Louis Vuitton, cruise 2025 

Louis Vuitton apresenta coleção cruise 2025 com Gaudí de pano de fundo para o universo retrofuturista de Nicolas Ghesquière. 


Modelo desfila look de modelagem anos 1980 coleção cruise 2025 da Louis Vuitton
Louis Vuitton, cruise 2025 Foto: Getty Images



A Louis Vuitton apresentou nesta quinta-feira (23.05), sua coleção cruise 2025 na Sala Hipostila do Parque Güell, em Barcelona, Espanha. O espaço é parte do esapço urbano concebido entre 1900 e 1914 pelo arquiteto Antonio Gaudí, por encomenda de seu amigo e mecenas, Eusebi Güell. Há 40 anos, o complexo foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.  

Na última década, as apresentações de cruise da Vuitton são conectadas a um destino e marco arquitetônico. Já inspiraram Nicolas Ghèsquiere, ddiretor criativo da casa, lugares como o MAC de Niterói (2017), o Museu Miho de Quioto (2018), e o Salk Institute da Califórnia (2023). 

Modelo desfila conjunto retrofuturista da coleção cruise 2025 da Louis Vuitton

Louis Vuitton, cruise 2025. Foto: Getty Images

Leia também: Nicolas Ghesquière revive 10 anos de carreira em desfile

A escolha de Barcelona faz parte de um calendário de relações entre a maison e a maior metrópole da costa mediterrânea. Em 2024, a Louis Vuitton ainda promove por lá uma exposição, ativações culturais e educacionais, além da 37ª Copa América de vela. 

Nas roupas de cruise 2025, as referências ao modernismo catalão, com suas curvas naturalistas e formas orgânicas, são menos óbvias. Elas estão no detalhe de uma manga ou na saia em alusão aos trencadís, os mosaicos irregulares de cerâmica, que são uma assinatura de Gaudí. Fato é que a marca chegou com uma modelagem predominantemente anos 1980, de cintura marcada, lapelas e ombros exagerados, acenando para Claude Montana e Yves Saint Laurent. Elementos recorrentes nas últimas coleções da etiqueta.

Modelo desfila coleção cruise 2025 da Louis Vuitton

Louis Vuitton, cruise 2025. Foto: Getty Images

Leia também: LOuis vuitton anuncia série exclusiva. 

Agora, tudo isso serve de base paraas colagens inusitadas que Ghesquière gosta de fazer. Conjuntos geométricos dividem espaço com volumes balonê, mangas bufantes, drapeados e maxiplissados em construções das mais elaboradas e complexas. A sequência inicial de looks de alfaiataria em tons de areia evolui a ponto de demonstrar uma influência saariana, com blusas à la Tina Turner em Mad Max e as calças jodhpur pants, soltas na região do quadril e afuniladas na canela – na temporada de inverno 2007, o estilista, então na Balenciaga, fez do item peça-chave naquela estação. 

O equilíbrio nessa roupa com jeito de memória e cheia de história acontece com os elementos urbanos, como um capuz aqui e um zíper ali. Tem bolso e cinto de amarração, broche metálico e bota furtacor, meio estilo cowboy. Além de um cabelão preso de um lado e solto do outro para completar a beleza forte, inspirada em Klaus Nomi – entre outras referências –, com boca em tom de vinho. 

Modelo desfila coleção cruise 2025 da Louis Vuitton

Louis Vuitton, cruise 2025. Foto: Getty Images

Leia mais: Louis Vuitton vai a Hong Kong com Pharrell Williams.

O efeito é retrofuturista, com direito a chapéu boater e óculos espelhados, babados e franjas do flamenco em macacões e conjuntos transparentes e de barriga de fora. O estilo cresce nos looks finais, com saias e vestidos abaloados. Impressionante como o estilista mostra fôlego com roupas de impacto, acessórios extremamente desejáveis para um evento sem igual, como um tapete vermelho ou uma viagem para lua. Look para festa interplanetária! Mas aqui na Terra mesmo.

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes