Magias mediterrâneas: 3 lugares para visitar no verão europeu
Conheça Saint-Paul-de-Vence, Antibes e Capri: três lugares para visitar no verão europeu.
O mar mediterrâneo do Sul da França, a região que o entorna com suas montanhas e cidades medievais fascinantes como a famosa Saint-Paul-de-Vence, refúgio de artistas famosos do século 20. Depois, não muito longe dali ( cerca de 40 minutos de carro) Antibes, lugar dos mais visitados pelo jet-set internacional e stars do cinema. Muito pela sua proximidade a Cannes, mas também pelo requinte e savoir-faire de um hotel que é um sonho, um chamado pelos próprios franceses, “lugar mágico” por sua beleza, suas dependências e o serviço impecável da melhor gastronomia, patisserie e serviços como um Spa Dior.
Para finalizar nossa rota mágica a mítica ilha de Capri. Um destino para lá de conhecido pelos amantes da Itália, seu mar, sua comida e todo o charme que inspira filmes, artistas e amantes da boa vida! Vem com a gente descobrir nossa viagem.
Primeira parada
Vista do quarto do Château Saint-Martin & Spa.
Um dos lugares mais famosos da França é Saint-Paul-de-Vence. A encantadora vila medieval fica na região de Provence, Côte d’Azur. Conhecida por suas ruas de paralelepípedos e suas vistas deslumbrantes sobre o vale circundante, a Saint-Paul atrai artistas e turistas do mundo todo. Suas galerias de arte e ateliers refletem uma vibrante cena artística, que já inspirou nomes como Chagall, Matisse, Picasso, a lista é enorme. Chagall, inclusive, está enterrado no cemitério do pequeno vilarejo e seu túmulo é uma das atrações turísticas do local. Vale contratar um guia, pois Saint-Paul-de-Vence merece ser bem descoberta. Além da arte, Saint-Paul-de-Vence é famosa por suas muralhas bem preservadas e pela pitoresca Fonte de Saint-Paul.
Detalhes das ruas de Saint-Paul-de-Vence.
Em Vence, ao lado de Saint-Paul ficamos hospedados no Château Saint-Martin & Spa. O lugar tem uma vista dos quartos de tirar o fôlego onde a gente pode ver o vale e, lá, ao fundo, a Riviera Francesa. A experiência de tomar um café da manhã em uma das varandas dos quartos é incomparável, além, claro da gastronomia do lugar com frutas, pães e pratos deliciosos a serem descobertos. Tudo é perfeito nesse lugar mágico!
Anote bem o que é mais imperdível nessa passada por Saint-Paul-de-Vence: visitar a Fundação Maeght. Ela é simplesmente um dos principais centros de arte moderna e contemporânea na Europa. Inaugurada em 1964, a fundação exibe uma impressionante e belíssima coleção de obras de renomados artistas como Miró, Chagall, Giacometti e Braque, entre muitos outros.
O prédio foi projetado pelo arquiteto Josep Lluís Sert e faz uma integração magnífica com a paisagem. Lá do alto também se vê o mar. Bom passeio para adultos e crianças, pois a arquitetura é ampla e tem bastante espaço entre as obras do lado de fora como o impressionante Labirinto de Miró: um conjunto de 20 obras únicas, desenhadas especialmente para a Fundação Maeght. Nele, o artista utilizou os diferentes materiais com os quais gostava de trabalhar: cerâmica, mármore de Carrara, ferro ou mesmo bronze e betão.
A descoberta do labirinto de Miró, cuja construção continuou bem depois da inauguração da fundação (1963-1968-1973), é feita a partir de uma linha pintada a branco enrolada nas paredes e representando o fio de Ariadne. Bom prestar atenção, pois ele está em toda superfície da Fundação.
Segunda parada
Hotel du Cap-Eden-Roc.
De Vence, fomos para Antibes onde fica o luxuoso e famoso Hotel du Cap-Eden-Roc. Ícone da elegância na Riviera Francesa, o hotel foi fundado em 1870 e tem uma vista panorâmicas do Mar Mediterrâneo. Os jardins são de cinema e, não por acaso, o Eden-Roc fica em frente a Cannes e é onde acontece, durante o Festival de Cinema o famoso jantar e leilão da amfAr. O gala de caridade acontecerá no dia 23 de maio em Cannes, é sempre o evento mais esperado da chamada Croisette. Como todos os anos, será organizado um espetacular desfile de moda, com peças de estilistas leiloadas para angariar fundos para a investigação do VIH/SIDA.
Frequentado por celebridades e figuras ilustres, o Hotel du Cap-Eden-Roc acumula histórias como o encontro entre Rita Hayworth e o Príncipe Rainier III de Mônaco em meados dos anos 1950. Foi lá que os dois se conheceram numa noite em que cada qual jantava sozinho. Um ano depois estavam casados!
Além do badalo que o Hotel du Cap-Eden-Roc promove é possível andar de caiaque, nadar e aproveitar de um espaço reservado às cabanas onde o acesso é bem privativo e os serviços dos restaurantes são entregues com toda discrição. Ou seja, quem quer calma também pode curtir o ambiente. Um spa da Dior também está entre os serviços do hotel, além de quadras de tênis com professores oferecidos no próprio hotel.
Os quartos em frente ao mar do Hotel du Cap-Eden-Roc revelam a magia mediterrânea da chamada “Riviera Francesa”. As vistas panorâmicas são deslumbrantes e elas estão também entre os corredores que ligam os quartos ao charmoso restaurante! O azul do Mar Mediterrâneo, o som suave das ondas podem ser curtidos das varandas privadas e janelas amplas. Hospedar-se nesses quartos é uma experiência única, onde a beleza natural se encontra com o requinte absoluto, proporcionando uma estadia verdadeiramente inesquecível.
As janelas com vista para o mar do Hotel du Cap-Eden-Roc.
Terceira parada
Fechamento de ouro com nossa ida até Capri! A ilha é considerada uma joia do Mediterrâneo e realmente encanta com suas paisagens deslumbrantes e seu charme inigualável. Lá, chegamos de Ferry-boat através de Nápoles. Conhecida pelas águas azul-turquesa da Gruta Azul e as formações rochosas dos Faraglioni, a ilha oferece uma experiência mágica.
Passeie pelas ruas elegantes de Capri e Anacapri, descubra boutiques exclusivas e delicie-se com a gastronomia local. O jardim de Augusto e a Villa Jovis são pontos imperdíveis para admirar vistas panorâmicas. Em Capri, a beleza natural se mistura com a sofisticação. É mais um desses destinos inesquecíveis.
Lá ficamos no Hotel La Palma. Situado no coração de Capri, é um refúgio cheio de charme e tradição. Inaugurado em 1822, ele é o hotel mais antigo da cidade! A decoração é toda no estilo caprese, com interiores luminosos, cores suaves e detalhes artesanais. Os quartos e suítes, alguns com varandas privadas, tem vista para as ruas pitorescas ou para o belíssimo mar azul-turquesa da Ilha.
Como passeio fomos visitar o Beach Club do hotel em uma praia privativa, onde almoçamos uma comida perfeita preparada de surpresa pelo chef da casa. Também demos várias bandas pelo comércio charmosíssimo, cheio de lojas de roupas locais, restaurantes, sorveterias e também comércio de luxo. Recentemente a Prada abriu uma boutique linda lá.
Fim de tarde em Capri no terraço do restaurante Joana do Hotel La Palma.
Cozinha mediterrânea do Hotel La Palma em Capri.
Além dos arredores do centro, andamos cerca de duas horas para conhecer a Villa Fersen. Ícone arquitetônico em Capri, do alto se vê uma falésia, o mar e a Marina Grande. É um dos lugares mais lindos de toda viagem, apesar da história pesada ( contada pela guia) do poeta e escritor francês Jacques d’Adelswärd-Fersen: forçado a deixar Paris na sequência de um escândalo envolvendo jovens estudantes do ensino secundário, o Barão Jacques d’Adelswärd-Fersen (1879-1923) decidiu estabelecer-se em Capri com o seu companheiro de 16 anos na época, Nino Cesarini (1889-1943).
Localizada a nordeste das ruínas de Villa Jovis, no topo de uma colina sob o Monte Tibério, a casa, antes era chamada La Gloriette e passou a ser conhecida também como Villa Lysis, em referência ao famoso diálogo de Platão sobre a amizade. Intrigante, triste, mas de uma beleza surreal a localização.
LEIA TAMBÉM: CONHEÇA OS DESTAQUES DA NOMAD CAPRI
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes