Jeremy Allen White passa da cozinha ao ringue em “Garra de ferro”

Conheça mais sobre o premiado ator de "O urso", que estreia filme sobre um clã de lutadores marcado pela tragédia, depois de quebrar a internet em campanha de underwear.


O ator em cena de "Garra de ferro"



Jeremy Allen White estrela Garra de ferro, uma tragédia familiar que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (7.3). No filme, dirigido por Sean Durkin e baseado em uma história real, ele interpreta Kerry Von Erich, que tem seu sonho de ir à Olimpíada de Moscou (1980), disputando a modalidade de lançamento de disco, cancelado depois de os Estados Unidos anunciarem seu boicote à competição. 

Kerry volta, então, para sua família, famosa no circuito de luta livre. Seu pai, Fritz (Holt McCallany, de Mindhunter), é ex-lutador e controla o clã com pulso de ferro, na busca por um título mundial. Ele tem três filhos além de Kerry: o mais velho, Kevin (Zac Efron), David (Harris Dickinson, de Triângulo da tristeza) e Michael (Stanley Simons). 

Os Von Erich foram lendários entre os fãs de luta livre, mas eram considerados amaldiçoados, porque várias tragédias se abateram sobre a família, começando pela morte de um dos filhos de Fritz e Doris (Maura Tierney, de E.R.), ainda criança.

LEIA MAIS: KATE WINSLET FALA À ELLE SOBRE “O REGIME”

Garra de ferro foca na jornada de redenção de Kevin. Mostra como a combinação de uma educação que defende que homem não chora somada à busca desenfreada pelo sucesso e pelo primeiro lugar é capaz de destruir uma família. 

“Ao saber da história dos Von Erich, percebi que havia um misticismo, quase algo de fantasia, porque a história é simplesmente inacreditável”, disse Jeremy em entrevista à imprensa internacional, com participação da ELLE. “Como tanta coisa poderia acontecer com essa mesma família?”, completou. Para saber o que exatamente, só assistindo. A seguir, saiba mais sobre Jeremy e o filme:

IC 45422

Jeremy Allen White (Kerry Von Erich) e Harris Dickinson (David Von Erich) em cena de Garra de ferro Foto: Divulgação

O treinamento pesado de Jeremy Allen White

Quem viu os anúncios da Calvin Klein com Jeremy sabe que o ator de 33 anos está em ótima forma física. Mas preparar-se para o papel em Garra de ferro exigiu bastante. “Não acho que meu corpo aceitou muito bem o desafio”, brincou. Foram quatro meses de treinamento, incluindo as coreografias dos combates com Chavo, um astro da luta livre.

Irmandade do elenco

Esse tempo também serviu para tornar Jeremy próximo de Zac Efron e Harris Dickinson principalmente – no filme, Michael, personagem de Stanley Simons, é um garoto franzino que sonha ser músico, o que não lhe exigiu tanto treino. “Trabalhar com Chavo e treinar com esses caras acabou sendo um atalho para a amizade e a camaradagem que precisávamos mostrar na tela”, disse Jeremy. E brincou: “Nós criamos laços pelas nossas inseguranças”.

El oso Segunda temporada Star 3

O ator ao lado de Ayo Edebiri (Sydney) em cena de O urso Foto: Divulgação

LEIA MAIS: “O URSO” SEGUE SOB PRESSÃO EM SUA SEGUNDA TEMPORADA

Garra de ferro x O urso

Todo o mundo conhece Jeremy por O urso (2022-), a série vencedora de oito Emmys por sua primeira temporada, incluindo melhor série cômica, melhor ator (Jeremy) e melhor atriz (Ayo Edebiri). Na trama, ele interpreta Carmen, um chef de restaurante premiado que retorna para casa para tocar a lanchonete da família, à beira da falência, depois da morte do irmão, Michael (Jon Bernthal, de The walking dead). E, para o ator, tanto a luta livre quanto o restaurante são bem parecidos em termos de estresse. “Acho ambos muito competitivos e causadores de ansiedade”, disse. “Mas, em termos de filmagem, fiquei menos ansioso no set de Garra de ferro do que em O urso.”

O ator antes de “O urso”

Nascido no Brooklyn nova-iorquino, Jeremy foi dançarino quando criança e decidiu estudar interpretação aos 13 anos. Seu primeiro papel foi em um episódio da série Conviction, em 2006. Ele também apareceu no filme Depois da escola (2008), dirigido por Antonio Campos, filho do jornalista brasileiro Lucas Mendes, e produzido por Sean Durkin, diretor de Garra de ferro. Mas se destacou na série Shameless (2011-2021), disponível na Max e no Prime Video. Na comédia dramática, ele é um dos protagonistas como um filhos de Frank Gallagher (William H. Macy), que está sempre bêbado ou drogado. Jeremy fez também uma participação em alguns episódios da série Homecoming (2018).

jeremy allen white

O ator em cena de Shameless Reprodução

Sim, chef!

Depois do sucesso da primeira temporada de O urso, em 2022, Jeremy passou a ser bastante requisitado. Além da campanha de underwear da Calvin Klein, lançou Na ponta dos dedos (2023), com Riz Ahmed e Jessie Buckley, disponível no Apple TV+, e Fremont (2023), exibido na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Estreou no ano passado a segunda temporada de O urso, em que Carmen abre um restaurante com Sydney, e está  gravando a terceira em Chicago, com estreia prevista para junho nos EUA. A curiosidade é como vai ser a vida de Carmen agora que seu restaurante dos sonhos está aberto. E se a série vai ter participações luxuosas como as da segunda temporada, que contou com Jamie Lee Curtis, Olivia Colman e Bob Odenkirk.

Vida pessoal

Jeremy casou-se com a atriz Addison Timlin (Californication) em 2019, com quem teve duas filhas. O ator sempre as menciona em seus discursos de agradecimento por prêmios. Em maio do ano passado, ela entrou com um pedido de divórcio. Desde novembro de 2023, Jeremy é visto na companhia da cantora espanhola Rosalía.

GettyImages 1455619926

Jeremy no palco do Globo de Ouro 2024, onde foi premiado como ator em série cômica por O urso Foto: Divulgação

LEIA MAIS: KATE WINSLET FALA À ELLE SOBRE “O REGIME”

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes