Maria Bethânia lança programa de rádio que une música e literatura
Com seis episódios, Tabuleiro homenageia nomes como Clarice Lispector e Chico Buarque, na Rádio Batuta, do IMS.
Entre as maiores intérpretes do país, Maria Bethânia também é conhecida por sua paixão pela literatura, que costuma levar ao seu repertório, em que interpreta textos de Fernando Pessoa ou canções de Vinicius de Moraes. Desde a semana passada, a baiana estreita ainda mais esse diálogo com Tabuleiro, programa da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles (IMS).
No programa de episódios temáticos, concebido e apresentado pela cantora – capa da ELLE Volume 03 –, Bethânia lê textos selecionados por Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS, entre músicas escolhidas por ela. O programa de estreia, Clarice Lispector e a música negra norte-americana, Bethânia dedica ao irmão Caetano Veloso, que lhe apresentou ao blues e à escritora, de quem é uma conhecida fã. No episódio, que dialoga com a exposição Constelação Clarice, em cartaz no IMS Paulista, ela lê textos de romances da escritora como Água viva e A hora da estrela, entre canções de Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Nina Simone.
Os episódios serão disponibilizados até 9 de dezembro, às quintas-feira, e relacionam Caetano Veloso a poetas como Arthur Rimabad e Lord Byron ou Chico Buarque à obra de Carlos Drummond de Andrade.
Foto: Divulgação/Jorge Bispo
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes