10 filmes sobre esporte para assistir em meio à Olimpíada 2024
Cinebiografias de atletas famosos e histórias que se passam dentro das quadras, disponíveis na Netflix e outras plataformas de streaming.
Com a Olimpíada 2024 acontecendo a todo vapor em Paris, ELLE reúne dez filmes, incluindo cinebiografias de atletas famosos e polêmicos, além de lançamentos baseados no mundo dos esportes, que estão disponíveis na Netflix, Prime Video, MAX e Apple TV+ para assistir entre uma partida e outra da seleção brasileira.
Eu, Tonya (Netflix)
Enquanto a patinadora Tonya Harding se preparava para participar dos Jogos Olímpicos de inverno de 1994, na Noruega, Nancy Kerrigan, sua companheira de treinos e rival, foi agredida por um homem desconhecido com um bastão e quase ficou incapacitada de competir. Na época, o ataque chamou a atenção do público e ganhou repercussão na mídia, que pouco tempo depois descobriu ter sido supostamente armado com a ajuda de Harding e seu ex-marido. Em 2017, o filme biográfico produzido e estrelado por Margot Robbie (Barbie), indicada ao Oscar de melhor atriz pelo papel, reconta o caso.
King Richard: criando campeãs (Prime Video)
O longa rendeu a Will Smith a estatueta de melhor ator no Oscar de 2022, por sua atuação como Richard Williams, pai e treinador das tenistas Serena e Venus Williams. Determinado a transformar as filhas em verdadeiras lendas do esporte, ele ficou conhecido por utilizar métodos pouco convencionais nos treinamentos.
Rivais (Prime Video)
Responsável por uma nova febre em volta do universo do tênis, o último filme dirigido por Luca Guadagnino (Me chame pelo seu nome) coloca Zendaya para viver um triângulo amoroso com os atores Mike Faist (Amor, sublime amor) e Josh O’Connor (The crown). Na trama, ela é uma ex-atleta e agora técnica do próprio marido, que precisa disputar um jogo contra seu antigo melhor amigo (e o ex-namorado dela).
Nyad (Netflix)
Com Jodie Foster e Annette Bening (ambas indicadas ao Oscar) nos papéis principais, o longa mostra a determinação que Diana Nyad, uma atleta aposentada, teve para se tornar a primeira pessoa a nadar de Cuba até a Flórida, um percurso perigoso de mais de 160 km de mar.
Um sonho possível (MAX)
A produção segue a trajetória de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro adotado por uma família rica, que ajuda a transformá-lo em um astro do futebol americano. Sandra Bullock, que no filme é Leigh Anne Tuohy, a mãe adotiva do jogador, ganhou seu primeiro Oscar pelo papel.
Garra de ferro (Apple TV+)
O filme reconta as glórias e tragédias que se abateram sobre os irmãos Von Erich, famosos no universo da luta livre no início da década de 1980. Jeremy Allen White (o chef Carmy da série The bear), Zac Efron, Harris Dickinson e Stanley Simons interpretam os quatro filhos.
AIR: a história por trás do logo (Prime Video)
Também baseado em fatos reais, o filme dirigido por Ben Affleck (que ainda atua na produção) se passa nos anos 1980 e mostra a saga enfrentada por Sonny Vaccaro (Matt Damon) para convencer a Nike a lançar uma linha de tênis com o jogador de basquete Michael Jordan – que na época ainda não havia se tornado um fenômeno da NBA. O elenco também inclui Viola Davis, capa do Volume 9 da ELLE Brasil.
Cassandro (Prime Video)
Gael García Bernal (Má educação) interpreta Saúl Armendáriz, um lutador amador gay mexicano que começou a competir na luta livre e se destacou por entrar no ringue vestido de drag queen.
Invencível (Netflix)
A vencedora do Oscar Angelina Jolie dirige e produz este drama sobre a vida real do corredor Louis Zamperini, que representou os Estados Unidos na Olimpíada de 1936, em Berlim, mas teve sua carreira interrompida quando foi convocado, virou prisioneiro e sobreviveu à Segunda Guerra Mundial.
Love lies bleeding (MAX)
Também ambientado nos anos 1980, o longa acompanha uma conturbada história de amor entre uma jovem tímida (Kristen Stewart), dona de uma academia, e uma fisiculturista (Katy O’Brian, que já praticou o esporte fora das telas). Conforme a trama avança, o romance se torna tóxico e as atitudes do casal ficam cada vez mais perigosas, principalmente depois que elas se envolvem com o crime organizado da cidade.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes