Festival de Cannes: Karim Aïnouz, Coppola e Yorgos Lanthimos estão entre os destaques
O brasileiro é o único latino-americano a disputar a Palma de Ouro, com "Motel Destino"
O 77º Festival de Cannes começa nesta terça-feira (14.05) com a difícil missão de superar a edição do ano passado, que apresentou filmes como Zona de interesse, Anatomia de uma queda e Assassinos da lua das flores, todos concorrentes ao Oscar meses depois.
Serão 12 dias com longas-metragens de grandes cineastas, como Francis Ford Coppola (O poderoso chefão), David Cronenberg (Senhores do crime) e Paul Schrader (Gigolô americano) concorrendo à Palma de Ouro, a ser escolhida pelo júri presidido por Greta Gerwig (diretora de Barbie).
View this post on Instagram
O brasileiro Motel Destino, de Karim Aïnouz, é o único filme latino-americano da competição, e Yorgos Lanthimos, diretor de Pobres criaturas, apresenta sua nova obra, Tipos de gentileza, novamente estrelada por Emma Stone e Willem Dafoe.
Conheça os principais destaques do Festival de Cannes deste ano, que tem entre suas homenageadas a atriz Meryl Streep (acima):
Cena de Motel Destino, de Karim Aïnouz
LEIA MAIS: OS DETALHES DE “FEUD: CAPOTE VS. THE SWANS”
Um brasileiro na competição
Motel Destino é a volta de Karim Aïnouz ao seu Ceará natal. No filme, que o diretor descreve como um thriller erótico, a chegada do jovem Heraldo (Iago Xavier) causa uma agitação no precário casamento entre o esquentado Elias (Fábio Assunção) e sua mulher Dayana (Nataly Rocha). O longa é a volta do Brasil à disputa pela Palma de Ouro – a última vez foi com Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, em 2019.
O país tem presença robusta no festival. Amarela, de André Hayato Saito, compete à Palma de Ouro de curtas-metragens. A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, é baseado no livro homônimo do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert e mostra a festa Reahu, a mais importante cerimônia deste povo. O filme passa na mostra paralela Quinzena de Cineastas. Baby, de Marcelo Caetano, participa da Semana da Crítica, assim como o curta A menina e o pote, de Valentina Homem. Bye bye Brasil, produção de 1979 de Cacá Diegues, é exibida na seção Cannes Classics.
O Brasil também está presente em Lula, documentário do estadunidense Oliver Stone e Rob Wilson sobre a vitória do presidente nas eleições de 2022, depois de passar 19 meses na prisão.
Cena de All we imagine as light, de Payal Kapadia
Quatro diretoras tentam a Palma de Ouro
Apenas três diretoras ganharam a Palma de Ouro: Jane Campion (O piano, em 1993), Julia Ducournau (Titane, em 2021) e Justine Triet (Anatomia de uma queda, em 2023). Neste ano, quatro mulheres tentam repetir o feito de Triet, Ducournau e Campion: a indiana Payal Kapadia (Uma noite sem saber nada, de 2021) com All we imagine as light, a inglesa Andrea Arnold (Fish tank) com Bird, e as francesas Agathe Riedinger, que estreia em longas-metragens com Wild diamond, e Coralie Fargeat (Vingança) com seu segundo filme, The substance.
View this post on Instagram
Saint Laurent investe no cinema
Depois do curta-metragem Estranha forma de vida (2023), de Pedro Almodóvar, a Saint Laurent e o diretor criativo da grife, Anthony Vaccarello, apresentam três longas-metragens que estreiam na competição em Cannes. Emilia Perez, do francês Jacques Audiard (O profeta), é estrelado por Zoe Saldana e Selena Gomez e traz uma advogada contatada por um líder de cartel que deseja ser uma mulher. Em The shrouds, do canadense David Cronenberg, um empresário, inconsolável com a perda da mulher, cria uma tecnologia que torna possível comunicar-se com os mortos. No elenco estão Vincent Cassel e Diane Krüger. Parthenope, do italiano Paolo Sorrentino (A grande beleza), com Gary Oldman, conta a história da personagem-título, uma mulher nascida em 1950, e é uma carta de amor a Nápoles. Todos têm figurinos desenhados por Vaccarello. A Kering, proprietária da marca Saint Laurent, é uma das principais patrocinadoras do festival.
LEIA MAIS: KRISTEN STEWART PROTAGONIZA O THRILLER LÉSBICO “LOVE LIES BLEEDING”
O trio Lanthimos-Stone-Dafoe está de volta
Nem bem saíram de uma temporada do Oscar vitoriosa com Pobres criaturas, o diretor Yorgos Lanthimos e os atores Emma Stone e Willem Dafoe já estão com novo filme. Tipos de gentileza, que disputa a Palma de Ouro, é uma fábula tríptica estrelada também por Jesse Plemons, Margaret Qualley, Joe Alwyn e Hunter Schafer. O longa é sobre um homem que tenta retomar o controle de sua vida, um policial atônito com a volta de sua mulher, depois de um desaparecimento no mar, e uma mulher à procura de alguém com uma habilidade especial, destinado a se tornar líder espiritual.
A Nova Hollywood em plena atividade
Entre meados dos anos 1960 e início da década de 1980, um grupo de diretores revolucionou o cinema estadunidense, libertando-se dos grandes estúdios para produzir algumas das maiores obras do cinema mundial. Nessa turma estavam nomes como George Lucas, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Paul Schrader e Steven Spielberg, entre muitos outros. Vários deles continuam na ativa. O 77º Festival de Cannes promove uma minirreunião, oferecendo a Palma de Ouro honorária a George Lucas e colocando Francis Ford Coppola e Paul Schrader na competição. Coppola apresenta Megalopolis, um sonho antigo que ele financiou do próprio bolso. No filme, Adam Driver é um arquiteto em conflito com o prefeito nesta fábula passada nos Estados Unidos de hoje. Paul Schrader, roteirista de Taxi driver e Touro indomável, ambos dirigidos por Scorsese, apresenta Oh Canada, sobre um documentarista que dá sua última entrevista a estudantes. No elenco estão Richard Gere e Jacob Elordi.
LEIA MAIS: A ESTREIA DE “MATÉRIA ESCURA”, O RETORNO DE “BRIDGERTON” E OUTRAS NOVIDADES DO STREAMING
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes