5 marcas brasileiras de joias para ter no radar em 2024
De amuletos energéticos ao design minimalista, reunimos cinco marcas brasileiras de joias pautadas pelas criações autorais.
Tendências vão e vem, mas joias são investimentos que sempre valem a pena, especialmente quando buscamos algo especial e durável. A seguir, reunimos cinco marcas brasileiras de joias pautadas pelo design autoral.
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Nathalie Edenburg
Instagram @nathalieedenburg
A marca homônima da modelo, designer e artista nasceu em 2019 e tem como foco a criação de joias esculturais, priorizando uma estética minimalista e fora do óbvio.
Instagram @nathalieedenburg
“São peças criadas para ilustrar o espírito da mulher livre, criativa, corajosa e extraordinária”, define Nathalie. Cada item é feito à mão, em São Paulo, por mestres artesãos usando prata de lei 925 e vermeil, também conhecido como banho de ouro.
Instagram @nathalieedenburg
A arte moderna é uma das principais inspirações para as criações atemporais e elegantes. “Meu desejo é preencher a lacuna entre a arte e a vida cotidiana através das joias”, diz Nathalie, que está entre as marcas brasileiras de joias favoritas de editoras e influenciadoras de moda locais.
Mariana Giusburg
Instagram @marianagiusburg
“Nossas peças são leves e possuem curvas naturais e livres. Tudo é feito à mão e trabalhamos somente com pequenos artesãos e fornecedores locais”, explica Mariana Giusburg, outro destaque entre as marcas brasileiras de joias atuais.
Instagram @marianagiusburg
Nascida no Rio de Janeiro, Mariana se formou em moda e, durante o curso, percebeu que sua verdadeira paixão eram os acessórios e as memórias afetivas que carregavam. Depois da graduação, estudou na Central Saint Martins, em Londres, onde desenvolveu seu estilo como designer de joias.
Instagram @marianagiusburg
De volta ao Brasil, decidiu cursar ourivesaria e começou a trabalhar na sua primeira coleção autoral. A marca foi lançada oficialmente em 2018 e, desde então, tem conquistado cada vez mais fãs com peças minimalistas de design contemporâneo e orgânico.
Mika Ferrari
Instagram @mikaferrari_
Desenvolver amuletos energéticos com designs cheios de simbolismos. Essa é a proposta de Mika Ferrari, uma das marcas brasileiras de joias recém lançadas no mercado. “A ideia é ir além da estética da joalheria e explorar o universo místico e metafísico, tornando-se uma ferramenta de conexão com as energias do universo e forças interiores”, conta ele.
Instagram @mikaferrari_
Mika possui um laboratório particular para a confecção dos amuletos, onde coleciona antiguidades de inúmeros povos. Opala de Fogo, quintessências, ouro, turmalina indicolita, metais extraídos de vulcões e esmeraldas estão entre os elementos utilizados nas composições das peças.
Instagram @mikaferrari_
O alquimista aprofundou seus estudos em institutos respeitados como a The Crystal Academy of Advanced Healing Arts e fez imersões na alquimia, especialmente com o mestre francês Patrick Paul e o italiano Estefano Estefani, referências mundiais no assunto.
Instagram @mikaferrari_
“As peças criadas têm um compromisso de perpetuar valores, crenças e memórias que passem de geração em geração, deixando um legado positivo no mundo”, diz Mika. “Busco atingir pessoas que apreciam a singularidade e a exclusividade genuína, priorizando sempre materiais preciosos atemporais e de longa durabilidade”.
Juoli
Instagram @juoli.co
Juliana Oliveira entrou no universo da joalheria em 2019 com a marca Both, uma curadoria de joias básicas e sem gênero. No mesmo período, se profissionalizou na ourivesaria e passou a desenvolver suas próprias criações, alterando também o nome da label para uma abreviação do seu.
Instagram @juoli.co
Com a Juoli, ela aperfeiçoou técnicas como desenho, ilustração, design 3D, fundição e escultura em escolas de São Paulo e conquistou espaço no mercado, ao lado de outras marcas brasileiras de joias autorais. O design original, moderno e versátil estão entre as principais características da marca.
Instagram @juoli.co
“Desenvolvemos joias que possam ser usadas de diversas formas, utilizando materiais que acompanhem os clientes por toda a vida”, explica ela. Ouro 18k e prata são os metais base da marca e costumam acompanhar pedras como malaquita, topázio e peridoto. A marca também trabalha com peças personalizadas.
Luisa Velludo
Instagram @luisavelludo
“O interesse em transformar a matéria é algo que me atravessa desde criança. Sempre tive vontade de criar e alterar o estado das coisas com as mãos”, afirma a designer Luisa Velludo, sobre a primeira faísca de sua marca homônima de joias e objetos. “Durante a graduação de arquitetura, conheci um professor de ourivesaria e foi ali que tudo se transformou”, completa ela.
Instagram @luisavelludo
Nesse período, aprimorou técnicas e passou a desenvolver objetos em metal, assim como acessórios. Entre as marcas brasileiras de joias atuais, Luisa se destaca pelo conceito autoral e íntimo. “Da ideia inicial à materialização, os objetos celebram a liberdade, a pluralidade e contam histórias”.
Instagram @luisavelludo
Hoje, suas criações são divididas em três segmentos: um de joias de prata e ouro, como brincos, anéis, colares e pulseiras; outro de objetos que podem ser usados como acessórios ou na decoração de ambientes; e o terceiro, com foco em projetos especiais, parcerias e trabalhos sob medida para marcas e clientes finais.
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