Assistimos à terceira temporada de “O urso”

Novos episódios da série abusam dos flashbacks e mergulham na obsessão de Carmy.


Jeremy Allen White como Carmy em cena de O Urso
Jeremy Allen White como Carmy Fotos: FX



A boa notícia sobre O urso, ou The bear, é que seu criador, Christopher Storer, provavelmente é o roteirista mais rápido de Hollywood. Enquanto a maioria está levando dois anos ou mais para lançar uma temporada, ele está na terceira em dois anos – os dez novos episódios da série estão no ar a partir desta quarta-feira (17.07) no Disney+. 

A má notícia é que a terceira temporada não tem a mesma força da primeira nem de obras-primas como os episódios Peixes, que relembra um caótico Natal em família, e Garfos, que foca em Richie (Ebon Moss-Bachrach), da segunda. Ou seja, ela não consegue nem ser aquela receita de família pouco refinada, mas impossível de resistir, nem um prato três estrelas no Michelin, ficando mais para um cozidão de ingredientes desconexos, meio sem tempero e morno.

LEIA MAIS: EM “MAXXXINE”, MIA GOTH PRECISA SOBREVIVER A HOLLYWOOD

A terceira temporada começa onde a segunda terminou (aviso: breve spoilers na sequência). Carmy (Jeremy Allen White) está lidando com as coisas que disse ao ficar trancado na geladeira de seu novo restaurante, The Bear, na noite de inauguração. Parte da equipe pediu demissão, o primo Richie não fala mais diretamente com o chef, e seu namoro com Claire (Molly Gordon) terminou. 

Mas os conflitos são diluídos em episódios que abusam dos flashbacks, começando pelo primeiro, com uma série de recortes das passagens de Carmy por restaurantes renomados. É incrível para quem curte os detalhes da gastronomia, mas pouco interessante para os demais.

O urso mergulha na obsessão do chef, deixando, porém, os outros personagens à deriva, especialmente Sydney (Ayo Edebiri), que merecia mais.

Vencedora de dez Emmys, a produção tem 23 indicações à premiação, que acontecerá em setembro, incluindo melhor série, ator (Allen White), atriz (Edebiri), ator coadjuvante (Lionel Boyce e Moss-Bachrach), melhor atriz coadjuvante (Liza Colón-Zayas), melhor ator convidado (Jon Bernthal, Bob Odenkirk e Will Poulter) e melhor atriz convidada (Olivia Colman e Jamie Lee Curtis), todos na categoria de comédia – lembrando que as indicações são pela segunda temporada.

A seguir, algumas curiosidades sobre os novos episódios (com spoilers!).

Bear E302 13 51 21.Still014

Ebon Moss-Bachrach (Richie), Ayo Edebiri (Sydney) e Jeremy Allen White (Carmy)

Um desfile de chefs de verdade…

A terceira temporada de O urso tem participações especiais de vários dos nomes mais renomados do mundo da gastronomia, em diversos episódios – um deles é praticamente uma reunião de cozinheiros. Daniel Boulud, do Daniel (Nova York), ensina Carmy a fazer vieiras. Thomas Keller, do The French Laundry (Yountville, Vale de Napa, Califórnia), explica como preparar um frango para ser assado. Também aparecem Grant Achatz, do Alinea (Chicago), René Redzepi, do Noma (Copenhague), Anna Posey, do Elske (também em Chicago), e Malcolm Livingston II (baseado em Los Angeles), que foi a inspiração para o personagem Marcus (Lionel Boyce).

…E de chefs da ficção

Além de Terry (Olivia Colman) e Luca (Will Poulter), personagens que apareceram na segunda temporada, há mais um chef ficcional nos novos episódios de O urso. Em uma cena com várias fotos na parede, está Adam Jones, o personagem que Bradley Cooper interpretou no filme Pegando fogo (2015), dirigido por John Wells.

LEIA MAIS: A TERCEIRA TEMPORADA DE “THE BEAR”, “A MULHER NO LAGO” E OUTRAS ESTREIAS DE JULHO NO STREAMING

Bear E302 .00 16 55 18.Still022

Ayo Edebiri (Sydney)

Um flashback assinado por Ayo Edebiri

A atriz de 28 anos, levada ao estrelato por sua interpretação de Sydney Adamu, pela qual levou o Emmy de atuação em série cômica, estreou na direção com o melhor episódio da terceira temporada de O urso. É, sim, um flashback em uma temporada que peca pelo excesso deles. Mas este faz sentido, mostrando o passado de Tina (Liza Colón-Zayas) e como ela chegou à lanchonete comandada por Mikey (Jon Bernthal), o irmão de Carmy, o que explica seu apego à maneira antiga de fazer as coisas. 

As mulheres em segundo plano

O urso é uma série cheia de bons personagens, interpretados por atores excelentes. Mas na terceira temporada, dominada pela obsessão de Carmy, as mulheres têm chances limitadas de brilhar. Uma é o episódio sobre Tina. Outro é aquele em que Nat (Abby Elliott), a irmã de Carmy e Mikey, finalmente vai para o hospital ter seu bebê. Para não dar spoilers demais, digamos que ela estabelece ali uma ligação inimaginável com outra mulher. Já Sydney fica escanteada, tentando encontrar mais uma vez seu caminho.

Bear E301 15 27 03.Still024

Ebon Moss-Bachrach (Richie)

Atores requisitados 

A série revelou atores como Ayo Edebiri e chamou a atenção para nomes como Jeremy Allen White e Ebon Moss-Bachrach. Eles estão em alta em Hollywood, com outros compromissos e por isso parte da quarta temporada foi gravada junto com a terceira. Ayo, que fez a voz original da Inveja em Divertidamente 2, rodou um longa com John Malkovich e outro com Jamie Lee Curtis e prepara-se para filmar com Luca Guadagnino, ao lado de Julia Roberts e Andrew Garfield. Ebon Moss-Bachrach vai ser o Coisa no novo Quarteto fantástico. Jeremy participou de “Garras de ferro”.

Roupas esgotadas

À primeira vista, os figurinos de O urso não têm nada demais. Mas tudo o que os personagens vestem vira um sucesso, para surpresa da figurinista Courtney Wheeler. A começar pelas bandanas de Sydney. A J.Crew lançou uma coleção com boné, camiseta, moletom e jaqueta estampada com o logotipo da empresa dos irmãos Fak, interpretados por Matty Matheson e Ricky Staffieri, que fazem a manutenção da lanchonete. Uma jaqueta de lã de patchwork da NN07 usada por Jeremy Allen White na primeira temporada esgotou três reposições em questão de minutos. Seu personagem Carmy também tinha uma coleção de jeans Levi’s Big E valiosa. A cobiça por suas camisetas brancas modelo 215 Loopwheeled, que custam US$ 85 (cerca de R$ 460), derrubou o site da marca alemã Schwanen. Na terceira temporada, dois itens se destacam: uma jaqueta verde oliva Barbour Ogston e uma jaqueta de algodão RRL, marca do grupo Ralph Lauren.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by ELLE Brasil (@ellebrasil)

LEIA MAIS: DOCUMENTÁRIO “HERCHCOVITCH;EXPOSTO” ESTREIA NA HBO MAX

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes