banda, eles apareciam vestidos de calça social, blazer e gravata em looks praticamente iguais, em preto. Formado em 1960, o grupo tinha até então um visual mais na linha roqueiro estadunidense – jaqueta de couro, camiseta e calça justa. Foi do manager da banda, Brian Epstein, a ideia do novo figurino. Ele queria dar um ar profissional ao grupo e seduzir as gravadoras. Por trás da imagem de bom moço, porém, se escondiam elementos da contracultura da época, como a pegada mod (abreviação vinda da palavra modernista) da modelagem ajustada dos ternos, a gravata fina preta (muitas vezes de tricô) e o corte de cabelo tipo mop-top (o que a gente chama por aqui de estilo cuia).
Paul McCartney na praia de Newquay (Inglaterra) nas filmagens do filme The Magical Mystery Tour, em 1967 credito= Foto: Jim Gray/Keystone/Getty Images
1967 – Psicodelia
Os Beatles só fariam a famosa viagem para a Índia em 1968, mas estavam envolvidos antes na meditação transcendental e nas descobertas multiculturais, além de experiências lisérgicas com LSD, refletidas tanto na música quanto no estilo de se vestir. A fase psicodélica da banda rendeu álbuns como Magical Mystery Tour (1967) e looks, no caso de Paul, que misturavam peças sociais com bordados folclóricos de várias culturas do Oriente.
Paul, Linda McCartney e seu cachorro Ringo na fazenda do casal, em 1971 Foto: MSI/Mirrorpix/Mirrorpix via Getty Images
1970 – Tricô em família
Depois da separação da banda, em 1970, Paul foi morar numa fazenda na Escócia com a então mulher, Linda, e as filhas Mary, Heather (a estilista Stella McCartney nasceria um ano depois, em 1971). Muitos tricôs para a vida no campo marcam esse período.
Paul, em 1980, em sua fazenda Foto: David Harris/Keystone/Getty Images
1980 – Jaqueta biker
Embora o visual com o qual ficou inicialmente conhecido não tenha a ver com o estilo rebelde da jaqueta biker, ela faz parte do figurino de Paul bem antes dos anos 1980. Na foto, ele faz um mix de estilos com a luva de lã artesanal e um cachecol fino no pescoço.
1993 – Social casual
De blazer e calça sociais combinando, Paul usa camisa com botão aberto sem gravata e bota para compor um look social numa linha mais casual, na capa do disco Paul is live, de 1993. A imagem brinca com a foto clássica da capa do disco Abbey Road, com os quatro Beatles atravessando a faixa de pedestre da rua que dá nome ao disco. Na capa do disco de 1969, Paul está descalço. O título (Paul está vivo) ironiza, ainda, uma lenda urbana de que o artista teria morrido e sido substituído por um sósia.
Foto: Mike Marsland/WireImage
2008 – Terno e sneaker
Conforme os anos vão passando, o artista vai incorporando à sua alfaiataria os novos elementos trazidos pela moda. Na primeira década dos anos 2000, é o streetwear com a cultura do sneaker que ganha os pés do Beatle, que combina o Reebok preto e branco com a gravata estampada.
2015 – Jeans discreto
Para sua participação no clipe da música “FourFiveSeconds” (2015), feita em parceria com Rihanna e Kanye West, Paul adotou o jeans à sua maneira: jaqueta preta combinada à calça preta.
Paul com a filha Stella McCartney, em desfile da grife dela Foto: David M. Benett/Dave Benett/Getty Images
2022 – Athleisure
O look escolhido para prestigiar o desfile da filha e estilista Stella McCartney na semana de moda de Paris, em outubro do ano passado, foi casaco de moletom por baixo do blazer, com o capuz para fora.
View this post on Instagram
2023 – A nova turnê
Na turnê Got back, que roda atualmente o Brasil, Paul se apresenta com um modelo de blazer sem lapela, fazendo alusão ao famoso paletó usado pelos Beatles no início dos anos 60. O modelo, por sua vez, foi inspirado em um de lapela estilo chinês criado por Pierre Cardin na mesma época.
LEIA MAIS: PRIMAVERA SOUND SÃO PAULO: RÓISÍN MURPHY FALA À ELLE SOBRE SEU NOVO ÁLBUM, MODA E MOLOKO
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes